Linhas Pesquisa :
|
› PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE- A linha de pesquisa tem como objetivo promover estudos que abordam o processo de ensino e aprendizagem, em espaços formais e não formais, suas relações com os saberes docentes e a construção do conhecimento associados às disciplinas de Física, Química e Matemática, contemplando:
(i) construção de conceitos e concepções conceituais dos estudantes;
(ii) metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem;
(iii) metodologias avaliativas;
(iv) desenvolvimento de habilidades orais e escritas;
(v) proposição de recursos didáticos;
(vi) práticas educativas, processos de inclusão e formação docente, na Educação Básica, no Ensino Superior, no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na Educação Especial; e
(vii) o desenvolvimento e/ou análise de estratégias e materiais didáticos, como jogos, experimentos e tecnologia assistiva. Considera-se relevante que no processo de ensino e aprendizagem, devem ser considerados os aspectos culturais, contextuais e históricos envolvidos.
|
› CURRICULO E PRÁTICA DOCENTE |
|
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE- A linha de pesquisa tem como objetivo promover estudos que abordem a interrrelação entre as estratégias metodológicas e o conteúdo curricular, através de: (i) investigação de propostas de adequação curricular que contemplem a inserção de tópicos de física e química contemporâneas na sala de aula; (ii) estudos dos aspectos históricos, filosóficos ou sociológicos da ciência (Física e Química) e da Matemática, bem como das relações entre ciência e cultura, e suas implicações no ensino de Ciências (Física e Química) e Matemática, em diferentes níveis ou abordagens; (iii) uso de tecnologias digitais aplicadas à Educação, dando ênfase aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e de Modelagem, focalizando o papel da modelagem computacional no ensino de Física, Química e Matemática, contemplando as dimensões psicológicas, tecnológicas, metodológicas e sociológicas nas áreas de Informática na Educação.
Práticas Pedagógicas e Formação
|