Dissertações/Teses

Acesse a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFLA

2024
Descrição
  • MAIRA DUARTE PASSOS
  • A Terra orbita  em torno do Sol ou o Sol orbita a Terra?: Investigando os dilemas práticos de uma professora-pesquisadora.

  • Orientador : JEFFERSON ADRIANO NEVES
  • Data: 24/04/2024
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  • Embora a Revolução Copernicana tenha redefinido a percepção humana do universo, o ensino sobre esse evento histórico e suas implicações científicas ainda apresenta desafios no contexto educacional atual. Nesse cenário, surge a pesquisa, que busca analisar como o ensino da Revolução Copernicana pode contribuir para o desenvolvimento da Alfabetização Científica em alunos do primeiro ano do ensino médio. Assim, objetiva-se analisar, na perspectiva da professora-pesquisadora, o desenvolvimento de uma sequência de ensino e aprendizagem (SEA) sobre a Revolução Copernicana e sua contribuição para a Alfabetização Científica dos alunos. A pesquisa de natureza qualitativa, fundamentada em um estudo de caso, cujo contexto educacional foi documentado por gravações de áudio e registros dos materiais produzidos pelos estudantes e um diário de campo. A análise dos dados foi realizada por meio da análise temática e do Método de Análise de Conteúdo de Bardin. A pesquisa identificou dilemas práticos na implementação da SEA, como a dificuldade dos alunos em compreender conceitos abstratos e a necessidade de diversificar as estratégias de ensino. Observou-se também que o ensino da Revolução Copernicana contribuiu para o desenvolvimento da Alfabetização Científica dos alunos, evidenciado pelo uso mais preciso de termos e conceitos científicos e pela capacidade de formular explicações. A pesquisa demonstrou o potencial do ensino da Revolução Copernicana para a Alfabetização Científica dos alunos do ensino médio. A SEA desenvolvida foi aprimorada com base nos resultados da pesquisa, e um produto educacional foi criado para auxiliar outros professores na abordagem desse tema.

  • CÍNTIA DE FÁTIMA BOTELHO
  • UM OLHAR PARA AS ESTRATÉGIAS DE UM SURDO ESTUDANTE EM SITUAÇÕES MULTIPLICATIVAS

  • Orientador : ROSANA MARIA MENDES
  • Data: 25/03/2024
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  • Na presente pesquisa de caráter qualitativo é proposto uma investigação das mobilizações/construções de um Surdo estudante em um cenário de investigação inclusivo no desenvolvimento de ideias multiplicativas, por meio da Libras e da visualidade. O Surdo estudante participante da pesquisa participava dos atendimentos de um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) de uma cidade sul mineira. Como aporte teórico foi utilizado o campo dos Estudos Surdos , buscando uma aproximação com a Etnomatemática, evidenciando a importância do reconhecimento e valorização da cultura Surda. Os dados foram constituídos a partir de videogravações e registros das atividades realizadas pelo estudante a partir de uma sequência didática no eixo de Números e Operações e foi adotado a proposta de Análise de Conteúdo para a preparação e análise dos dados constituídos. A partir da análise, foi observado a relevância de reconhecer, respeitar e integrar as múltiplas formas de representação e comunicação matemática utilizadas por estudantes Surdas e Surdos. A valorização da cultura Surda, aliada à compreensão das experiências visuais individuais, pode contribuir para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e para uma aprendizagem matemática mais significativa dessas estudantes e desses estudantes. Para tanto, foi evidenciado a aproximação da Etnomatemática com o processo de ensino e aprendizagem de pessoas Surdas no que diz respeito às práticas pedagógicas, das manifestações matemáticas e dos diferentes tipos de registros do Surdo estudante participante da pesquisa. Além disso, foi destacado que para uma aprendizagem mais significativa de conceitos matemáticos é importante que o corpo docente não utilize as estratégias de forma isolada no processo de ensino de pessoas Surdas, e sim integre as diferentes formas de ensinar, utilizando a Libras, os recursos visuais e considerar os aspectos da visualidade no processo de ensino e aprendizagem das estudantes Surdas e dos estudantes Surdos. A partir dos dados constituídos temos como nosso Produto Educacional, uma Sequência Didática com orientações e sugestões que podem ser desenvolvidas em um CAEE ou em outro ambiente educacional, destacando a interação e as diferentes formas de representações matemáticas no processo de ensino e de aprendizagem com as estudantes e os estudantes.

2023
Descrição
  • THAIS FÁTIMA MESSIAS LIMA
  • O MÉTODO TREZENTOS ENQUANTO METODOLOGIA ATIVA E COLABORATIVA PARA A PRÁTICA DOCENTE DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

  • Data: 14/12/2023
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  • A Educação de Jovens e Adultos deve se ocupar do fortalecimento da cidadania e
    emancipação dos sujeitos a que se destina, cumprindo os seus direitos sociais. E dentro desta
    oferta, está o ensino da Matemática – uma disciplina que, atualmente, tem sua proposta focada
    em sua função de promoção de desenvolvimento social junto à construção de conhecimentos
    matemáticos de forma colaborativa. Para tanto, o processo de ensino tradicional vem cedendo
    lugar à prática docente pautada em metodologias ativas, colaboradoras e inovadoras destinadas
    aos jovens e adultos que vivem em sociedade e que retornam tardiamente à escola. Portanto,
    esta dissertação ocupa-se de desmitificar a visão tradicional da prática docente e ofertar-lhe
    subsídios para adesão aos novos formatos de ensino na disciplina, especialmente para esta
    clientela. Seu objetivo geral foi contribuir para o aprimoramento da prática docente em
    matemática na EJA através do uso de metodologias ativas, em especial o Método Trezentos,
    procurando desencadear uma mudança nas estratégias de ensino e promover uma experiência
    de aprendizagem mais significativa e emancipatória para os alunos dessa modalidade de ensino.
    Cumpriu-se por meio de pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, exploratório-descritiva. E,
    na intenção de capacitar esta docência, ofertou-se um curso de formação continuada para o
    trabalho com o Método Trezentos em sala de aula. O curso, certificado e gratuito, foi promovido
    com atividades assíncronas, e síncronas, utilizando-se da Plataforma Canvas e por meios
    eletrônicos para contato (e-mail, Google Meet e WhatsApp). Assim, a constituição dos dados
    da pesquisa se deu junto à docência da Matemática participante voluntariamente,
    preferencialmente àquela que atua na Educação de Jovens e Adultos. Esta identificou-se como
    experiente na atuação com Jovens e Adultos, mas com enfrentamento de constantes desafios
    em salas de aula, tais como o desinteresse por parte dos alunos para a disciplina e defasagem
    em seus conteúdos ensinados. Identificou-se, por meio de suas falas, que a docência reconhece
    a importância do curso de formação continuada enquanto uma possibilidade para mudança nas
    estratégias/metodologias voltadas para a sua prática docente e, consequentemente, melhoria no
    processo de ensino e aprendizagem. Enquanto parte do curso e avaliação da formação
    continuada ofertada, obteve-se um modelo de aplicação do Método Trezentos formulado de
    modo colaborativo pela docência, então formada, além de registros de respostas de
    questionários (inicial e final) aplicados. A experiência efetiva de formação motivou a produção
    de uma cartilha enquanto produto educacional e enquanto proposta multiplicadora da prática
    docente de Matemática para o ensino de jovens e adultos. Concluiu-se que este método
    colaborativo possa melhorar/ressignificar a prática docente na Educação de Jovens e Adultos e
    promover êxito para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, sendo ainda
    motivador e encorajador para a adoção e prática de outras metodologias ativas.

  • CLAUDIA ALESSANDRA DOS SANTOS
  • A GEOMETRIA DOS TECIDOS AFRICANOS PERSPECTIVAS A PARTIR DA LEI 10.639/03 

  • Orientador : AMANDA CASTRO OLIVEIRA
  • Data: 13/12/2023
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    A presente pesquisa, qualitativa,  tem como propósito analisar as dificuldades encontradas pelos professores para efetivar o cumprimento da da lei 10.639/03  com vistas a trabalhar a história da cultura afro-brasileira e cultura africana de maneira a valorizar a contribuição cultural, histórica e social que afrodescendentes trouxeram para o Brasil, com os aportes teóricos e materiais disponíveis atualmente, em suas aulas de matemática. Tendo em vista que as formações continuadas ou pedagógicas disponíveis em sua grande maioria não tratam dessa temática. A luta travada pelo movimento negro e ativistas que culminou na Lei 10.639 em 2003 que altera a LDB em seus artigos 26A e 26B,  vem sendo pauta de várias ações para que ela seja realmente aplicada em sua integralidade. Nessa perspectiva, busca-se responder à questão de investigação: “Que possibilidades um curso de formação continuada na perspectiva étnico racial, pode trazer para a efetivação da Lei 10.639/03, nas aulas de Geometria?” A pesquisa foi realizada com enfoque qualitativo. Os dados da pesquisa foram constituídos a partir de um curso de formação continuada  oferecido a docentes da Educação Básica  e  um questionário. A análise dos dados foi inspirada na Análise de Conteúdo. É possível afirmar que alguns professores encontram-se orientados frente a obrigatoriedade da aplicação da lei e suas perspectivas, mas pode-se também perceber a necessidade de atividades, cursos e ações voltados especificamente para a temática.


