Área de Concentração
Mestrado
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Linhas Pesquisa :
› GESTÃO SOCIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E CONTROLE SOCIAL
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-
› GESTÃO PÚBLICA, TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA-
GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS
Nenhum conteúdo disponível até o momento
GESTÃO PÚBLICA, TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO
Linhas Pesquisa :
› GESTÃO PÚBLICA, TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO
GESTÃO PÚBLICA, TECNOLOGIAS E INOVAÇÃO- Esta área de concentração e linha de pesquisa engloba um conjunto de projetos de pesquisa que buscam gerar conhecimentos aplicados à solução de problemas relacionados a gestão pública, priorizando aqueles que demandam inovações tecnológicas, metodológicas ou de processos de gestão. No desenvolvimento dos referidos projetos são adotadas perspectivas diacrônicas e sincrônicas, privilegiando aplicações de diferentes abordagens teórico-metodológicas que contribuam para a resolução de problemas inerentes ao conjunto de organizações constitutivas do estado e de suas interfaces com a sociedade e o mercado. Entre os temas de pesquisa destacam-se: inovação; empreendedorismo; governança; parcerias público-privadas; processos co-criativos; gestão do conhecimento; governo eletrônico, governo aberto e acessibilidade; processos e metodologias de prospecção tecnológica; gestão e segurança da informação; tecnologia de informação; arranjos institucionais em ciência e tecnologia; gestão pública como prática social; estudos críticos em gestão pública.
GESTÃO SOCIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E CONTROLE SOCIAL
Linhas Pesquisa :
› GESTÃO SOCIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E CONTROLE SOCIAL
GESTÃO SOCIAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E CONTROLE SOCIAL- Esta área de concentração e linha de pesquisa abriga um conjunto de projetos cujo eixo central de análise engloba a gestão social, as políticas públicas e o controle social. A gestão social é uma área de conhecimento interdisciplinar, fundamentada nas práticas de cidadania, no interesse público não estatal e no bem comum. As Políticas Públicas relacionam-se não somente às funções administrativas, mas abarcam também suas dimensões políticas e sociais. A gestão social está relacionada às políticas públicas e ao controle social quando se considera o protagonismo da sociedade civil no contexto democrático das relações com o Estado e com o Mercado. A participação social ganha relevância como meio de exercer o controle social, utilizando-se de mecanismos democráticos como transparência pública, accountability e responsabilidade socioambiental. Destaca-se o caráter teórico multicêntrico que esta área comporta ao tratar da análise de temas como: administração pública e estratégias de desenvolvimento participativo; governança deliberativa e políticas públicas; programas e projetos de desenvolvimento sustentável; desigualdade, justiça e democracia; ação coletiva, cooperação, economia solidária e tecnologia social; cidadania deliberativa, ação pública e coprodução de bens públicos; controle social em ambientes públicos coletivos: fóruns, colegiados e conselhos; metodologias participativas, integrativas e criativas objetivando a ampliação do espaço público; gestão social como práticas de extensão; os valores republicanos como suporte aos processo de tomada de decisões na gestão social e nas políticas públicas; e instituições reguladoras das relações Estado-mercado-sociedade.
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 29/03/2024 09:21