Banca de DEFESA: GRAZIELA HERMINIA ANDRADE MENDONÇA

DISCENTE: GRAZIELA HERMINIA ANDRADE MENDONÇA
DATA: 19/12/2022
LOCAL: On-line (Google Meet)

AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE DÉRMICA DO ACETILCARVACROL EM RATOS WISTAR POR
MEIO DE ANÁLISES HEMATOLÓGICAS, BIOQUÍMICAS E HISTOLÓGICAS.

Acaricida. Acetilação. Carvacrol. Morfologia. Toxicologia.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Os carrapatos são ectoparasitos de grande importância médico-veterinária, principalmente devido ao fato de transmitirem uma variedade de microrganismos patogênicos. Atualmente, o controle destes parasitos é realizado, em sua maior parte, pela aplicação de acaricidas sintéticos. No entanto, o uso prolongado e indiscriminado dessas substâncias tem resultado na seleção de cepas de carrapatos resistentes. Por esta razão, nos últimos anos, investigações sobre produtos de origem vegetal com atividade carrapaticida, como os óleos essenciais e seus princípios ativos, têm se intensificado. O carvacrol, um monoterpeno fenólico encontrado em óleos essenciais de plantas da família Lamiaceae, apresenta reconhecidos efeitos inseticidas, acaricidas e repelentes. Sua acetilação pode ser realizada na tentativa de se obter um composto derivado com melhor perfil farmacológico e menor toxicidade aos organismos não-alvo. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a toxicidade dérmica com doses repetidas do acetilcarvacrol em ratos Wistar fêmeas a fim de se investigar os potenciais riscos da sua utilização em mamíferos. Foram utilizados 20 ratos divididos em quatro grupos (n=5). Para isto, 2,5 mL do produto foram aplicados diariamente pela via cutânea, em área dorsal previamente tricotomizada, em diferentes concentrações (26, 52 e 104μL/mL) durante 21 dias. O grupo controle foi tratado apenas com o veículo (DMSO a 5%). Ao final do período de tratamento, os animais foram anestesiados e eutanasiados por punção cardíaca e, em seguida, dissecados para a coleta de amostras de fígado da e porção da pele onde a substância foi aplicada. As ratas desenvolveram dermatite irritante de contato cumulativa no local de aplicação do produto e alterações microscópicas significativas nessa região da pele. Também foi detectada elevação dos níveis séricos de ureia e da transaminase hepática ALT. As alterações histológicas observadas no fígado dos animais corroboram com a elevação dos níveis séricos da enzima ALT que indica danos hepáticos leves e potencialmente reversíveis. Os resultados sinalizam que a aplicação dérmica do acetilcarvacrol nas condições experimentis aqui descritas provocaram sinais de toxicidade local e sistêmica.

Interno - CAMILA SOUZA DE OLIVEIRA GUIMARAES (Membro)
Externo à Instituição - JOSÉ RIBAMAR LIMA DE SOUZA - UFAC (Suplente)
Externo à Instituição - PATRÍCIA ROSA DE OLIVEIRA - UFBA (Membro)
Presidente - RAFAEL NEODINI REMEDIO (Membro)