  • VITÓRIA VIEIRA SILVA
  • A SALA DE AULA DE MATEMÁTICA PÓS ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: EXPERIÊNCIAS DOCENTES E AS POTENCIALIDADES DA ESCRITA (AUTO)BIOGRÁFICA

  • Data: 05/12/2023
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  • A pandemia de COVID-19 trouxe desafios significativos para o sistema educacional, resultando na necessidade de reorganizar práticas educativas. As marcas na atuação de quatro docentes de Matemática na Educação Básica, durante e após o período de ensino remoto emergencial, são o foco da presente investigação, em que se adotou a escrita (auto)biográfica como mediadora para compreender os sentidos atribuídos às experiências profissionais destes docentes. Os objetivos específicos incluíram a identificação dos sentidos atribuídos às trajetórias de vida e formação dos docentes, a análise dos sentidos atribuídos pelos docentes às suas experiências durante e após o ensino remoto, a identificação de saberes docentes mobilizados na prática profissional, especialmente após o retorno presencial e a compreensão de como a escrita (auto)biográfica contribuiu para o desenvolvimento profissional docente. Para atender a esses objetivos, os dados foram constituídos por meio de um grupo de discussãoreflexão, memoriais de formação e do diário de campo da pesquisadora. A análise dos dados foi conduzida por meio de uma abordagem narrativa, que permitiu evidenciar as experiências e reflexões dos docentes em um contexto marcado pela pandemia de COVID-19 e pela adoção do ensino remoto, descortinando como os sujeitos em questão enfrentaram os desafios e se desenvolveram profissionalmente durante esse período. A metodologia empregada permitiu compreender os desafios e as possibilidades do ensino remoto, as experiências dos docentes e explorar também a interseção entre a escrita (auto)biográfica como ferramenta mediadora e o desenvolvimento profissional de docentes que ensinam matemática. Os resultados evidenciam que a escrita reflexiva pode funcionar como uma válvula de escape do cotidiano docente, uma vez que é o momento em que afloram as emoções das experiências, possibilitando a identificação de sentidos atribuídos pelos docentes às suas trajetórias de vida e formação, destacando a influência de experiências pessoais e acadêmicas na construção da identidade docente. Além disso, durante o período de ensino remoto, os docentes atribuíram sentidos variados às suas experiências, incluindo os desafios tecnológicos e oportunidades de inovação. Já após o retorno presencial, surgiram novos saberes docentes relacionados à combinação de abordagens presenciais e remotas, bem como à importância do apoio socioemocional. A escrita (auto)biográfica permitiu a construção de narrativas que fortaleceram a prática docente, demonstrando que a tomada de decisões pode ser embasada a partir da mobilização do processo reflexivo sobre as experiências, à medida que os registros são detalhados. Com base nesses resultados, desenvolveu-se um produto educacional que servirá como guia para docentes interessados na prática da escrita reflexiva como prática do cotidiano docente.

  • DIRCELENE DE REZENDE ARANTES OLIVEIRA
  • CONCEITOS DE TERMODINÂMICA ABORDADOS EM UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO.

  • Data: 19/10/2023
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  • Neste trabalho procuramos criar uma sequência didática desenvolvida para levar os estudantes a analisar, discutir, levantar hipóteses e tirar suas conclusões da relação entre Termodinâmica, termoquímica e o metabolismo com o corpo humano, considerando a necessidade de utilizar métodos que possam estimular a criatividade e participação dos estudantes, favorecendo o diálogo estudante-estudante e estudante-professor através das atividades, promovendo, assim, uma compreensão mais ampla sobre a temática e contribuindo para o desenvolvimento de competências como a argumentação, a empatia, o pensamento crítico, levantamento de hipóteses e habilidades como a capacidade de realizar trabalhos em equipe e resolver problemas. Pensando em um tema atual, que pudesse gerar discussões, que despertam o interesse, os desejos e anseios de compreender e testar seus conhecimentos, optamos por trabalhar a termodinâmica e o corpo humano, um tema que pode despertar nos estudantes o desejo de ampliar seus conhecimentos. Por se tratar de um tema interdisciplinar que envolve conhecimento de Física, a termodinâmica, de Química, os valores energéticos e Biologia, o metabolismo, além de outros conhecimentos subentendidos, esperamos que, no final da sequência, com o uso dos recursos propostos, os estudantes consigam estabelecer uma relação entre esses conteúdos e situações cotidianas por eles vivenciadas. As coletas dos dados para análise foram feitas a partir da participação, socialização, dos materiais escritos pelos estudantes durante todo o processo, da participação dos mesmos nas discussões, onde os grupos apresentaram após cada atividade suas observações, análises e conclusões, e das anotações feitas no diário de bordo. durante as atividades, os estudantes discutiram aspectos referentes ao conhecimento de energia e sua relação com o funcionamento do corpo associando a Termodinâmica e as disciplinas afins. Na finalização da sequência, os grupos confeccionaram cartazes, podcast, folders, o que permitiu que percebêssemos a contribuição deste estudo na construção do processo de ensino aprendizagem.

  • EVELLYN MAIA CARDOSO
  • DESAFIOS E REFLEXÕES DE DOCENTES DE FÍSICA DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.

  • Data: 18/10/2023
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  • Desde 2020, vidas e rotinas sofreram consideráveis transformações devido à Pandemia de Covid-19. Professores, alunos, educação e escola foram especialmente impactados, mas, ao mesmo tempo, atores de destaque nesse cenário. Com a deflagração do ensino remoto, docentes e discentes tiveram de aprender e adaptar-se a diferentes metodologias e estratégias de ensino. A partir de entrevistas, buscaremos identificar os tipos de saberes em que professores de Física se apoiaram, uma vez que esses profissionais viram-se em uma situação completamente diferente daquela que vivenciavam, bem como entender quais medidas foram tomadas para o desenvolvimento de ferramentas didáticas nesse contexto singular. Nessa perspectiva, o presente trabalho pretende identificar como os professores refletem sobre suas experiências vividas durante o período remoto, e consequentemente, quais recursos foram utilizados para desenvolver o ensino dos alunos na pandemia. Com base nisso e em referências teóricas pretendeu-se elaborar como produto educacional, um guia contemplando possíveis ferramentas e estratégias, que poderá ser usado por outros professores em atividades remotas, à distância ou presenciais.

  • MARLUCE ROSE CAOVILA
  • O DESENVOLVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO DO CONCEITO DE LIMITE EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM

  • Orientador : JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE
  • Data: 22/09/2023
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  • O objeto de investigação nesta atividade de pesquisa é composto pelo conjunto das significações produzidas em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) do conceito de Limite para o desenvolvimento do pensamento teórico. Formulou-se assim a seguinte questão orientadora para a esta pesquisa: Que elaborações conceituais estudantes do ensino superior produzem a respeito do conceito de Limite em situações desencadeadoras de aprendizagem? O objetivo geral é analisar as significações produzidas em SDA do conceito de Limite para o desenvolvimento do pensamento teórico. Como objetivos específicos buscou-se: analisar que elementos das situações desencadeadoras de aprendizagem suscitaram a atividade dos sujeitos da pesquisa; analisar se as elaborações conceituais estabelecidas no processo de significação possibilitaram um movimento de ascensão ao desenvolvimento do pensamento teórico; compreender o papel dos elementos de mediação (signos e instrumentos) na elaboração de conceitos matemáticos. A metodologia da pesquisa é qualitativa, de caráter exploratório. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes de uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática de uma Universidade do interior de Minas Gerais. A análise de dados foi por meio de Núcleos de Significação, apresentados em forma de questões. O primeiro núcleo, “Que elaborações conceituais foram construídas?”, aborda dois grupos de indicadores: Nexos Conceituais e Intervenção Pedagógica e Mediação. E o segundo núcleo elencado foi “Que implicações a Atividade de Ensino trouxe para a Atividade de Estudos?”, compreendendo, também, dois grupos de indicadores: Ações/Atitudes frente ao objeto da Atividade e Desejo/ Necessidades. A escolha dos núcleos foi visando uma integração entre eles que possibilite a compreensão do todo. Por meio dos dados apresentados na pesquisa foi possível observar que o pensamento teórico, acerca do conceito de Limite, está na iminência de acontecer. As significações desencadeadas na pesquisa demonstram que a atividade de ensino exerceu influência na atividade de estudo, seja gerando necessidades, seja despertando o desejo, provocando situações que suscitaram a atividade dos sujeitos, o que possibilitou uma certa apropriação do conceito.

  • CARLOS JOSÉ RUFINO
  • A TECNOLOGIA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA EJA: AS PERCEPÇÕES DOCENTES A PARTIR DE UM MINICURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.

     

  • Data: 23/08/2023
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  • O presente trabalho de pesquisa, de caráter qualitativo, tem como objetivo central analisar as possibilidades e os desafios enfrentados pelos professores de Matemática ao inserir em suas práticas pedagógicas, na Educação de Jovens e Adultos, ferramentas tecnológicas. Buscará responder a seguinte questão de investigação: Na opinião dos professores de Matemática, a inserção de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas pode ou não contribuir para o ensino e aprendizagem de Matemática na Educação de Jovens e Adultos? Os dados a serem coletados e analisados, serão obtidos a partir da ministração de um minicurso que contará com a participação de docentes que trabalham ou já trabalharam com educação matemática na educação básica, no segmento da EJA. O Material a ser analisado será constituído a partir da aplicação de dois questionários e da transcrição dos encontros a serem realizados durante a ministração do minicurso. Para a análise dos dados será adotada a “Análise de Conteúdo”.

  • VANDA VIEIRA LINHARES PERDOMO
  • ENTRE MÃOS E OLHARES: AS VIVÊNCIAS E O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COM ESTUDANTES SURDOS.

