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Banca de DEFESA: MAEVE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAEVE FREITAS
DATA: 22/10/2021
HORA: 13:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Educação Médica em Telemedicina durante a pandemia da Covid-19


PALAVRAS-CHAVES:

Monitoramento remoto. Telemedicina. Serviços de e-saúde. Saúde digital. Serviços de telessaúde.


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
RESUMO:

Pretende-se, neste trabalho, demonstrar a eficácia do programa educacional de graduação médica, Mais Saúde em Casa, em proporcionar uma educação dequalidade no âmbito de telemedicina e do atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19. Parte-se da premissa da importância da telemedicina nocenário de saúde atual e de seu crescimento exponencial nas últimas décadas. Essa ferramenta se tornou extremamente útil para o combate à pandemia daCovid-19, uma doença viral com alta transmissibilidade pessoa a pessoa, que exige medidas de distanciamento social e aumenta as demandas de cuidadosem saúde. A telemedicina possibilita alcançar populações desfavorecidas socioeconômica e regionalmente, reduzir os custos com infraestrutura edeslocamento, bem como reduzir a circulação de pessoas. Além disso, essa situação inédita e urgente também é responsável por um grande impacto naeducação médica, levando a suspensão de encontros presenciais e reformulações nas estruturas curriculares. Novas metodologias de ensino queproporcionem atividades práticas e seguras são necessárias. Profissionais e estudantes de saúde estão se mobilizando para agirem diante deste problema, oque fez deste contratempo um momento oportuno para a atuação em telemedicina por alunos de graduação em medicina supervisionados por docentes.Diante desse contexto, um grupo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu início a um programa de enfrentamento a Covid-19, o programa MaisSaúde em Casa, desenvolvendo uma plataforma para atendimentos, realizados por alunos, a pacientes com síndrome gripal. Esse programa visou o ensinomédico em competências de telessaúde e cuidados aos pacientes com síndrome gripal. O objetivo desta pesquisa écertificar que tais competências foramadquiridas. Para tal, valeu-se do método de avaliação de grupo único, seguindo a nova metodologia de Kirkpatrick. Foram avaliados reação, aprendizagem eresultados obtidos com o programa, níveis 1, 2 e 4 de Kirkpatrick, respectivamente, baseado em informações
coletadas por meio de questionário aplicadoaos alunos participantes do projeto e análise de dados dos atendimentos realizados durante a execução do programa. Dos cinquenta e seis alunos queparticiparam do programa, cinquenta (89%) responderam ao questionário. Os resultados mostraram pontuações médias altas em
relação ao grau desatisfação dos alunos sobre o programa e ao grau de confiança e comprometimento em utilizar a telemedicina no futuro. Assim como, resultadossignificativamente maiores de pós-teste sobre
a aquisição de conhecimento e habilidades em telemedicina e cuidados de pacientes com Covid-19. Além de mudanças no contexto de saúde local, ao atender pacientes reais e direcioná-los da forma mais segura a serviços presenciais, quando necessário. Avalia-seque o programa foi capaz de proporcionar uma experiência educacional robusta e eficaz aos estudantes. Espera-se que a pesquisa possa promover subsídiospara demonstrar o impacto de programas educativos dentro de contextos de saúde específicos, como em epidemias de doenças de alta transmissibilidade,bem como eficácia quanto à aquisição de competências necessárias a alunos de graduação na área de telemedicina. Ele será útil para outras situações, comopor exemplo, o atendimento de populações vulneráveis socioeconomicamente ou de regiões com baixa disponibilidade de atendimentos em especialidadesmédicas, por meio da oportuna oferta de programas de teleatendimento.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - VITOR LUIS TENORIO MATI (Suplente)
Presidente - MIRIAM MONTEIRO DE CASTRO GRACIANO (Membro)
Externo ao Programa - MARLUCE RODRIGUES PEREIRA - DAC/ICET (Membro)
Externo ao Programa - JACQUELINE MAGALHAES ALVES - DED/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - HELENA ALVES SOARES CHINI - IFSM (Membro)
Externo à Instituição - EVELISE ALINE SOARES - UNIFAL (Suplente)
Notícia cadastrada em: 18/10/2021 11:51
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