Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARA GAVIAO PRADO

DISCENTE: CLARA GAVIAO PRADO
DATA: 18/07/2022
LOCAL: Sala virtual - videoconferência

USO DE MEDICAMENTOS ENTRE GESTANTES DE ALTO RISCO E DESFECHOS PERINATAIS: COORTE RETROSPECTIVA

gestação de alto risco, uso de medicamentos, assistência perinatal, promoção da saúde

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia

A atenção de qualidade no pré-natal e puerpério com a premissa de favorecer o nascimento saudável e o menor impacto negativo possível para a saúde materna e fetal é um desafio para os gestores e profissionais da saúde. Dentre os aspectos de relevância durante a gestação está o consumo de medicamentos. A literatura nacional e internacional tem demonstrado que a maioria das mulheres consome ao menos um medicamento ao longo da gravidez e que o consumo de fármacos neste grupo tem aumentado. O consumo indiscriminado de medicamentos está entre os fatores de risco para a morbimortalidade materna, bem como para desfechos perinatais adversos. Este estudo tem como objetivo analisar o perfil de utilização de medicamentos por gestantes de alto risco atendidas em um Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE) e avaliar possíveis associações com desfechos perinatais adversos. Trata-se de um estudo de coorte retrospectiva realizado com gestantes atendidas em um CEAE, por meio da análise de prontuários médicos de atendimentos dos setores de Gestação de Alto Risco e Pediatria do referido Centro, finalizados entre os anos de 2015 e 2021. Serão ainda avaliados os prontuários dos neonatos que também tenham sido referenciados para atendimento neste serviço de saúde no mesmo período. No que se refere aos dados das gestantes, foram recuperados 317 prontuários e avaliados, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 195 prontuários correspondentes a 206 gestações foram avaliados. A idade média entre as gestantes foi de 27,8 anos. A prevalência de doenças de base entre as gestantes de alto risco foi de 36,5%, sendo as mais frequentes hipertensão arterial sistêmica (44%), diabetes mellitus (13%) e transtornos psiquiátricos (13%). No que se refere à paridade, 74,4% eram multigestas. Com relação ao uso de medicamentos, 95,7% utilizaram ao menos um medicamento ao longo da gestação e 7,1% utilizaram 6 ou mais fármacos. A principal classe de medicamentos identificada foi a de antianêmicos (B03), com 45,9% de prescrições, seguida pela classe de antibacterianos de uso sistêmico (J01), com 8,3%, e agentes antiadrenérgicos de ação central (C02A), com 7,6%. Posteriormente serão coletadas as seguintes variáveis dos prontuários pediátricos: sexo, data de nascimento, idade gestacional, índice de Apgar ao quinto minuto, peso e altura ao nascimento e presença de malformações congênitas. Dados quantitativos serão posteriormente analisados por testes de hipóteses para cada tipo de variável. Serão construídos modelos de regressão logística, de modo a avaliar a influência das diferentes quantidades e tipos de medicamentos utilizados nos desfechos neonatais e ajustar o efeito das variáveis de confusão. Os intervalos de confiança (IC) serão de 95% e serão considerados significativos valores p < 0,05. Espera-se, com este estudo, que informações relevantes sejam levantadas e possam ser utilizadas posteriormente para o planejamento e garantia do acesso aos medicamentos essenciais e o uso racional e seguro de medicamentos durante a gestação, especialmente entre as gestantes nas quais o risco for previamente identificado.

Presidente - MIRIAM MONTEIRO DE CASTRO GRACIANO (Membro)
Interno - VITOR LUIS TENORIO MATI (Suplente)
Interno - CAMILA SOUZA DE OLIVEIRA GUIMARAES (Membro)
Externo à Instituição - SINÉZIO INÁCIO DA SILVA JÚNIOR - UNIFAL (Suplente)