Banca de QUALIFICAÇÃO: ANANDA PENA FERREIRA

DATA: 06/08/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA

O impacto da pandemia da COVID-19 na saúde mental da comunidade universitária

Saúde Mental. Infecções por Coronavírus. Universidades. Adaptação Psicológica.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

O afastamento social causado pela pandemia da COVID 19 teve como uma das consequências o fechamento das universidades e a substituição das aulas presenciais por aulas online. Alguns estudos evidenciam que a pandemia está impactando positivamente no aumento dos sintomas de ansiedade, depressão e estresse dos estudantes universitários, entretanto, poucas pesquisas abrangem a comunidade universitária como um todo. O objetivo deste estudo é associar os índices de sintomas de depressão, ansiedade e estresse da comunidade universitária (discentes, docentes e técnicos administrativos) com os modos de enfrentamentos de problemas, níveis de engajamentos em mídias sociais e satisfação com a vida durante o período de afastamento social e suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia da COVID 19, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Trata-se de um estudo transversal, realizado por meio da aplicação de questionário online divulgado para o público alvo através de redes sociais institucionais e privadas. Foram incluídos no estudo estudantes matriculados em pelo menos uma disciplina, docentes ativos e técnicos administrativos ativos. O questionário foi composto por perguntas relacionadas à universidade; perguntas que analisam sintomas de depressão, ansiedade e stress (DASS 21); perguntas que avaliam modos de enfrentamento de problemas (EMEP); perguntas que avaliam índice de bem-estar subjetivo (SLWS) e perguntas que avaliam o nível de engajamento em mídias sociais (QEMS). Os dados serão analisados utilizando-se o pacote estatístico SPSS na versão 20.0. Espera-se como resultado, que esta pesquisa possa contribuir para a produção de evidências científicas através de uma perspectiva mais ampla, para além dos dados de prevalência das sintomatologias, mas na identificação da relação dos processos cognitivos e comportamentais com os níveis de sintomas emocionais que impactam na saúde mental da comunidade universitária.

Externo à Instituição - HERON LAIBER BONADIMAN - UFVJM (Suplente)
Interno - MIRIAM MONTEIRO DE CASTRO GRACIANO (Membro)
Externo ao Programa - RENATO FERREIRA DE SOUZA - DCH/FAELCH (Membro)
Presidente - VITOR LUIS TENORIO MATI (Membro)