  • Data: 27/04/2023
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  • Na presente pesquisa nos propomos a investigar práticas pedagógicas que podem contribuir para a educação de Surdas e Surdos em um processo de construção/mobilização do conceito de “Localização de objetos e de pessoas no espaço,utilizando diversos pontos de referência e vocabulário apropriado”mediados pela Língua Brasileira de Sinais e pela visualidade. Estes estudantes eram atendidos pela professora pesquisadora ouvinte e pela professora coparticipante Surda numa perspectiva de bidocência, em um Centro de Atendimento Educacional Especializado CAEE, de acordo com a proposta inclusiva. Como aportes teóricos utilizamos o campo dos Estudos Surdos, buscando uma aproximação com a Etnomatemática, trazendo a cultura e a Educação Bilíngue como condição de respeito a este grupo minoritário linguísticamente das pessoas Surdas. Optamos por desenvolver uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa por meio de um estudo de caso. Os dados foram obtidos a partir de anotações do diário de campo e vídeo gravações das aulas durante o desenvolvimento de uma sequência didática, no eixo  da Geometria e adotamos a “Análise de Conteúdo" para preparação e análise dos dados constituídos. A proposta metodológica colaborativa/participativa utilizada neste trabalho, na perspectiva da Etnomatemática,  mostrou uma importante aproximação de valorização da cultura Surda na educação de estudantes Surdas e Surdos. A partir das análises concluímos que o desenvolvimento da Sequência Didática elaborada em uma perspectiva bilíngue para o ensino da matemática, revelou ser uma metodologia com potencial para o desenvolvimento dos conceitos de geometria. Discutimos  dentro das categorias Cultura Surda e Ensino de Matemática práticas pedagógicas que colaboram no ensino e na aprendizagem em um CAEE. Foi possível observar como resultado da pesquisa as contribuições de um CAEE no ensino e na aprendizagem de Matemática, que a  presença da professora coparticipante Surda e as  estratégias pedagógicas utilizadas reforçam a importância de um ensino bilíngue e  trazem uma aproximação da Pedagogia Visual e da Etnomatemática. A partir dos dados  constituídos temos como nosso Produto Educacional, uma Sequência Didática com orientações e sugestões que podem ser  desenvolvidas em um CAEE ou em outro espaço, mostrando a  possibilidade de  momentos de interação, no processo de ensino e de aprendizagem.

  • BRUNA MARIA DA SILVA
  • MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRÍTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE DOCENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Data: 18/04/2023
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  • Este trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), cujo intento foi responder a seguinte questão de pesquisa: De que forma vivenciar um ambiente sobre Modelagem Matemática pode contribuir para a formação de docentes que lecionam Matemática na Educação Básica? Para responder tal pergunta, objetiva-se compreender que potencial pedagógico, vivenciar um ambiente sobre Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica, por meio de um curso de formação continuada, pode proporcionar a docentes que lecionam Matemática na Educação Básica, para alcançar tal objetivo geral, elenca-se os seguintes objetivos específicos: i) Investigar o conhecimento de docentes participantes do curso de formação continuada sobre a utilização da Modelagem Matemática no contexto escolar, compreendendo os possíveis desafios (inseguranças e obstáculos) em relação ao trabalho (ou adoção da) metodologia; ii) Desenvolver um ambiente de aprendizagem que possibilite relacionar a teoria com a prática docente de uma Educação Matemática Crítica numa perspectiva de Modelagem Matemática; iii) Descrever as experiências dos docentes com a Modelagem Matemática, mediante uma discussão promovida sobre os relatos anteriores e posteriores à vivência do ambiente de aprendizagem promovido pelo curso de formação continuada; iv) Produzir um Guia Teórico Formativo (produto educacional) sobre a metodologia da Modelagem Matemática numa perspectiva sociocrítica que atenda aos anseios da comunidade acadêmica e sirva de subsídio para a formação continuada e práticas nas salas de aula de docentes da Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aproximações no tipo pesquisa-ação. Foi promovido um curso de formação continuada sobre Modelagem Matemática, denominado: ‘Um convite à Modelagem Matemática na Educação Básica’. Este curso ocorreu exclusivamente de forma remota, viabilizado por meio da plataforma Google Meet, com o auxílio do Google Classroon. Teve como participantes, oito docentes que ensinam Matemática em escolas públicas de Minas Gerais, no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. Foram seis encontros síncronos e remotos. Os instrumentos de constituição dos dados incluíram questionários, materiais produzidos ao longo do estudo (debates/sínteses textuais, diário de campo, planos de aula e suas apresentações). Os dados foram analisados de forma descritiva, a descrição contou com uma análise interpretativa/proveniente da observação participante da pesquisadora. Junto à pesquisa desenvolvida, foi produzido um Guia Teórico Formativo sobre a Metodologia da Modelagem Matemática numa Perspectiva Sociocrítica, que será disponibilizado como produto educacional. Como resultado da pesquisa, foi perceptível que a equipe docente, ao final do curso, reconheceu a Modelagem Matemática como uma metodologia de potencial pedagógico, contribuindo para ampliar o repertório das suas aulas. Os dados indicaram que a oferta de um curso de formação continuada sobre Modelagem Matemática na Perspectiva Sociocrítica, contribuiu tanto para identificação dos desafios enfrentados pelos docentes, quanto para oferta de possibilidades, que venham a contribuir para suas práticas pedagógicas da disciplina de Matemática, em salas de aula da Educação Básica.

  • CILKEN HENRI THOMAZ ANDRADE
  • INVESTIGANDO CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.


     

     



  • Data: 28/02/2023
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    O desenvolvimento de nosso trabalho surge em em meio ao ensino remoto emergencial devido ao Covid-19. Num momento em que o governo do estado de Minas Gerais implementava nas escolas o Programa de Estudo Tutorado (PET). Considerando o PET como uma proposta tradicional e conteudista, refletimos sobre a possibilidade de desenvolver uma proposta contextualizada e problematizadora, que contribuísse com uma formação mais reflexiva. Assim, foi elaborada uma proposta didática baseada na metodologia de ensino por projetos e desenvolvida com os  estudantes de uma escola da rede pública situada no município de Carrancas-MG. A proposta didática teve como objetivo educativo a apropriação de conhecimentos específicos em ciências e o favorecimento de uma Educação Ambiental Crítica. Sendo o nosso problema de investigação verificar se conseguimos  promover/propor  uma proposta que contemple a Educação Ambiental numa perspectiva crítica, tendo como objetivo de pesquisa identificar as concepções de Educação Ambiental presentes ao longo do desenvolvimento da proposta. Tivemos como instrumento de análise de dados o relato de experiência, ilustrado pelas atividades realizadas pelos estudantes, a partir do qual são destacadas as dimensões de análise: ser humano e ambiente; política; ciência e tecnologia e valores éticos, como categorias pré estabelecidas, e na sequência a identificação das concepções de Educação Ambiental como conservadora, pragmática ou crítica. O desenvolvimento da proposta se mostrou bastante promissora no favorecimento de uma Educação Ambiental Crítica. Não só identificamos mudanças de concepções, partindo de uma concepção mais conservadora para uma mais crítica, mas verificamos que dimensões de análise antes inexistentes nas discussões foram se fazendo presente ao longo do desenvolvimento da proposta. Cabe destacar que os resultados alcançados são frutos da mediação estabelecida e pautada na intencionalidade e reconhecimento de aspectos de uma formação crítica.


  • MARIA APARECIDA TEIXEIRA DE SIQUEIRA
  • NARRANDO POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO INCLUSIVO.

  • Data: 24/02/2023
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  • Esta pesquisa tem como proposta trazer reflexões sobre o uso e contribuições de diferentes estratégias e o uso da metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação que dêem direcionamento de como ensinar e aprender matemática com o uso de jogos, mapas mentais e um ambiente escolar diferenciado, saindo da sala de aula, sempre pensando em um contexto inclusivo com estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Caracterizada em um estudo de caso, de cunho qualitativo descritivo, delimitamos como objetivo geral: refletir se o uso de diferentes estratégias de ensino contribuem para o foco, a organização dos conteúdos e o aprendizado de estudantes com TDAH em uma perspectiva inclusiva. Temos como objetivos específicos: i) investigar se o uso de mapas mentais e de jogos auxiliam na compreensão dos conteúdos revisionais; (ii) observar se o uso de outros espaços dentro do ambiente escolar, ou seja, sair da sala de aula, contribui para o foco do estudante; (iii) analisar se as estratégias favorecem o ensino na perspectiva inclusiva; (iv) observar a potencialidade da Sequência Didática (SD) para auxiliar na atenção de estudantes com TDAH e (v) refletir sobre a construção e o desenvolvimento de minhas práticas como professora para o aprendizado desses estudantes. Para alcançarmos estes objetivos, buscamos responder a seguinte questão de investigação: qual a potencialidade de utilizar diferentes estratégias para manter o foco do estudante com TDAH, possibilitando a organização dos conteúdos e a aprendizagem em uma perspectiva de educação matemática inclusiva? Para isso, utilizaremos uma sequência didática como metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática por meio de mapa mental, uso de jogos e utilização de outros espaços da escola, além da sala de aula. Temos como estratégias de construção dos dados, a partir da prática desenvolvida para auxiliar as pessoas com TDAH no âmbito escolar, a observação do uso e da construção do mapa mental, dos jogos e o sair de sala de aula.  As informações estão em forma de relatos, figuras, fotografias e anotações de diário de campo. A partir dos dados construídos, a análise foi feita por narrativas descritivas por meio das observações, imagens e relatos feitos no diário de campo da pesquisadora. As considerações indicam que o uso de mapas mentais auxiliam na organização dos conteúdos matemáticos, apesar dos estudantes demonstrarem uma resistência no início da construção. O uso de jogos contribui para o aprendizado, para socialização e inclusão em um ambiente lúdico. Percebemos também que sair de sala para estudar matemática em outros ambientes escolares se fez necessário e possibilitou o foco, atenção, socialização e inclusão dos estudantes com TDAH, em ambientes que continham mesas circulares e bancos que os estudantes tinham mais proximidade.

