Descrição das Linhas de Pesquisa

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS DA SAÚDE

 

Linha de Pesquisa: ALTERAÇÕES METABÓLICAS, INFLAMAÇÃO E ALIMENTOS FUNCIONAIS

A Linha de Pesquisa Alterações Metabólicas, Inflamação e Alimentos Funcionais tem como objetivo proporcionar ao discente conhecimento sobre os mecanismos celulares e moleculares envolvidos na patogênese da obesidade e suas comorbidades bem como a resposta do sistema imunológico na regulação e resolução da inflamação em diferentes processos fisiológicos e patológicos (i.e. gestação, obesidade, diabetes mellitus, hipertensão, síndrome metabólica, dislipidemias, entre outras). Também visa proporcionar conhecimento relativo aos efeitos biológicos locais e sistêmicos de alimentos e fármacos sobre o metabolismo e o processo inflamatório.

 

Linha de Pesquisa: EPIDEMIOLOGIA, EDUCAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROCESSOS EM SAÚDE

Esta linha tem como objetivos desenvolver pesquisas que considerem o conceito de risco, vulnerabilidade e determinantes sociais do processo saúde-doença-cuidado e suas aplicações para a atenção à saúde, assim como estudos de vigilância, prevenção e controle de doenças. Também é foco desta linha os delineamentos de ensaios de campo e clínicos, bem como os de avaliação de processos em saúde e de intervenções socioeducativas, gerando conhecimentos sobre práticas dos serviços e de educação em saúde.

 

Linha de Pesquisa: NEUROBIOLOGIA EXPERIMENTAL E COMPORTAMENTAL

Nesta linha de pesquisa são abordados estudos envolvendo o sistema nervoso central e periférico do ponto de vista celular, bioquímico, molecular, farmacológico e comportamental. Tais estudos visam analisar mecanismos de controle e modulações neuroendócrinas/autonômicas durante reações comportamentais como estresse, reprodução, ingestão alimentar, sepse, dentre outros, bem como funções cognitivas, considerando a população geral e grupos específicos.

 

 

Linha de Pesquisa: RELAÇÃO PARASITO-HOSPEDEIRO E CONTROLE DE VETORES

A linha de pesquisa Relação Parasito-Hospedeiro e Controle de Vetores tem como foco de formação as características biológicas e morfológicas de endo e ectoparasitos de seres humanos, incluindo algumas de interesse zoonótico. Os discentes estudam as respostas imunológicas e os processos patológicos oriundos das interações dos parasitos com seus hospedeiros intermediários e definitivos. Também são abordados na formação e nos projetos de pesquisas a transmissão de agentes patogênicos e métodos de controle dos principais vetores de doenças endêmicas.

 

 

 

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 06/05/2024 18:16