Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA CARVALHO SANT ANA

DISCENTE: MARCIA CARVALHO SANT ANA
DATA: 03/08/2023
LOCAL: meet.google.com/tra-mjop-ibc

Análise epidemiológica da Saúde Mental de professores universitários no cenário pós-pandemia de Coronavírus em uma cidade do interior de Minas Gerais

COVID-19; ensino; saúde mental; SRQ-20; Covid-19; professores universitários.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

A pandemia de COVID-19 trouxe diversas mudanças nas instituições de ensino de todo o mundo. Muitas perguntas surgiram após as mudanças, uma delas é se elas poderiam acarretar algum impacto na saúde mental dos professores. Este estudo tem como objetivo determinar a prevalência de transtornos mentais em professores de ensino superior, da rede pública e privada, em diferentes cursos após início da pandemia de COVID-19 na cidade de Lavras, Minas Gerais, Brasil. Estudo transversal, com coleta de dados por meio da aplicação de formulário e questionários autoaplicáveis, enviados por e-mail das instituições filiadas ao estudo. Análise de variáveis, como mudanças na metodologia para ensino a distância, idade, gênero, tempo de profissão, curso e questionário autoaplicável de rastreio de transtornos mentais comuns (SRQ-20). Existem poucos estudos sobre este assunto neste grupo de profissionais, a importância de estudar o processo de adoecimento mental relacionado ao trabalho é de extrema importância para desenvolver estratégias de intervenção que reduzam a incidência e prevalência de transtornos mentais por meio de ações sobre possíveis fatores de risco e proteção, melhorando a qualidade de vida dos docentes.

Interno - VITOR LUIS TENORIO MATI (Membro)
Externo ao Programa - TULIO DA SILVA JUNQUEIRA - DME/FCS (Suplente)
Externo ao Programa - RENATO FERREIRA DE SOUZA - DCH/FAELCH (Membro)
Presidente - MIRIAM MONTEIRO DE CASTRO GRACIANO (Membro)