2022
Descrição
  • GRALCIANE DUTRA ALVES
  • UMA INVESTIGAÇÃO DAS ELABORAÇÕES CONCEITUAIS DE DERIVADA DIRECIONAL EM SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM

  • Data: 20/12/2022
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  • A presente pesquisa foi realizada de modo remoto com os estudantes de Cálculo II, de uma instituição do ensino superior no Sul de Minas Gerais, a questão de investigação foi “Que elaborações conceituais os estudantes de Cálculo II produzem a respeito da derivada direcional quando esse conceito está envolvido com a exploração dos nexos conceituais em atividades com o uso do software Geogebra 3D?” Com o objetivo de analisar a visão dos estudantes em relação derivada direcional e suas experiências com o software geogebra, desenvolver uma compreensão da teoria lógico- histórico para trabalhar com SDA para poder assim analisar a compreensão do conceito e a partir daí explorar os nexos conceituais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa possui um caráter exploratório, e os sujeitos envolvidos na pesquisa a pensarem sobre suas experiências. A partir de uma Situação Desencadeadora de Ensino (SDA) utilizando o software Geogebra busca verificar a construção do conceito e analisar os nexos conceituais envolvidos.

  • GABRIEL HENRIQUE GERALDO CHAVES MORAIS
  • NATUREZA DA CIÊNCIA, GALILEU E O ENSINO DA REVOLUÇÃO COPERNICANA.

  • Data: 16/12/2022
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  • Nos últimos anos diversas pesquisas  em ensino de ciências evidenciam a relevância do papel desempenhado pela HFC no ensino e aprendizagem das ciências. Buscando melhorar a compreensão do desenvolvimento científico e propor discussões sobre conceitos astronômicos, este trabalho apresenta reflexões a respeito da “natureza da ciência” (NdC). Para tal, estudamos o período da revolução copernicana e a obra de Galileu Galilei, selecionamos e construímos textos com potencial pedagógico para a construção de uma sequência didática para aulas de Física e Astronomia para o nono ano do ensino fundamental II. Nestas atividades, além de discussões sobre  aspectos da história da revolução copernicana, discutimos aspectos culturais, políticos e econômicos da época, promovemos debates sobre os modelos geocêntrico e heliocêntrico. Posteriormente, discutimos textos que apresentam o personagem Galileu sob duas perspectivas: de um lado um  herói perseguido pela igreja e por outro lado um cientista com artimanhas de convencimento de suas idéias. Durante a intervenção pedagógica, realizada na Cooperativa de Ensino de Bambuí, coletamos os dados através de questionários semi estruturados, caderno de anotações do professor e gravação dos encontros online. Buscamos com estes dados analisar e problematizar percepções dos alunos sobre NdC. Categorizamos estas respostas sob a luz de concepções filosóficas como o relativismo ingênuo, o posicionamento empírico-indutivista, o racionalismo e o realismo. Observamos nos dados colhidos indícios de concepções de senso comum sobre o desenvolvimento científico, como por exemplo, a crença em um método científico rígido e infalível, interpretado como uma prova e representado idealmente como um algoritmo, a noção de cientistas serem gênios isolados da sociedade e a percepção das teorias científicas se desenvolverem por meio da razão pura, ou por dedução a partir de princípios que são conhecidos a priori. No decorrer das atividades, através dos debates, da leitura e discussão sobre os textos, problematizamos estas concepções. Por fim, concluímos que esta intervenção pedagógica funciona como problematizadora destas concepções do senso comum e auxilia na compreensão da história podendo proporcionar uma visão e um entendimento mais adequado do mundo à sua volta.  Por fim, ressaltamos que construir um material como este, apesar de trabalhoso, é fundamental para uma formação mais ampla e contemporânea do professor.

  • ALEXANDRE PEREIRA DANTAS
  • A CONSTRUÇÃO DE UMA CASA COMO TEMA PARA DISCUSSÕES SOBRE ÉTICA EM UMA AULA DE CIÊNCIAS.

  • Data: 14/12/2022
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  • Inspirado nas tradições das pesquisas que envolvem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA), este trabalho averiguou se uma sequência de atividades que visam tomadas de decisões auxilia na problematização de visões de ética dos estudantes, em especial o egoísmo ético. Para isso, realizamos estudos sobre ética e, utilizando a estratégia de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), planejamos quatro atividades que colocaram os participantes a escolher materiais de construção de uma casa. As atividades foram desenvolvidas com Calouros do curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) na disciplina de Projeto Integrado I: Interdisciplinaridade. Coletamos dados através de produções escritas, da gravação dos encontros síncronos e entrevistas realizadas entre as atividades. Como forma de análise, fizemos agrupamentos de palavras chaves que indicassem a consideração moral presente nas escritas e analisamos as gravações dos debates ocorridos nos encontros síncronos e entrevistas, com a finalidade de classificar as tendências dos estudantes, utilizando como categorias algumas teorias ético normativas, tais como utilitarismo, ética kantiana e ética das virtudes, além de ontologias morais: individualismo, antropocentrismo, antropocentrismo seletivo e biocentrismo. Observamos na turma uma predominância de posições próximas ao antropocentrismo, com menos casos de egoísmo e individualismo, na primeira atividade. Conforme os encontros síncronos ocorreram, essas tendências se transformaram predominantemente em biocentrismo ao término das quatro atividades. Desta forma, consideramos que a sequência de atividades mostrou-se eficaz em promover a problematização de posturas  éticas dos estudantes. Além disso, a atividade demonstra potencial educacional ao estimular a empatia e reflexões sobre políticas públicas, ética, condições de trabalho e sustentabilidade. Por fim, ressaltamos o caráter problematizador de preconceitos da sequência de atividades proposta, uma vez que além de trazer esse debate à tona, proporcionou a superação de preconceitos próprios do autor.

  • ADRIELLY ANTONIA SANTOS GOMES
  • O PROCESSO DE INSERÇÃO DA PRIMEIRA ESTUDANTE SURDA EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO SUL DE MINAS.

  • Data: 29/11/2022
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  • A presente pesquisa de caráter qualitativo teve por objetivo “analisar os aspectos de inserção e permanência de uma mestranda Surda no programa de pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática de uma universidade no Sul de Minas”. Para a constituição dos dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com o corpo docente, a monitoria, o intérprete, a estudante Surda e uma representante do programa de acessibilidade da universidade. Também foram utilizados diários de campo redigidos ao longo das aulas do mestrado em que a estudante Surda esteve presente. As observações das aulas aconteceu no período de 13 de março de 2021 a 13 de agosto de 2021 de forma virtual por conta do cenário de pandemia causado pela COVID-19 e as entrevistas no período de 16 de junho de 2021 a 20 de agosto de 2021. Procuramos responder o seguinte questionamento: “que ações foram realizadas que pode contribuir para a inserção e permanência de uma estudante Surda que foi inserida em um programa de pós-graduação?.”. Para análise dos dados utilizamos a metodologia análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) e Mendes e Miskulin (2017). Com os dados transcritos e analisados para a qualificação chegamos a três pré-categorias de análise, sendo elas: os aspectos da Surdez: comunicação, grupo majoritário e o português como segunda língua; a prática docente e os recursos didáticos utilizados para incluir uma Surda na pós-graduação; ações desenvolvidas pela universidade para contribuir no processo de inserção e permanência de uma mestranda Surda, o intérprete, as políticas de inclusão e o cenário pandêmico.

  • ELAINE APARECIDA LEANDRO DOS SANTOS
  • CAMINHOS PARA A INCLUSÃO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).

  • Data: 27/10/2022
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  • A inclusão de estudantes autistas tem sido frequente em nossas salas de aulas. A educação especial auxilia no processo de promover metodologias que possibilitem a inclusão destes estudantes. Em paralelo à inclusão nos espaços escolares, torna-se importante a reflexão deste assunto na formação de professores. O objetivo desta pesquisa foi identificar quais as percepções de professores que lecionam matemática para estudantes autistas em relação à inclusão dos mesmos em suas salas de aulas. Como forma de analisar tais percepções, buscamos responder à seguinte pergunta de investigação: De que maneira professores de matemática percebem em suas práticas acerca da inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em suas salas de aula. Para respondermos nossa questão de investigação, desenvolvemos uma oficina com professores de licenciatura em Matemática e Pedagogia intitulada “O autismo na Formação de Professores”. A partir das experiências e falas desses professores, pudemos compreender as suas percepções. O trabalho em questão tem cunho qualitativo, de caráter exploratório. Nossa pesquisa foi embasada na teoria histórico-cultural de Vigotski, e, para a análise de nossos dados, nos apoiamos nos Núcleos de Significação que nos auxiliaram na identificação dos sentidos e significados expressos pelos participantes de nossa oficina. Os momentos de reflexões acerca da temática do autismo possibilitaram que os professores pudessem compartilhar suas experiências e perceber que outros também dividem os mesmos anseios no dia-a-dia escolar. Neste sentido, destacamos a importância de espaços formativos onde possa haver reflexão e discussão no que se refere à inclusão de estudantes autistas nas salas de aulas, de modo que a ocorrência desses espaços possa colaborar cada vez mais com as práticas escolares desses professores em nossas escolas.

  • MARIA REGINA FONSECA GUIMARÃES
  • LEI DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA NAS TDIC E NAS METODOLOGIAS ATIVAS

  • Data: 24/10/2022
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  • Este trabalho apresenta uma sequência didática (SD) para o ensino/aprendizagem da lei de indução eletromagnética, fundamentada no socioconstrutivismo, utilizando metodologias ativas e TDIC. O trabalho foi motivado pela necessidade, cada vez maior, de promover o desenvolvimento da cultura científica nos estudantes. A sequência foi desenvolvida com duas turmas do 3º EM, de um colégio militar no sul de Minas Gerais. O tema escolhido para as aulas costuma ser cobrado no ENEM e é um conteúdo em que os alunos invariavelmente apresentam dificuldades. A escolha das metodologias atendeu às sugestões e interesses dos próprios alunos, que responderam anonimamente a um questionário. A pesquisa foi de cunho qualitativa, do tipo exploratória, e teve como objetivo, a partir das respostas elaboradas pelos estudantes, verificar a potencialidade das atividades propostas na SD, na promoção do conhecimento. A análise dos dados buscou identificar se as aulas conseguiram promover o desenvolvimento da alfabetização científica e autonomia dos alunos para observar o cotidiano, identificando e sabendo explicar o princípio de funcionamento de diferentes usinas geradoras de energia elétrica, baseadas na indução eletromagnética. Além disso, também se buscou avaliar se a sequência conseguia promover o desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas do tipo dos propostos pelo ENEM.

