AVALIAÇÃO DE CARACTERES AGRONÔMICOS E BROMATOLÓGICOS EM HÍBRIDOS DE MILHO PARA SILAGEM SUBMETIDOS A DIFERENTES DENSIDADES POPULACIONAIS
altura de plantas, fisiolgia do Milho, NIRS, população de plantas, silagem,
A cultura do milho vem sendo utilizada amplamente, à muitos anos, para a produção de silagem pelos produtores de leite e de carne do mundo inteiro, principalmente devido ao fato de apresentarem elevado potencial de produção de matéria seca (MS) e alto valor energético, pela presença de amido (BASTOS, 2019).O milho apresenta intervalo de matéria seca ideal para ensilagem em torno de 28 a 37% (NUSSIO, 1991).A análise de Nutrientes Digestíveis Totais (NDT) é um dos modos mais empregados naexpressão de energia. As silagens de milho produzidas no Brasil possuem valores médios de NDT de 65 a 69% e nos últimos anos tem apresentado valores cada vez maiores de NDT e menores de FDN e FDA, provavelmente devido à utilização de novos cultivares de milho, escolha correta do ponto de colheita e o avanço nas técnicas de ensilagem, conservação e desabastecimento do silo (FARIA et al.,2021). A escolha do híbrido é um dos fatores mais importantes para a definição da produtividade da silagem.
Os mesmos híbridos posicionados para grãos são destinados à produção de silagem, embora não apresentem as características almejadas. Esta generalização das recomendações dos híbridos tende a limitar aspectos quantitativos e qualitativos das silagens, afetando consequentemente a resposta animal (GABRIEL, 2015). Assim é necessário estudar as diferentes técnicas de manejo para os diversos híbridos disponíveis no mercado.
Dentre as técnicas de manejo cultural, a densidade do plantio é um dos parâmetros mais importantes. O objetivo da condução deste projeto é avaliar o efeito do stand sobre parâmetros agronômicos e índices bromatológicos específicos de híbridos de milho.