Banca de DEFESA: ANANDA PENA FERREIRA

DISCENTE: ANANDA PENA FERREIRA
DATA: 08/03/2022
LOCAL: Videoconferência

OS EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DE UMA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA

Saúde Mental. Infecções por Coronavírus. Universidades. Adaptação Psicológica. Ansiedade.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

O distanciamento social, causado pela pandemia da COVID-19, teve como uma das consequências o fechamento das universidades e a substituição das aulas presenciais por aulas on-line. Os objetivos deste estudo foram levantar os sintomas de depressão, ansiedade e estresse e caracterizar os modos de enfrentamento de problemas, os níveis de engajamentos em mídias sociais e o índice de satisfação com a vida da comunidade universitária (discentes, docentes e técnicos administrativos) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) durante o período de suspensão das aulas presenciais. Trata-se de um estudo transversal, realizado por meio da aplicação de questionário on-line divulgado para o público alvo pelas redes sociais institucionais e privadas. O questionário foi composto de perguntas relacionadas à universidade; perguntas que analisam sintomas de depressão, ansiedade e stress (DASS 21); perguntas que avaliam modos de enfrentamento de problemas (EMEP); perguntas que avaliam índice de bem-estar subjetivo (SLWS) e perguntas que avaliam o nível de engajamento em mídias sociais (QEMS). A amostra constituiu-se de 587 participantes entre 18 e 70 anos. Entre os resultados, técnicos administrativos e docentes mostraram ter sido menos impactados na saúde mental quando comparados com os discentes. Os discentes da área de Ciências da Saúde apresentaram os menores índices de ansiedade, depressão e estresse quando comparados com as demais áreas de atuações. Correlações entre as estratégias de enfrentamento com foco no problema, na emoção e no apoio social com os sintomas apresentados também foram encontradas. Este estudo contribui para a compreensão das repercussões do cenário pandêmico na saúde mental dos estudantes, professores e técnicos administrativos de uma comunidade universitária.

Externo à Instituição - DOUGLAS CAMPIDELI FONSECA - UNILAVRAS (Suplente)
Externo à Instituição - HERON LAIBER BONADIMAN - UFVJM (Membro)
Interno - MIRIAM MONTEIRO DE CASTRO GRACIANO (Membro)
Externo ao Programa - MONIQUE GOMES SALLES TIBURCIO COSTA - DME/FCS (Suplente)