  • LUCÉLIA DE SOUZA ANDRADE
  • AS CONCEPÇÕES DE DOCENTES ACERCA DA MODELAGEM MATEMÁTICA.

  • Data: 30/06/2022
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  • A Modelagem Matemática é uma metodologia de ensino que busca, entre outras perspectivas, relacionar o que é aprendido na sala de aula com o cotidiano de estudantes. Esta  pesquisa tem como objetivo geral compreender  percepções que docentes atribuem as possibilidades da Modelagem Matemática em seus Campos de Integração Curriculares, e por objetivos específicos a) Compreender a percepção de docentes sobre o que é a Modelagem Matemática. b) Avaliar as principais contribuições que os módulos formativos de um curso sobre Modelagem Matemática poderão oferecer às  professoras e aos professores em termos de reconstrução de suas práticas. Nessa perspectiva, busca-se responder à questão de investigação: “Que percepçõesão  docentes atribuem as possibilidades de desenvolver estratégias da Modelagem Matemática com suas turmas?”. A pesquisa foi realizada com enfoque qualitativo. Os dados da pesquisa foram constituídos a partir das transcrições dos diálogos estabelecidos durante osdnos Módulos Formativos do Curso Modelagem Matemática na Educação Integral: desafios e possibilidades, dois questionários, uma nuvem de palavras e as anotações do diário de campo da pesquisadora. A análise dos dados foi está sendo inspirada na Análise de Conteúdo. Identificamos duas categorias: Reflexões sobre as Perspectivas e Concepções sobre a Modelagem Matemática e Reflexões acerca de assuntos que podem influenciar a Prática Docente. Concluímos que Modelagem Matemática está relacionada com a realidade do aluno,  também identificamos que ela pode contribuir para despertar o senso crítico dos e  das estudantes e que ela possa estar ligada a temas transversais, salientamos a perspectiva de que os participantes identificaram a Modelagem como uma alternativa possível de ser trabalhada. 


  • GRAZIELLA EMILIORELI
  • O SIGNIFICADO DA ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EXPRESSO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA E PEDAGOGOS

     

  • Data: 22/06/2022
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  • A necessidade de explorar recursos metodológicos e acessíveis para trabalhar com estudantes com deficiência intelectual é assunto que faz parte do contexto escolar e nas últimas décadas vem sofrendo modificações para dar significado em relação à aprendizagem dos conteúdos básicos e socialização do indivíduo a ser incluído. O contexto educacional atual apresenta situações contraditórias acerca da inclusão, ofertando o ensino inclusivo sem que haja suporte necessário para seu atendimento. Nossa dissertação versa sobre a elaboração e execução de uma oficina de adaptação e construção de materiais de conteúdo de matemática, com seis encontros, que proporciona direcionamento e reflexão de um grupo de professores da educação básica formados em Matemática ou Pedagogia em torno das limitações e potencialidades do estudante com deficiência intelectual. Nosso objetivo foi o de “proporcionar a reflexão sobre o ensino inclusivo e despertar nos professores habilidades acerca da adaptação do conteúdo de matemática”. Para tanto, nos empenhamos em responder à seguinte questão direcionadora: Que significação é expressa por professores de Matemática e Pedagogos acerca do ensino inclusivo e à adaptação de materiais e conteúdos para estudantes com Deficiência Intelectual? Nos embasamos na visão teórica de Vigotski, e, assim, fundamentamos nossos objetivos e definimos nossas ações. Com uma abordagem qualitativa, utilizamos em nossa análise Núcleos de Significação para observarmos os dados coletados das reflexões dos professores em discussões sobre a deficiência intelectual e nos momentos práticos para adaptação de conteúdos de matemática. Desse modo, destacamos a importância da formação continuada do professor, em que as práticas de adaptação e a reflexão sobre a pessoa com deficiência venha fazer parte dessa construção profissional. E pudemos perceber que o contexto de trabalho em que o professor está inserido, bem como as ofertas de espaços formativos tendem a influenciar em suas Significações em relação ao ensino inclusivo e as práticas de adaptações curriculares.

  • SUELI APARECIDA VALIM MOREIRA
  • O ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL POR MEIO DE SITUAÇÕES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS

  • Data: 31/05/2022
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  • A presente pesquisa visou analisar o desenvolvimento do pensamento teórico por meio das significações produzidas por estudantes do 2º ano do Ensino Médio em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) do campo conceitual da Geometria Espacial, com ênfase no conceito de volume, sob a mediação de tecnologias digitais. Os objetivos específicos foram: investigar os sentidos e significados produzidos/negociados com/por estudantes nas SDA de conceitos geométricos a partir de uma perspectiva lógico-histórica; analisar as potencialidades de mediação das tecnologias digitais para o desenvolvimento do pensamento teórico. Realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, em uma escola estadual no Sul de Minas Gerais para responder a seguinte questão orientadora: Que elaborações conceituais os estudantes do Ensino Médio produzem a respeito de conceitos da Geometria Espacial em SDA mediadas por tecnologias digitais? A análise dos dados foi realizada a partir da constituição de núcleos de significação. Através dos sentidos e significados negociados de forma coletiva foi possível obter os seguintes núcleos de significação: produção de sentidos e significados negociados acerca de nexos conceituais formaram o conceito de volume; os estudantes entraram em atividade de estudo mediatizados pelas discussões coletivas.

  • ANDERSON SAMIA
  • CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

  • Data: 25/04/2022
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  • Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a Modelagem Matemática pode contribuir para o ensino e a aprendizagem de Matemática para discentes de um curso de Administração de uma faculdade privada de Ensino Superior do Sul de Minas. Para tanto, trabalhamos com uma turma do 3º período, do curso de Administração, composta por dezoito estudantes. A pesquisa tem caráter qualitativo referenciado pela Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica. Para constituição dos dados da pesquisa, foram realizadas entrevistas individuais e coletivas com a turma, devido à pandemia de COVID-19, esses encontros foram viabilizados a partir de ferramentas tecnológicas como o Google Meet que é uma sala virtual de comunicação por vídeo, o WhatsApp que é um aplicativo de mensagens instantâneas para Smartphones, a plataforma BlackBoard que é uma plataforma interativa com tecnologias educacionais e troca de e-mails. Foi produzido, durante a pesquisa, um produto educacional que tem a finalidade de servir para docentes de matemática e demais interessados que pretendam utilizar a Modelagem Matemática em suas práticas. Para análise dos resultados, inspirada na análise de conteúdo, foram elencadas três categorias: (a) Relação do conhecimento matemático com situações problema; (b) Formação cidadã para tomada de decisão de problemas matemáticos e não matemáticos; (c) Autonomia crítica e desenvolvimento de competências. Com os resultados obtidos nesta pesquisa, podemos verificar a contribuição que a Modelagem Matemática pode oferecer para o ensino e a aprendizagem da Matemática no Ensino Superior. Defendendo com isso, as potencialidades da Modelagem Matemática para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem de Matemática em sala de aula à luz da Educação Matemática Crítica. 

  • ANA CLARA DIAS BERNARDINO DE AVELAR
  • A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E O SOFTWARE SCRATCH: PERCEPÇÕES DE DOCENTES EM UMA PRÁTICA FORMATIVA

  • Data: 28/02/2022
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  • Na presente pesquisa buscamos responder à questão de investigação: “Que potencial pedagógico o software Scratch pode apresentar para a Educação Matemática Inclusiva na perspectiva de docentes que participaram de um curso de extensão?”. Temos por objetivo “investigar os saberes produzidos por docentes no contexto do uso do software Scratch como recurso para as aulas de Matemática na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva”. Utilizamos como suporte teórico a teoria histórico-cultural, os fundamentos de defectologia e referências no campo da Educação Matemática Inclusiva. A pesquisa foi realizada com um enfoque qualitativo, utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo no contexto prático da pesquisa, cujos dados foram construídos em um Curso de Introdução ao Scratch na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva, que ocorreu exclusivamente de forma remota. O público-alvo do curso foi tanto a pesquisadora (prelecionista do curso), quanto docentes que ensinam ou ensinaram Matemática nas escolas públicas de cidades no sul de Minas Gerais, no Ensino Fundamental e Médio. Os instrumentos de constituição dos dados incluíram gravações (de áudio e imagem) das aulas por videoconferência, registros escritos, registros orais, questionário, entrevista semiestruturada e diário de campo da pesquisadora. Foram elencadas duas categorias de análise: (1) Possibilidades de utilização do software Scratch na perspectiva inclusiva; (2) Desafios para a utilização do software Scratch na perspectiva inclusiva. Os dados indicaram percepções de docentes sobre as potencialidades do Scratch para o ensino de Matemática na perspectiva inclusiva e sobre os desafios para a utilização desse software em sala de aula

  • CONRADO JENSEN TEIXEIRA
  • A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DA ESSÊNCIA DO OBJETO DA ATIVIDADE DE ENSINO

     

  • Data: 28/02/2022
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  • O objeto de investigação nesta pesquisa foi a organização de ensino proposta a partir da UD. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem a seguinte questão como orientadora da investigação: Que implicações a compreensão da essência do objeto da atividade de ensino tem para a organização do ensino de Trigonometria? Para responder esta questão, buscou-se analisar as potencialidades de uma unidade didática para o desenvolvimento da Trigonometria, elaborada utilizando-se a unidade dialética lógico-histórico como metodologia. Para melhor conduzir a evolução da pesquisa, definiu-se os seguintes objetivos específicos: analisar os sentidos pessoais do professor/pesquisador; analisar o movimento do pensamento (empírico ao concreto, do geral ao particular) objetivado na unidade didática; analisar os elementos de mediação produzidos pela cultura humana que podem desencadear o processo de significação e contribuir para o avanço do pensamento teórico em Trigonometria; analisar como as necessidades históricas para o desenvolvimento da Trigonometria contribuíram para a composição das Situações Desencadeadoras de Atividade (SDA), cuja intencionalidade é mobilizar os nexos conceituais do campo de conceitos da Trigonometria, suscitar a atividade de aprendizagem e criar zonas de desenvolvimento iminente. Como suporte teórico para a investigação tem-se a teoria histórico-cultural de Lev Semenovich Vigotski, a Teoria da Atividade de Alexei N. Leontiev e a teoria do Ensino Desenvolvimental de Vasili Vasilievich Davidov. A captação dos dados foi realizada por gravações de orientações, notas de estudo e reflexões pessoais. Por sua vez, definiu-se os conceitos do materialismo histórico-dialético como proposta metodológica para a análise e interpretação dos dados da pesquisa.

