Área de Concentração
Mestrado
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE
Linhas Pesquisa :
› PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE- A linha de pesquisa tem como objetivo promover estudos que abordam o processo de ensino e aprendizagem, em espaços formais e não formais, suas relações com os saberes docentes e a construção do conhecimento associados às disciplinas de Física, Química e Matemática, contemplando: (i) construção de conceitos e concepções conceituais dos estudantes; (ii) metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem; (iii) metodologias avaliativas; (iv) desenvolvimento de habilidades orais e escritas; (v) proposição de recursos didáticos; (vi) práticas educativas, processos de inclusão e formação docente, na Educação Básica, no Ensino Superior, no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na Educação Especial; e (vii) o desenvolvimento e/ou análise de estratégias e materiais didáticos, como jogos, experimentos e tecnologia assistiva. Considera-se relevante que no processo de ensino e aprendizagem, devem ser considerados os aspectos culturais, contextuais e históricos envolvidos.
› CURRICULO E PRÁTICA DOCENTE
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE- A linha de pesquisa tem como objetivo promover estudos que abordem a interrrelação entre as estratégias metodológicas e o conteúdo curricular, através de: (i) investigação de propostas de adequação curricular que contemplem a inserção de tópicos de física e química contemporâneas na sala de aula; (ii) estudos dos aspectos históricos, filosóficos ou sociológicos da ciência (Física e Química) e da Matemática, bem como das relações entre ciência e cultura, e suas implicações no ensino de Ciências (Física e Química) e Matemática, em diferentes níveis ou abordagens; (iii) uso de tecnologias digitais aplicadas à Educação, dando ênfase aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e de Modelagem, focalizando o papel da modelagem computacional no ensino de Física, Química e Matemática, contemplando as dimensões psicológicas, tecnológicas, metodológicas e sociológicas nas áreas de Informática na Educação. Práticas Pedagógicas e Formação
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 17/10/2021 05:44