Banca de DEFESA: PHILIPPE AUGUSTO CARVALHO CAMPOS

DATA: 17/06/2021
LOCAL: Google Meet

O Projeto de Crítica da Cultura de Slavoj Zizek

Ideologia; Slavoj Zizek; Crítica da Ideologia.

ÁREA: Filosofia

O tema da crítica da ideologia tem sua gênese em Marx e Engels. Num segundo momento da matéria, encontramos a Escola de Frankfurt. Vê-se atualmente o ressurgimento do assunto na obra do filósofo esloveno Slavoj Zizek. A partir do diagnóstico de Peter Sloterdijk de que viveríamos numa época pós-ideológica, Zizek pretende recuperar a crítica da ideologia lançando mão da psicanálise lacaniana e de uma releitura de Hegel para, assim, voltar ao tema marxista. Nesse trabalho traçamos as linhas gerais de como o autor constrói seu projeto, tendo por base aspectos da Escola de Frankfurt, a concepção de ideologia de Althusser, o conceito de abstração real de Sohn-Rethel e o teatro ideológico dos totalitarismos do século XX. A partir daí, nos voltamos ao modo como Zizek elabora o conceito de ideologia desde a construção de seu objeto e do conceito de fantasia, ambos derivados da psicanálise lacaniana. Feito isso, passamos propriamente ao conceito de crítica da ideologia, para tanto, nos debruçamos sobre o modo como o autor concebe o sujeito, derivado de Hegel e, também, da psicanálise lacaniana.

Interno - LEA CARNEIRO SILVEIRA (Membro)
Interno - JOAO GERALDO MARTINS DA CUNHA (Suplente)
Externo à Instituição - GABRIELL TUPINAMBÁ - UFRJ (Membro)
Externo à Instituição - BRUNO ALMEIDA GUIMARÃES - UFOP (Membro)