  • NILVANA MORETI FERREIRA ROSA
  • EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DE UM GRUPO DE DISCUSSÃO REFLEXÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.

  • Data: 25/02/2022
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  • Este trabalho, de abordagem qualitativa, tem como objetivo principal evidenciar os desafios de docentes de Matemática ao desenvolverem à docência em meio ao Ensino Remoto Emergencial durante a Pandemia da COVID-19. A partir disso, propõe-se responder a seguinte questão de investigação: “Que sentidos são atribuídos por docentes de Matemática às suas experiências de formação e experiências profissionais no âmbito do Ensino Remoto Emergencial?”. Buscando respostas para essa questão, elegeu-se os seguintes objetivos: I) identificar as estratégias desenvolvidas pelos docentes de Matemática, que atuam na Educação Básica, durante o período de trabalho caracterizado como Ensino Remoto Emergencial; II) compreender como os docentes percebem a sua formação, os acontecimentos e as experiências no período de Ensino remoto Emergencial; III) compreender como a trajetória de formação, de atuação profissional e de realização da pesquisa constituiu-se em desenvolvimento profissional da pesquisadora. Tais discussões estão pautadas em estudos sobre Experiência, Saberes Docentes e Formação de Professores. Foram utilizadas três ferramentas para a produção dos dados: Diário de campo, Grupo de Discussão/Reflexão e Memorial de formação. Ao todo, três professoras e um professor atuantes durante o Ensino Remoto foram convidados para narrarem as suas experiências no Grupo, que foram transcritas e analisados à luz da Análise de Narrativa. Além disso, o memorial de formação da pesquisadora foi utilizado como fonte de dados na análise de sua trajetória formativa. Identificou-se que o processo educativo no Ensino Remoto Emergencial foi desafiador, uma vez que todos os problemas educacionais estruturais foram reforçados, desvelados e/ou ampliados durante esse período. Dentre os desafios, evidenciou-se: o uso de tecnologias, as interações com os estudantes e familiares e a prática pedagógica no ambiente virtual. Destaca-se que, apesar das  dificuldades enfrentadas, os professores se mostraram resilientes e corajosos. No que tange aos saberes docentes foi possível identificar, que principalmente, os saberes experenciais constituídos antes da Pandemia, nem sempre convergiram com as necessidades que surgiram no Ensino Remoto, no entanto, novos saberes foram constituídos. Os professores destacaram como alguns aspectos de suas práticas constituíram-se em Experiências.

  • DÉBORA RESENDE PEREIRA BARBOSA
  • AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


     

  • Data: 25/02/2022
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  • A presente pesquisa, de cunho qualitativo, está inserida no campo da Educação Matemática, mais especificamente na área das práticas pedagógicas e formação docente na perspectiva da Educação Inclusiva. Temos por objetivos: 1) conhecer a trajetória de formação de professoras e professores que ensinam Matemática na perspectiva inclusiva e 2) analisar as práticas docentes realizadas por professoras e professores que ensinam Matemática ao trabalhar com estudantes com Deficiência Intelectual. Buscamos responder à questão de investigação: que percepções professoras e professores de Matemática têm sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática com estudantes com Deficiência Intelectual? Para alcançar os objetivos traçados e responder a questão de investigação foi desenvolvido um curso intitulado “Roda de Conversa Virtual: A Matemática e a Deficiência Intelectual - compartilhando experiências” com três professoras e um professor de Matemática do sul de Minas Gerais que trabalhavam ou trabalharam com estudantes com Deficiência Intelectual em uma perspectiva Inclusiva. O curso teve como metodologia a perspectiva de grupo de discussão (WELLER, 2006) com duração de trinta horas, distribuídas em quatro encontros síncronos desenvolvidos no Google Meet e três assíncronos utilizando o Campus Virtual de uma Universidade Pública Federal. Os instrumentos utilizados para a constituição dos dados foram os gravadores de tela e voz, diário de bordo e os registros reflexivos. Como sustentação teórica apoiamo-nos nos saberes docentes e o ensino e aprendizagem na perspectiva histórico cultural de Vygotsky (2000, 2003, 2007) que serviram de subsídios para a análise. Optamos pela utilização de análise narrativa baseando-nos em Bertaux (2010) e Bolivar, Domingo e Fernandez (2001). O estudo possibilitou que observássemos as várias estratégias utilizadas por docentes que ensinam Matemática para a inclusão escolar e a aprendizagem significativa de conceitos matemáticos. Nosso estudo apontou que a utilização de materiais manipulativos como material dourado, palitos de picolé, jogos e o uso de TICs, quando disponíveis, podem ser importantes ferramentas para o ensino e aprendizagem de Matemática para estudantes com Deficiência Intelectual.

  • PHELIPE JÚNIOR DE GÓIS
  • DILEMAS ÉTICOS ENVOLVENDO A PRODUÇÃO DE ARMAS NUCLEARES EM UM JOGO DIDÁTICO

  • Data: 25/02/2022
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  • Esta pesquisa envolve a produção de um jogo didático que articula estudos sobre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e História e Filosofia da Ciência (HFC). Esse jogo aborda a história da Física Nuclear, no período da segunda guerra mundial, com foco em questões éticas vivenciadas pelos cientistas envolvidos nos acontecimentos do processo de criação de armas nucleares. Os dilemas éticos vivenciados pelos cientistas serão propostos para os estudantes, ação que pode contribuir com a educação CTSA, pois tratam de assuntos de grande relevância social. Nesse sentido a ética e a educação CTSA mostram uma possível potencialidade na formação de um cidadão crítico que visa contribuir com o meio no qual ele faz parte. O jogo está inserido em uma sequência didática composta por  sete aulas. O principal objetivo desta pesquisa é investigar as visões dos jogadores, sobre os dilemas éticos envolvendo os físicos na criação armas de nucleares. As ferramentas de coleta de dados são: questionários, caderno de anotações do docente, gravação dos encontros online. Inicialmente, esta proposta foi pensada para o segundo ano do ensino médio, mas pode ser facilmente adaptado para qualquer nível de ensino. As análises de dados serão feitas com base nas teorias éticas presentes no ramo de estudo da Filosofia Moral. Por causa da pandemia de COVID-19, adaptamos a intervenção didática para ser utilizada de forma remota, transformando o jogo que era pra ser jogado em sala de aula em um jogo de computador, tivemos também que alterar o nosso público de pesquisa, passando ser
    estudantes do ensino superior de um curso de licenciatura em Física. 

  • SUHELEN SALES SOUTO SOUZA
  • RELAÇÕES COM O SABER MATEMÁTICO EM UM PROCESSO DE FORMAÇÃO COMPARTILHADA COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Data: 24/02/2022
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  • A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo investigar se as (re)significações nas relações que professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais estabelecem com o saber disciplinar mobilizado para se ensinar Matemática, em um processo de formação compartilhada, podem suscitar a Atividade Docente. Temos como questão de investigação: Que relações estabelecidas com o saber matemático na Atividade Docente possibilitam o desenvolvimento profissional docente? Para isso, nos propomos: (1) analisar a relação que as professoras estabelecem com os saberes matemáticos mobilizados ao longo da sua trajetória de formação e profissional e (2) identificar as (re)significações das relações estabelecidas com os saberes matemáticos desenvolvidas na Atividade de Formação. A proposta foi fomentar um curso de extensão com encontros presenciais que ocorreram no período de outubro a dezembro de 2019, no qual as participantes da pesquisa foram professoras do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola da rede privada localizada no interior de Minas Gerais. Este curso foi organizado de forma a problematizar alguns mitos que envolvem a Matemática e o ensino da Matemática, além de propor situações que possibilitassem que as professoras estivessem em Atividade Docente, que propomos como a unidade entre a Atividade de Ensino e a Atividade de Formação, a práxis pedagógica. Os instrumentos de análise utilizados foram os registros orais obtidos por gravadores de voz e os memoriais produzidos pelas professoras, além do diário de campo da pesquisadora. Pautados na perspectiva histórico-cultural, utilizamos para a análise dos dados da pesquisa os núcleos de significação para a apreensão da constituição dos sentidos constituídos pelas participantes, formando os núcleos de significação Relação com os saberes docentes e Atividade de Formação. A partir desses núcleos, buscamos entender como as professoras concebiam a Matemática e propomos discussões para a reflexão de certos mitos em torno da Matemática. Buscamos identificar ainda, a relação com os saberes matemáticos mobilizados pelas professoras na Atividade de Formação, identificando medo, inferioridade, domínio e desafeição, todas relacionadas com vivências que as professoras tiveram quando ainda eram estudantes da educação básica. Na Atividade de Formação, as professoras refletiram sobre suas práticas e na dificuldade que seus alunos podem enfrentar ao estudarem o sistema decimal, caracterizando movimento dialético com a Atividade de Ensino, constituindo assim a Atividade Docente.

