O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) é uma iniciativa inovadora de um grupo interdisciplinar de professores efetivos da Universidade Federal de Lavras, vinculados ao Departamento de Educação em Ciências Físicas e Matemática (DFM) do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET) e ao Departamento de Química (DQI) do Instituto de Ciências Naturais (ICN).
O grupo de professores que constitui o PPGECEM tem um histórico comum de participação ativa na implantação e consolidação das licenciaturas em Química (2001), em Matemática (2007) e em Física (2009) na instituição, com efetiva participação na orientação de pesquisas a nível de Iniciação Científica e de Trabalho de Conclusão de Curso. Em especial, a maioria do grupo consolidou a sua formação teórico-metodológica e a sua prática formativa atuando no Programa Institucional de Bolsas Iniciação à Docência (PIBID), desde 2009, e no Programa Institucional de Residência Pedagógica, desde 2018.
A proposta de oferta do PPGECEM coaduna-se com as Políticas Públicas implementadas pelo Ministério da Educação no sentido de priorizar ações voltadas para a melhoria da formação inicial e continuada de professores. Nesse sentido, reitera-se que a viabilização da formação de professores de qualidade é, atualmente, um compromisso público assumido pela União e por diversas instâncias do poder público, sobretudo nos Estados e Municípios, onde se buscam melhorias efetivas nas condições de acessibilidade dos cidadãos à rede escolar, assim como buscam-se novas formas de garantir ao público uma educação de qualidade que seja um meio para inserção do indivíduo na sociedade tecnológica moderna.
Nesse sentido, destacamos alguns dos princípios que balizam o nosso programa de pós-graduação:
A Área de Concentração do PPGECEM tem por objetivo investigar os aspectos relativos aos fundamentos do processo de ensino e aprendizagem e suas interrelações metodológicas e curriculares, através do desenvolvimento de estratégias de ensino. Estudar as dimensões teórico-metodológicas subjacentes aos processos de formação dos professores, inicial e continuada, considerando o desenvolvimento profissional docente em distintos contextos. Dialogar com as contribuições da História das Ciências e da Matemática para a compreensão das relações entre saberes científicos e escolares, bem como suas potencialidades para o processo de ensino e aprendizagem, e suas interferências na prática docente nas disciplinas de Química, Física e Matemática. Neste contexto, contemplar a educação inclusiva, o desenvolvimento de projetos educacionais, o uso de tecnologias da informação e comunicação, a avaliação escolar e sistêmica, a produção de recursos didáticos, o ensino formal e não-formal, a reformulação curricular e a interdisciplinaridade.
Está área de concentração está organizada em duas Linhas de Pesquisa:
Processos de Ensino e Aprendizagem: A linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver projetos de pesquisa que investiguem processos de ensino e aprendizagem, considerando aspectos contextuais culturais e históricos, de estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior, em espaços formais e não formais, associados a construção do conhecimento em componentes curriculares como Ciências, Física, Química e Matemática, bem como em propostas de ensino interdisciplinares. Tais projetos de pesquisa podem contemplar: (i) construção de conceitos e concepções conceituais dos estudantes; (ii) metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem; (iii) processos avaliativos; (iv) desenvolvimento de habilidades orais e escritas; (v) proposição de recursos didáticos; (vi) desenvolvimento e/ou análise de estratégias de ensino com a mediação de materiais didáticos; e (vii) uso de tecnologias digitais como instrumento de mediação no ensino aprendizagem.
Currículo e Prática Docente: A linha de pesquisa tem como objetivo promover investigações de propostas de ensino que corroborem com elaboração, implantação, análise e/ou reformulação de propostas curriculares ou cujo enfoque esteja na formação e desenvolvimento profissional docente. Assim, os projetos de pesquisa desta linha podem contemplar: (i) investigação de propostas de adequação curricular que contemplem a inserção de conceitos de física, química e matemática na sala de aula; (ii) investigação dos aspectos históricos, filosóficos ou sociológicos da Ciência, bem como das relações entre Ciência e cultura, e suas implicações no ensino de Ciências, Física, Química e/ou Matemática, em diferentes níveis ou abordagens; (iii) interações promovidas nos espaços de aprendizagem, considerando os aspectos conceituais, humanos e sociais; (iv) processos de inclusão e formação docente, na Educação Básica, no Ensino Superior, no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na Educação Especial; (v) investigação do desenvolvimento de práticas pedagógicas na aprendizagem da docência e/ou de processos formativos.
Público alvo: O curso de Mestrado Profissional do PPGECEM visa atender à demanda por formação continuada de professores do Ensino Básico, bem como na formação de professores para o ensino superior. É destinado, prioritariamente, aos professores graduados nas áreas de Ciências Biológicas, Física, Matemática, Química, Pedagogia e Educação Inclusiva.
O PPGECEM situado na estrutura organizacional da UFLA
Telefone/Ramal: (35)38291961
Telefone/Ramal 2: (35)38291653
E-mail: ppgecem@ufla.br
Telefone/Ramal: 3829-1075/1075
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: marianna.junqueira@ufla.br