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Banca de DEFESA: LARISSA ELLEN SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA ELLEN SILVA
DATA: 27/08/2021
HORA: 13:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

INTERVENÇÃO EDUCATIVA DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO AMBIENTE ESCOLAR EM DIFERENTES TEMPOS: UM ESTUDO RANDOMIZADO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação. Suporte Básico de Vida. Parada Cardiorrespiratória Pediátrica. Ressuscitação Cardiopulmonar


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

A Parada Cardiorrespiratória é um problema importante de Saúde Pública. Embora sua incidência seja considerada rara em vítimas pediátricas, a sobrevida é baixa e frequentemente associada com desfechos desfavoráveis em situações que não recebem intervenções imediatas, que podem ser realizadas por leigos. Objetivou-se avaliar os efeitos da intervenção educativa sobre os conhecimentos de Suporte Básico de Vida Pediátrico (SBVP) de professores em diferentes tempos. Trata-se de um estudo longitudinal do tipo antes e depois para avaliar a intervenção educativa direcionada à professores da rede pública municipal, de ensino fundamental I de Lavras, Minas Gerais. Os dados foram coletados por meio de questionários de autopreenchimento em março e outubro de 2019. O estudo foi composto por duas fases de execução. Na primeira fase, 250 professores responderam um questionário sociodemográfico no baseline. Além disso, foram coletadas informações a respeito de atitudes, barreiras e perfil dos participantes em relação à capacitação anterior sobre SBVP. Em seguida, por meio de um questionário pré-teste, foi aplicada uma avaliação técnica do conhecimento prévio. Então, foi realizada a intervenção educativa por meio de treinamento inicial, teórico e prático sobre SBVP. Logo após o treinamento, foi avaliado o conhecimento adquirido com a aplicação do pós-teste. A segunda fase foi conduzida após 6 meses aplicando-se a técnica de randomização simples, formando um subgrupo de 45 professores. O conhecimento retido sobre SBVP foi avaliado na forma de pré-teste. Em seguida, foi realizado o treinamento reforço e conduzida nova avaliação do conhecimento por meio do pós-teste. Foi realizada análise descritiva para caracterização da amostra. Para o estudo sobre conhecimento foi aplicada a Teoria de Resposta ao Item de dois parâmetros, seguida pela análise de Regressão Múltipla Ponderada. Por fim, foi aplicado o teste Tukey para análise do efeito das interações entre os testes nos diferentes tempos, adotando-se 5% de nível de significância. Os professores apresentaram conhecimento prévio em SBVP significativamente inferior em comparação aos demais testes aplicados após intervenção educativa. Houve aumento significativo da estimativa média de acerto das questões avaliadas imediatamente após o treinamento inicial, revelando aquisição de conhecimento. Não houve perda significativa de conhecimento em PBLS pelos professores, indicando retenção acima de 90% mesmo após 6 meses do treinamento inicial. O treinamento reforço colaborou significativamente com nova aquisição de conhecimento, demonstrando o efeito complementar da Intervenção Educativa sobre SBVP. O método de intervenção educativa em SBVP adotado no presente estudo se revelou capaz de promover a aquisição e a retenção parcial do conhecimento ao professor.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADELINO MOREIRA DE CARVALHO - UNIFAL (Membro)
Externo à Instituição - HELENA ALVES SOARES CHINI - IFSM (Suplente)
Interno - STELA MARCIA PEREIRA DOURADO (Membro)
Interno - VITOR LUIS TENORIO MATI (Suplente)
Presidente - MIRIAM MONTEIRO DE CASTRO GRACIANO (Membro)
Notícia cadastrada em: 16/08/2021 16:56
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