  • ANA CAROLINY MARTINS FONSECA
  • PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS PELOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO LONGO DE AULAS ENVOLVENDO A ABORDAGEM DO TEMA INSUMOS AGRÍCOLAS E MEIO AMBIENTE

  • Data: 24/02/2022
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    A Química é uma das disciplinas presentes no currículo básico escolar que, em diversas ocasiões, é considerada de difícil compreensão pelos estudantes. Nesse sentido, diferentes estratégias de ensino têm sido pensadas e desenvolvidas com o objetivo de superação das dificuldades e pré- concepções relacionadas à Química, e também de modo a promover uma maior participação do aluno na construção do conhecimento. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo investigar se uma Sequência de Aulas (SA) sobre insumos agrícolas e meio ambiente contemplando as estratégias estudo de caso, experimentação e júri químico pode contribuir para a promoção da Alfabetização Científica (AC) e manifestação de habilidades cognitivas dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Essa SA foi composta por 13 aulas, nas quais foram abordados os conceitos químicos correlacionados no entendimento de solubilidade. Para a análise dos dados obtidos foram transcritos alguns trechos das aulas para a realização de reflexões sobre a SA; analisado a narrativa do caso, verificando se o mesmo é ou não um bom caso; categorizado as perguntas e respostas dos alunos fornecidas aos questionários prévio e pós, e das atividades desenvolvidas durantes os experimentos 1, 2 e 3 quanto ao nível cognitivo e ao nível de alfabetização científica. Baseado nos dados analisados pode-se concluir que as estratégias desenvolvidas ao logo da SA auxiliaram os alunos a manifestarem diferentes habilidades cognitivas, pois muitos passaram do nível N1 para N2, do N2 para N3 e teve ainda, quem passou do N3 para N4. Observou-se também que a maioria das respostas dos alunos foram classificadas como sendo de alfabetização científica nominal e funcional, uma vez que as atividades experimentais nem sempre apresentaram características investigavas, contribuindo para esse resultado. Isso mostra uma evolução, porém, foram poucos alunos que tiveram suas respostas classificadas, principalmente no questionário pós, no nível N4. Percebe-se também, que o nível cognitivo N1 tem relações com não alfabetizado cientificamente e com alfabetização científica nominal; que o nível cognitivo N2 tem relações com alfabetização científica nominal e que o nível cognitivo N3 tem relações com a alfabetização científica funcional. Além disso, notou-se que o estudo de caso, foi uma estratégia que estimulou os alunos a participarem da SA, e que levou os alunos a realizarem reflexões, auxiliando-os nas aulas experimentais a fazerem generalizações, podendo assim construírem seus argumentos, que foram apresentados na aula do júri químico. Espera-se que esse trabalho possa trazer contribuições para a área de ensino de química e a atuação docente em sala de aula.


  • BRUNA DE MELO ALVES
  • UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA UTILIZANDO A MÁGICA COMO ELEMENTO MOBILIZADOR.

  • Data: 23/02/2022
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    O presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma atividade didática que busca tornar aulas de física mais engajadas, utilizando uma abordagem de ensino por investigação que parte de truques de mágica junto a alunos do Ensino Médio. Por meio da participação em um “show de mágica”, os alunos vivenciaram oportunidades para levantar hipóteses e testar suas ideias sobre os truques observados. Enquanto pesquisa, o trabalho possui as seguintes questões: o ensino por investigação proposto, a partir da mágica, tem potencialidade para contribuir com a Alfabetização Científica de estudantes? Além disso, a mágica mobilizou os estudantes a se envolverem na busca por explicações dos fenômenos? O referencial teórico é constituído, principalmente, a partir de obras que abordam o Ensino por Investigação e a Alfabetização Científica. A metodologia segue a linha qualitativa e a perspectiva de estudo de caso, analisando o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) junto a alunos de uma escola privada do interior de Minas Gerais, com o objetivo de identificar indícios de AC no desenvolvimento de uma SD que propõe a mágica como elemento de mobilização. Além disso, se a mágica realmente teve papel mobilizador, para os estudantes, na busca de explicações para os fenômenos observados. Foram analisados os indicadores de Alfabetização Científica (SASSERON, 2008) durante o processo de apropriação do conhecimento de temas relacionados ao Eletromagnetismo, analisando as discussões orais, a partir da gravação de aulas e transcrição das falas, e um questionário individual feito pelos alunos ao final do processo. A partir dos resultados, foram evidenciados os indicadores de Alfabetização Científica presentes nas aulas e também a mobilização dos alunos em relação ao uso da mágica para o ensino de física, além das sugestões feitas em relação as possíveis melhorias para a aplicação da Sequência. Com isso, esperamos que a sequência possa servir como referência e inspiração a outros e a outras docentes.


  • ZILDA DE CARVALHO MARANI ALTOMARE
  • SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA AO PROCESSO DE FORMAÇÃO NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Data: 21/02/2022
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  • A pesquisa é de cunho qualitativo com intuito de discutir a formação acadêmica do estudante de Licenciatura em Matemática, que tiveram a oportunidade de vivenciar a prática escolar durante sua formação acadêmica inicial no Programa de Residência Pedagógica. Pretende-se responder a seguinte questão: Que sentidos são produzidos por futuros professores de Matemática ao processo de formação docente ao participar do programa de Residência Pedagógica? Os objetivos a serem alcançados são: 1. identificar indícios de experiências marcantes na formação; 2.  identificar, na narrativa dos futuros professores, as práticas desenvolvidas durante o programa que foram marcantes; 3. compreender o processo de desenvolvimento profissional da preceptora 4. Elaborar um produto educacional de acordo com o que foi evidenciado na pesquisa. Para tanto, o trabalho tem como sujeitos de pesquisa nove Licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Lavras, Lavras – MG, participantes do Projeto de Residência Pedagógica. A produção dos dados foi constituída a partir do diário de campo e das narrativas produzidas nas entrevistas narrativas e do grupo de discussão/reflexão. Ao narrarem as suas histórias, os Residentes refletiram sobre as suas experiências e evidenciaram os sentidos que naquele momento atribuíram às suas experiências. Sentidos, produzidos a partir de outros sentidos. Os resultados das análises dos relatos coletados sinalizam que os sentidos atribuídos pelos Residentes apontam para a importância de Programas que tenham o objetivo de propiciar aos Licenciandos o contato com a sala de aula ainda na formação inicial, tal como a Residência Pedagógica. Dessa forma, a participação na RP contribuiu para que os Residentes desenvolvessem processos importantes para a futura profissão docente, tais como, a escrita reflexiva tendo como enfoque a própria prática, a docência compartilhada e a metodologia de projetos de aprendizagem.

  • JOCIONE APARECIDA MARMONTELO
  • ENSINO DE MATEMÁTICA PARA SURDAS E SURDOS: CONTRIBUIÇÕES DE DOCENTES DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.


  • Data: 10/02/2022
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  • A inclusão educacional de estudantes Surdas e Surdos tem sido alvo de discussões entre educadoras, educadores, pesquisadoras e pesquisadores. No Brasil, a atual Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva tem por objetivo assegurar que essa inclusão aconteça. Uma das ações dessa política é a oferta do Atendimento Educacional Especializado que trata da busca por uma formação integral através do apoio pedagógico disponibilizado no contraturno escolar. Essa ação visa auxiliar a estudante e o estudante com deficiência no seu processo educacional, identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dessas e desses estudantes. A presente pesquisa tem por objetivo investigar e analisar as ações, as intervenções e as estratégias didático-pedagógicas que as professoras de um Centro de Atendimento Educacional Especializado desenvolvem para a complementação da formação Matemática com estudantes Surdas e Surdos. A abordagem metodológica empregada foi a qualitativa. A análise dos dados utilizada foi a “Análise de Conteúdo”, através de uma percepção interpretativo-compreensiva dos dados coletados nas entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras que ensinam Matemática em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Também utilizamos a estratégia da análise documental para os planos de aula, cadernos de itinerância escolar, relatórios de atividades e planejamentos construídos e utilizados desde 2010. Os dados abordaram os depoimentos referentes às experiências e às estratégias didáticas utilizadas pelas professoras entrevistadas. Foram enumeradas três categorias de análise: (1) Estratégias didático-pedagógicas; (2) Processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e (3) a parceria entre o Atendimento Educacional Especializado e a Escola Comum. A partir dos resultados obtidos, produzimos um Livreto contendo orientações e sugestões didático-pedagógicas para professoras, professores e profissionais que atuam na educação de Surdas e Surdos.

2021
Descrição
  • DÉBORAH TEIXEIRA MELO
  • A MANIFESTAÇÃO DE ELEMENTOS EPISTÊMICOS NA CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS CIENTÍFICOS INFORMADOS POR ESTUDANTES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO, DURANTE O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA.

