Notícias

Banca de DEFESA: LUCIANA APARECIDA SILVA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANA APARECIDA SILVA COSTA
DATA: 19/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

SÉRIE TEMPORAL DE INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA, EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS, NO PERÍODO DE 2012 A 2022.


PALAVRAS-CHAVES:

Hospitalização; Assistência à saúde; Atenção básica à saúde.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Epidemiologia
RESUMO:

As internações por condições sensíveis à Atenção Primária (ICSAP) constituem-se de um grupo de doenças que, mediante ao cuidado efetivo na Atenção Primária à Saúde (APS), reduz o risco das hospitalizações. Entende-se que se tais condições fossem detectadas precocemente e tratadas adequadamente, diminuiriam a gravidade dos quadros clínicos e, por consequência, os custos em saúde. Pretendeu-se neste estudo de série temporal caracterizar e analisar as ICSAP, bem como seu comportamento e possíveis intervenções no tempo, em um município do sul de Minas Gerais, no período de 2012 a 2022. Os dados foram extraídos do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) e do Sistema de Regulação de Internações (SUS Fácil). Foram coletadas variáveis relacionadas às condições sociodemográficas, clínicas e os desfechos em saúde. Foram notificadas 10.344 internações gerais, sendo 3.682 (35,59%) caracterizadas como ICSAP, a maior parte, 1.966 (53,39%), era do sexo feminino e 2.219 (60,27%) e de idosos acima de 60 anos. Verificou-se um predomínio das hospitalizações em leitos de clínica médica 3.203 (86,99%), seguidos dos pediátricos 425 (11,54%) e obstétricos 54 (1,47%). O tempo médio de permanência em hospitalização foi de 3,62 dias. Observou-se tendência linear com inclinação negativa para o número de internações gerais, no período estudado. Com relação às ICSAP houve dependência temporal de dois meses, já para o número de óbitos por ICSAP não identificou-se dependência temporal, mas uma pequena inclinação negativa (-0,009). A redução do número de internações gerais e ICSAP pode estar relacionada à efetividade do cuidado na Atenção Básica, uma vez que houve um aumento no número de equipes de Saúde da Família (eSF) e no número de atendimentos e procedimentos neste nível de atenção, observado no período. Entende-se que se tal nível for resolutivo poderá proteger os indivíduos de eventos adversos. Conclui-se que o número de ICSAP ainda é expressivo, demonstrando que ainda existem lacunas neste nível de atenção. Quanto à temporalidade, estas internações possuem tendência de queda, determinada pela inclinação negativa no tempo, sem, portanto, refletir em um impacto da COVID-19.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DENISMAR ALVES NOGUEIRA - UNIFAL (Suplente)
Externo à Instituição - MARCELO FERREIRA VIANA - UNILAVRAS (Membro)
Interno - MIRIAM MONTEIRO DE CASTRO GRACIANO (Membro)
Interno - VITOR LUIS TENORIO MATI (Suplente)
Presidente - STELA MARCIA PEREIRA DOURADO (Membro)
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 09:37
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 19/05/2024 02:21