Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELUCAS DE SOUZA

DISCENTE: ADELUCAS DE SOUZA
DATA: 23/02/2024
LOCAL: Virtual

EFEITO DE DISTRATORES, PARÂMETROS MASTIGATÓRIOS E ESTRESSE SOBRE A INGESTÃO ALIMENTAR DE ESCOLARES ENTRE 10-12 ANOS DE IDADE

Criança, Comportamento infantil, Comportamento alimentar, Smartphone, Fenômenos Fisiológicos Orais e do Sistema Digestório

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Na vida moderna, a utilização de dispositivos eletrônicos móveis, tais como os smartphones, tem permitido o rápido acesso a redes sociais, envio de arquivos, bem como acesso a e-mails, vídeos e filmes para entretenimento. Porém, o uso dessa tecnologia durante as refeições tem gerado preocupação. Pesquisas recentes evidenciam influência da distração no aumento da ingestão calórica, favorecendo o risco de obesidade. Estudos avaliando a influência do uso de smartphones na ingestão alimentar de crianças e adolescentes ainda são escassos e as consequências à saúde portanto, incertas. O objetivo deste projeto foi avaliar a influência da distração, promovida pelo uso de smartphones e leitura, durante a ingestão alimentar de escolares entre 10 e 12 anos de idade. Crianças (n=119) de escolas públicas e privadas, pareadas por sexo e idade foram recrutadas para quatro sessões de refeições experimentais, com intervalo de pelo menos sete dias entre sessões consecutivas. Na primeira sessão, parâmetros individuais tais como: sexo, idade, índice de massa corporal (IMC), performance mastigatória e limiar de deglutição foram avaliados. Nas três sessões seguintes, foram realizadas refeições padronizadas de lanche da tarde sem distração, com uso de smartphone ou lendo gibis respectivamente. Em cada sessão foi aplicado o Child Three-Factor Eating Questionnaire (CTFEQr-21) para avaliar o comportamento alimentar relacionado a restrição, desinibição e fome. Ao final de cada sessão, foi mensurada a ingestão calórica total (em quilocalorias). A ordem das sessões foi aleatória entre os indivíduos. Na última sessão, os voluntários responderam a Escala de Estresse Infantil (ESI) referente ao mês pregresso. Um modelo linear geral misto de três vias (Three-way ANOVA) foi utilizado para testar o efeito da distração (sem distração, smartphones ou leitura) e da escola (pública ou privada) e IMC (peso-normal e sobrepeso-obesa); bem como a interação entre esses fatores na variação da ingestão calórica total. Modelos hierárquicos de regressão linear múltipla também foram aplicados para estimar a influência de fatores de confusão (estresse, comportamento alimentar, ensino público ou privado, sexo, idade, parâmetros mastigatórios e IMC) na ingestão calórica total. Observou-se que o consumo calórico em todas as refeições experimentais foi maior para o sexo masculino e para os estudantes provenientes de escolas públicas. O número de dentes foi superior nas meninas e nas crianças que frequentavam escolas privadas (p<0,05). A performance, o número de ciclos e o tempo mastigatório até a urgência em deglutir, não apresentaram diferenças entre os sexos e entre os tipos de escolas. Considerando os escores do Inventário de Sintomas de Estresse Infantil, houve uma interação entre sexo e tipo de escola nos domínios de Reações Psicológicas, Reações Psicológicas com Componentes Depressivos, Número de Círculos Completos e Geral. Em suma, as meninas de escolas privadas apresentaram escores mais altos em comparação com os demais. No Questionário de Três Fatores de Comportamento Alimentar houve influência do tipo de escola nos domínios “Ingestão Descontrolado” e influência do tipo de escola e do sexo no domínio “Comer Emocional”. Em relação à quantidade de energia consumida (kcal), a “ingestão descontrolada”, o sexo masculino e o fato de frequentar uma escola pública influenciaram positivamente a quantidade de calorias ingeridas sem distratores. No contexto de refeições envolvendo distratores (uso de smartphone e leitura de quadrinhos), apenas as variáveis sexo masculino e pertencer a escola pública influenciaram significativamente a quantidade de calorias ingeridas. Conclui-se que a presença de distratores não influenciou a ingestão calórica de crianças entre 10-12 anos de idade, sendo os principais fatores de interferência o sexo masculino e o fato de estudar em escola pública.

Presidente - LUCIANO JOSE PEREIRA (Membro)
Interno - ERIC FRANCELINO ANDRADE - UFLA (Membro)
Externo à Instituição - DEBORA SOUTO SOUZA - UFU (Membro)
Interno - BRUNO DEL BIANCO BORGES (Suplente)