Notícias

Processo seletivo 2023/1 - Programa de Pós-Graduação em Filosofia PPGFil (Mestrado) - UFLA

Processo seletivo 2023/1 - Programa de Pós-Graduação em Filosofia PPGFil (Mestrado) - UFLA

 

Está aberto o processo seletivo 2023/1 do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PPGFil (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal de Lavras - UFLA, conforme o Edital PRPG 091/2022.

 

O PPGFil da UFLA começou suas atividades em 2019, com a oferta do curso de Mestrado. O objetivo do programa é formar mestres em filosofia capacitados tanto para o ensino quanto para a pesquisa em nível avançado, seja na história da filosofia, seja em seus problemas contemporâneos; assim como contribuir, por meio de suas pesquisas, para o aperfeiçoamento do debate filosófico nacional. 

 

O programa está dividido em duas linhas de pesquisa.

A linha de pesquisa “História da Filosofia” tem por objetivo a exegese rigorosa de autores clássicos, a reconstituição da história do debate filosófico e a análise dos reflexos e repercussões das teorias filosóficas clássicas no debate filosófico posterior. Esta linha é composta por quatro projetos de pesquisa: “Teorias da Alma”; “Filosofia Árabe e Filosofia Cristã na formação do pensamento medieval”; “Kant e o idealismo alemão” e “Os contratualismos e suas críticas”.

Já a linha de pesquisa “Temas de Filosofia Contemporânea” almeja a reflexão filosófica sobre temas atuais, a exegese rigorosa das teorias de filósofos contemporâneos e a reconstituição do debate filosófico hodierno – tanto interno ao próprio campo filosófico, quanto na interface com diversas outras áreas do conhecimento: psicanálise e psicologia; sociologia; economia; história; literatura; artes visuais; teatro e cinema. Esta linha é composta por três projetos de pesquisa: “Teoria crítica e psicanálise”; “Filosofia e não-filosofia no pensamento francês contemporâneo”; “Subjetividade e representação na Filosofia Contemporânea”.

 

Para a turma de 2023/1, serão abertas 20 vagas: 12 vagas para a linha de pesquisa de História da Filosofia; 8 vagas para linha de pesquisa de Temas de Filosofia Contemporânea. 

O número de vagas pode aumentar, conforme as exigências do programa.

 

Formação exigida: graduados em Filosofia ou áreas afins (humanidades, artes, ciências sociais, letras, direito, administração, administração pública, pedagogia, psicologia).

 

O edital e as normativas referentes ao processo seletivo podem ser acessados no seguinte link: https://sigaa.ufla.br/sigaa/public/programa/processo_seletivo.jsf?lc=pt_BR&id=2599

 

As inscrições serão realizadas de 06/09/2022 16/10/2022.

 

Maiores informações sobre o PPGFil da UFLA (docentes credenciados, estrutura curricular, etc.) podem ser encontradas acessando a página do programa: https://sigaa.ufla.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=2599

 

Na mesma página é possível realizar a inscrição no processo seletivo 2023/1, ao clicar em Processos seletivos -› Edital PRPG Nº 091/2022 do Programa de Pós-Graduação em Filosofia: Visualizar processo seletivo -› Realizar inscrição.

 

Qualquer dúvida, pode ser contatado o setor de Pós-Graduação da Faculdade, no endereço e-mail: posgrad.faelch@ufla.br

Notícia cadastrada em: 05/09/2022 16:30
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 26/04/2024 12:36