Egressos - Depoimentos

Nome: VINÍCIUS BATISTA GONÇALVES

Curso: Direito

Ano de Graduação: 2011

 

Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Formiga. Especializei em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Sou servidor público desde 2008. Trabalhei com licitações na Prefeitura de Formiga por 6 anos. Trabalhei na Universidade Federal do Triângulo Mineiro e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Campus Belo Horizonte, antes de trabalhar como servidor público na Universidade Federal de Lavras a partir de 2016. Portanto, minha carreira profissional é toda voltada para a Administração Pública.


Ingressei no Mestrado em Administração Pública na Universidade Federal de Lavras em 2016. O curso auxiliou indubitavelmente no meu aperfeiçoamento profissional, por meio do conhecimento crítico e reflexivo promovido pelo programa e na minha formação como um líder dentro do setor público, na análise de situações complexas e na busca por soluções. O mestrado também fomentou meu interesse por pesquisas. Fui membro do Núcleo de Estudos em Inovação, Empreendedorismo e Setor Público durante 4 anos. Nos últimos anos, publiquei 40 artigos em anais de eventos e 26 em periódicos, além de capitulo de livro. Lecionei em disciplinas no curso de graduação em Administração Pública da UFLA como docente voluntário e organizei cursos e eventos na área. Atualmente sou docente do Doutorado em Administração e da graduação em Administração Pública da UFLA. Ademais, o programa incentivou em mim o desenvolvimento de atividades privadas ligadas à Administração Pública. Leciono em cursos preparatórios para concursos públicos e trabalho com consultoria em licitações na medida da minha disponibilidade.


Creio que a função social do curso em gerar valor público, comprometimento como o interesse público e contribuição para o desenvolvimento institucional, eficiência e inovação administrativa do setor público, estão sendo cuidadosamente atendidos. Percebi grande esforço, zelo e responsabilidade por parte dos professores responsáveis e pela instituição na construção dessa pós-graduação e no atendimento dos objetivos sociais do curso.

 



Nome: JÉSSICA OLIVEIRA BOTTREL REIS

Curso: Administração

Ano de Graduação: 2010

 

Sou formada em Administração, curso que concluí na Universidade Federal de Lavras em 2010. Após conclusão da graduação, exerci atividades no setor privado na área de logística. Em 2015, através de concurso público ingressei na UFLA como Administradora do Departamento de Ciência dos Alimentos – DCA, foi quando conheci o Mestrado Profissional em Administração Pública ofertado pelo Departamento de Administração e Economia. Constatei que este programa de pós-graduação apresentava diversas vantagens as quais eu poderia aplicar no exercício de minha função.

 

A realização do mestrado trouxe reflexos diretos e indiretos na minha trajetória. Alguns impactos diretos foram: progressão de nível na carreira, que é regida pelo Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, o qual valoriza a qualificação; possibilidade de revisitar teorias que desde a graduação eu não tinha contato, porém de uma forma mais aprofundada, além do aprendizado de novas teorias; aprendizado sobre metodologias de pesquisa; troca rica de experiências, opiniões e entendimentos com demais colegas e professores durantes as aulas.

 

Além disso, foi muito importante para minha trajetória obter contato com teorias críticas da Administração, pois isso ampliou minha visão de maneira geral, e também foi importante obter contato com as teorias específicas da Administração Pública, pois até então eu possuía uma visão mais limitada às teorias e práticas do setor privado.

 

Atualmente, ainda na UFLA, fui realocada para a Coordenadoria de Aquisição de Materiais (CAM), onde estou atuando como coordenadora.

 

Tenho certeza de que o mestrado me deu bases importantes que, direta e indiretamente, contribuíram para a trajetória que tenho traçado. Agradeço a todos os envolvidos e responsáveis pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública pelo empenho e dedicação.

