Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIMUNDA QUEIROZ DE MELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIMUNDA QUEIROZ DE MELLO
DATA: 20/04/2023
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/ujh-wjho-kox
TÍTULO:

Mapeamento de propriedades rurais que indicam déficit hídrico físico para a produção animal na Sub-Bacia do Córrego Fundo – Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia/Município de Barra do Garças/MT.


PALAVRAS-CHAVES:

Sustentabilidade hídrica; Qualidade hídrica;Produção Animal


PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
RESUMO:

Título:

Mapeamento de propriedades rurais que indicam déficit hídrico físico para a produção animal na Sub-Bacia do Córrego Fundo – Bacia Hidrográfica do Alto Araguaia/Município de Barra do Garças/MT.

RESUMO: Na Sub-Bacia do Córrego Fundo, como em diversas outras no estado e no país, o crescimento da atividade agrícola sem a preocupação com o meio ambiente, tem provocado o assoreamento pelo carreamento de sedimentos para os leitos dos córregos, nascentes e rios. Os processos erosivos dos solos e da supressão da vegetação de suas margens e encostas, desencadeiam, por sua vez, processos de eutrofização de suas águas, podendo levar a contaminações. Todos esses fatores têm sido determinantes para aumentar problemas sociais, econômicos e ambientais provenientes da redução em provisionamento de água de qualidade e quantidade, o que encarece e compromete a rentabilidade dos produtores rurais em pequena, média e grande escala. A fonte de água na sub-bacia é proveniente de diversas nascentes que se articulam como uma malha de uma rede onde cada nascente complementa o volume de água que cada Unidade Familiar, no total de 35, recebem diariamente nas suas propriedades, para produção de bovinos, suínos, aves e peixes. A Sub-Bacia do Córrego Fundo possui 133,6Km² de área, ocupando uma face rural (80% do território) e uma face urbana (20%), o córrego principal desloca-se em sua maior parte entre a Serra do Taquaral pela margem direita e um complexo de serras que compõe o parque estadual da Serra Azul a esquerda, atravessando uma planície com vegetações típicas de cerrado e desaguando no Rio Garças, um dos principais contribuintes da margem matogrossense do Rio Araguaia. O estudo será realizado em dezessete (17), propriedades rurais, que possuem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), através do método de pesquisa quali-quantitativa, por meio de pesquisas bibliográfica, documental e entrevistas, com recursos de perguntas semiestruturadas com entrevistas individuais presenciais e observações de campo, com registros fotográficos. Os dados serão trabalhados de forma consolidada, sem identificação dos entrevistados, com indicadores e dados secundários sobre parametrização do uso da água recomendado cientificamente para produção bovinocultura, avicultura, suinocultura e piscicultura, obedecendo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com uso e tratamento de estatística básica aplicada. Os dados das análises microbiológicas da qualidade da água, tanto para a unidade familiar como para os animais serão disponibilizados pelo Comitê de Bacias do Alto Araguaia. No início serão realizadas reuniões técnicas com o Comitê de Bacias do Alto Araguaia, com representantes do Programa Produzir, Conservar e Incluir do Município de Barra do Garças, com Produtores e Produtoras da sub-bacia, para apresentação do projeto e convidá-los para participar do levantamento e assumir compromisso ético da devolução dos resultados, com possibilidades de incorporá-los nas políticas públicas do município e em outras regiões do Brasil. Também será criado um Banco de Dados (planilha excel) para recepcionar e sistematizar os dados de campo que serão analisados para entrega do resultado do estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - STEFÂNIA PRISCILLA DE SOUZA - UFLA (Membro)
Externo ao Programa - RENAN ROSA PAULINO - DZO/FZMV (Suplente)
Presidente - PRISCILA VIEIRA E ROSA (Membro)
Interno - EDISON JOSE FASSANI (Membro)
Notícia cadastrada em: 11/04/2023 10:41
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 26/04/2024 03:11