 

 

 

Nome: LIDIANE SOUZA SANTOS

Curso: Administração

Ano de Graduação: 2016

 

Graduada em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2016, ingressei no Mestrado Profissional em Administração Pública no ano seguinte, na mesma universidade, com o intuito de aprofundar meus estudos e continuar aperfeiçoando minhas habilidades como profissional e pesquisadora, com ênfase na área de gestão social, políticas públicas e controle social.


A formação no Mestrado tem me proporcionado diversas oportunidades nos âmbitos acadêmico e profissional, tais como: coordenar projetos de consultoria em gestão de políticas públicas, publicação de artigos científicos, participação em bancas avaliadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), participação em painéis de eventos como prelecionista, além de ter sido um importante diferencial no meu currículo para ser selecionada para ocupar o cargo de Direção e Assessoramento da Administração Direta em um órgão do Estado de Minas Gerais.


Durante a trajetória pelo curso tive contato com excelentes professores que contribuíram significativamente para a minha formação acadêmica, profissional e pessoal. O compromisso com a educação de qualidade, com o desenvolvimento do senso crítico, com a defesa do interesse público, com o aperfeiçoamento da gestão pública e com a implementação de políticas públicas que atendam as demandas da população a fim de garatir justiça social, foram os pilares que sustentaram a formação, e são os objetivos que carrego ao exercer minhas funções no âmbito do trabalho e ao atuar como pesquisadora.

 

 

 

Nome: GILSON DAVID LACERDA

Curso: Administração

Ano de Graduação: 2015

 

No início do ano de 2015, me graduei em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). No mesmo ano, ingressei como servidor público na UFLA atuando como técnico-administrativo na Diretoria de Materiais e Patrimônio (DMP). 


No ano de 2017, buscando conhecer novas teorias e práticas específicas da Administração Pública, bem como a progressão funcional, ingressei no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP) da UFLA.

 

a realização do mestrado no PPGAP da UFLA contribuiu para a minha trajetória e função que exerço atualmente, pois foi onde tive a oportunidade de conhecer algumas teorias e práticas da Administração Pública que ajudam na proposição de soluções mais efetivas frente aos problemas de ordem pública. Isso me fez entender melhor, por exemplo, as finalidades do Estado, as principais diferenças entre a lógica da administração privada e pública e a importância da prática da ação empreendedora para a melhoria dos serviços públicos e geração de benefícios coletivos.

 

Por fim, sou grato a todos os responsáveis pelo Mestrado Profissional em Administração Pública da UFLA que, com sua dedicação e compromisso, mantêm a qualidade do programa e ajudam na formação crítica e reflexiva de profissionais que exercem ou venham a exercer alguma atividade na Administração Pública.

 

 

 

Nome: SÍLVIO CÉSAR ZÁKHIA MARANI

Curso: Filosofia e Direito

Ano de Graduação: 2008 e 2010

 

 

Minha trajetória acadêmica se iniciou com as graduações que obtive em Filosofia, na Universidade Federal de Minas Gerais, no ano de 2008, e em Direito, pela Faculdade Milton Campos, em 2010 – às quais juntei, mais tarde, uma especialização em Estudos Diplomáticos, no CEDIN.

 

Com o objetivo de compreender um pouco mais a dinâmica das organizações públicas e ampliar o escopo de minha atuação no setor público, dei início ao Mestrado Profissional em Administração Pública no PPGAP da Universidade Federal de Lavras. 

 

a realização do mestrado criou condições favoráveis para que eu viesse a desenvolver pesquisas no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e, mais recentemente, para que concorresse a um posto de direção na Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG), por meio do programa Transforma Minas. Após aprovação neste processo seletivo, ocupo, atualmente, o cargo de Diretor Central de Controle Social na referida organização. 

 

Sou agradecido a cada profissional que se empenhou em minha formação e que, dessa forma, influenciou e moldou a trajetória que percorro até os dias de hoje.

 

 

 


SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 19/04/2024 04:21