  • Data: 30/11/2021
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  • Este projeto de pesquisa tem como proposta, o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino  Investigativa, cujo público-alvo é estudantes de Química, do segundo ano do Ensino Médio,  de uma Escola Estadual, situada em uma cidade do sul de Minas Gerais. A Sequência de  Ensino Investigativa visa, por meio da abordagem do Ensino por Investigação, discutir sobre  o agrotóxico glifosato, abordando conceitos químicos do conteúdo de soluções e aspectos  epistêmicos da argumentação científica, de modo que sejam promovidas condições para que  os estudantes construam argumentos científicos válidos; que construam o conhecimento  químico sobre soluções aquosas em níveis macroscópico, microscópico e simbólico, e sobre o  conhecimento científico relacionado ao uso do agrotóxico glifosato, de modo que possam  desenvolver habilidades para construir um argumento científico sobre o consumo desse  agrotóxico. Esta pesquisa apresenta características qualitativas, e a constituição dos dados será  realizada por meio de questionários prévios e pós, assim como pelas produções textuais dos  estudantes, e pelas análises das transcrições das gravações em áudio e vídeo. A análise dos  dados poderá possibilitar a inferência de relações entre a abordagem epistemológica da  argumentação no ensino de Química e a promoção de Alfabetização Científica, e possibilitará,  também, investigar possíveis contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem sobre  argumentação científica, quando são promovidas orientações diretas aos estudantes, sobre os  elementos epistêmicos constituintes de um argumento científico válido. Utilizando como  aporte teórico os aspectos epistêmicos para a validação de argumentos científicos propostos  por Sandoval e Reiser (2004), e as abordagens propostas por Bybee (1997) e Shwartz, Ben Zvi e Hofstein (2006) para a promoção de Alfabetização Científica, visa-se nesta pesquisa  obter respostas para a questão: de que maneiras se relacionam a construção epistêmica de  argumentos científicos e a promoção de Alfabetização Científica no ensino de Química na  Educação Básica? Objetivando investigar o processo de construção do conhecimento de  estudantes sobre os aspectos epistêmicos da argumentação científica e sobre o conceito de  soluções, e ainda, como esse processo pode ser relacionar com a promoção de Alfabetização  Científica. Espera-se obter resultados que possibilitem inferir uma relação positiva entre a  orientação explícita dos elementos epistêmicos para a construção de argumentos científicos  válidos e a promoção de Alfabetização Científica, de modo a contribuir com as demais  pesquisas na área de ensino de Ciências, que consideram a argumentação como uma  habilidade importante de ser desenvolvida.  

  • STÉFANNI CRISTINE SILVA

  • ANÁLISE DAS APROPRIAÇÕES DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO AOS NÍVEIS DO CONHECIMENTO QUÍMICO POR MEIO DO TEMA MINERAÇÃO

  • Data: 29/11/2021
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  • A construção de conhecimentos químicos, dentre os quais destacamos as concepções relacionadas às Transformações Químicas (TQ) e Transformações Físicas (TF), são fundamentais para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes (MINAS GERAIS, 2007; BRASIL, 2017, 2002). Porém, para que estes conhecimentos se desenvolvam, faz-se necessária a prática docente que incentive o aluno à autonomia e a reflexão acerca da realidade na qual participa, buscando compreendê-la através das perspectivas científica, tecnológica, social e ambiental (CTSA) (SANTOS, 2008). Assim, entendemos que a contextualização pode se tornar um ponto de partida, para que o professor desenvolva a construção de conhecimentos científicos juntamente com os estudantes. Porém, é necessário que contextualização e desenvolvimento do pensamento científico, sejam tomados com o mesmo valor na prática escolar, resguardando a formação integral do aluno, que poderá de fato utilizar da ciência para se posicionar perante situações de seu cotidiano (SILVA; MARCONDES, 2014). No que diz respeito à construção do pensamento científico em química, autores dentre os quais destacamos Machado (2000), ressaltam a dificuldade de construção destes conhecimentos pelos estudantes, principalmente em relação a compreensão do universo submicroscópico. Tal dificuldade evidencia a necessidade de que o professor, enquanto mediador do processo de ensino e aprendizagem, incentive seus alunos a observar os fenômenos macroscópicos e posteriormente, a realizar uma imersão no universo submicroscópico. Tendo em vista esta necessidade da construção adequada das concepções submicroscópicas relacionadas à química, bem como de promover um ensino contextualizado, o presente estudo foi proposto visando responder os seguintes questionamentos: De que maneira os alunos do ensino médio se apropriam dos níveis do conhecimento químico - macroscópico, simbólico e submicroscópico, relacionados as Transformações Químicas e Físicas, durante uma sequência de ensino investigativa (SEI) envolvendo a temática mineração? Que potencialidades e limites podem ser identificados na ministração de uma SEI sobre mineração para a formação crítica e reflexiva de estudantes? Assim, temos o objetivo geral, de investigar como ocorreu a apropriação dos níveis do conhecimento químico relacionados às TQ e TF, e suas relações CTSA, em estudantes do 2° ano do Ensino Médio durante o desenvolvimento de uma SEI que possui por tema a mineração. Para tal, durante a SEI ministrada, foram propostas atividades, onde os estudantes puderam representar seus conhecimentos sobre TQ e TF, por meio de desenho, escrita e diálogo, bem como apresentar suas reflexões acerca das relações CTSA possibilitadas pelo tema. Iniciamos realizando uma análise reflexiva sobre a SEI proposta, indicando aprimoramentos de acordo com as vivências possibilitadas pela prática docente. Também nos dedicamos a analisar as respostas dos estudantes a seis perguntas abordadas no decorrer da SEI ministrada para investigar suas compreensões sobre TQ e TF. Por fim analisamos as respostas a outras duas perguntas e as cartas elaboradas pelos estudantes, buscando compreender quais concepções CTSA alcançaram. Os materiais elaborados pelos estudantes foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). Por meio das categorias emergentes da análise, entendemos que a SEI ministrada possibilitou aos estudantes: reconhecer que a química pode ser explicada e compreendida por meio de seus três níveis do conhecimento, desenvolver habilidades em transitar nos três níveis para explicar as TQ e TF dos materiais e em especial pelos níveis submicroscópico e simbólico, no qual inicialmente tinham grande dificuldade; conscientização e tomada de decisões relacionadas a atividade mineradora, e o reconhecimento de impactos positivos e negativos da mineração na natureza e no desenvolvimento social e econômico.

  • MARCELA APARECIDA DE PAULA
  • INTEGRAÇÕES DIALÓGICAS E HABILIDADES COGNITIVAS: ANÁLISE DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO MÉDIO

  • Data: 26/11/2021
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    O ensino por investigação é uma abordagem que possibilita momentos de comunicação entre professor e estudantes. Assim, o desenvolvimento de sequências de ensino por investigação, pode promover interações dialógicas e de habilidades cognitivas no contexto de sala de aula. Nesse sentido, o presente trabalho é orientado pela seguinte questão de investigação: Que tipos de interações dialógicas deveriam ser promovidas em sala de aula, para o desenvolvimento de habilidades cognitivas de alta ordem pelos estudantes, por meio de uma sequência de ensino por investigação sobre ligações químicas? O objetivo dessa pesquisa é investigar como as interações dialógicas promovidas entre a professora e os estudantes, durante o desenvolvimento de uma sequência de ensino por investigação (SEI), podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas durante as aulas de Química. Para tanto, buscou-se analisar as interações dialógicas entre a professora e os estudantes em sala de aula, por meio de duas dimensões, verbais e cognitivas, utilizando as categorias de Souza (2008). Para analisar as habilidades cognitivas promovidas pelos estudantes, baseou-se nos níveis cognitivos propostos por Suart e Marcondes (2008). Para esta pesquisa, foram analisadas a setes aulas de uma SEI, intitulada por Materiais elaborada pela professora e pesquisadora dessa pesquisa, desenvolvida em uma escola da rede pública de uma cidade do Sul de Minas Gerais, para estudantes da primeira série do ensino médio. O conteúdo desenvolvido na SEI foi ligações químicas. As aulas foram gravadas em vídeo, depois transcritas e separadas em episódios de ensino. Apresenta-se a análise em episódios de ensino com a classificação das falas na dimensão interação verbal; na dimensão interação cognitiva e na habilidade cognitiva. Os resultados mostram que a SEI utilizada como material didático propiciou desenvolver aos estudantes aptidões como, por exemplo, falar, discutir, utilizar a criatividade, expor suas opiniões, já que a professora e os estudantes precisavam interagir, compartilhar ideias, analisar, fazer leituras e inferências. As análises dos resultados demonstraram que os estudantes participaram das aulas e das atividades propostas pela professora. Verificou-se que o desenvolvimento das interações verbais, Questionamento e Resposta foi o mais frequente e, dessa forma foi possível conhecer como se deram a interatividade da professora com os estudantes durante as aulas, por meio das questões elaboradas, das respostas e considerações manifestadas e dos momentos de leitura. Com relação às interações cognitivas, as de alta ordem foram principalmente feitas pela professora, como Questão de desequilíbrio e Síntese, resumo ou generalização. Já a manifestada pelos estudantes Resposta explicativa foi a de alta ordem mais evidenciada e, a de baixa ordem foram, em sua grande maioria, Questão fechada e Resposta informativa, ou seja, os estudantes manifestaram respostas e falas curtas e pouco elaboradas e sua maioria. Quanto às habilidades cognitivas, os estudantes também manifestaram níveis cognitivos de baixa ordem, N2 e N3. Dessa forma, eles estenderam o que precisava ser buscado, justificaram suas respostas selecionando e contrastando informações. Avalia-se que o estudo possibilitará a ampliação do conhecimento sobre a promoção de ambientes que potencializem as interações dialógicas entre professores e estudantes e o desenvolvimento de habilidades cognitivas de ordem mais alta.

  • LUANNA CRISTINA PATERNOSTER RAMOS
  • CONTRIBUIÇÕES PARA IDENTIFICAÇÃO DE PREDITORES DE PERMANÊNCIA E EVASÃO EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA

  • Data: 25/11/2021
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  • O presente cenário educacional nos permite vivenciar um crescimento considerável no número de alunos que ingressam nos cursos a distância no Brasil, sendo ofertados por instituições públicas e privadas. A EaD é constituída por diversas características e vista como possibilidade de proporcionar acesso à formação para aqueles que, de outra forma não poderiam obtê-la, a partir da utilização da internet e da implementação de novas ferramentas didático-pedagógicas virtuais. Várias pesquisas já foram e continuam sendo realizadas no âmbito desse tema sobre a perspectiva de analisar, por diferentes ângulos, os fatores que determinam o sucesso e o fracasso dos alunos de cursos a distância. Nesta investigação exploratória o problema é: que possíveis fatores influenciam na permanência de estudantes em cursos de licenciatura em matemática a distância?. A pesquisa tem por objetivo “investigar as percepções dos estudantes de um curso de licenciatura em matemática à distância sobre os fatores que influenciam a sua permanência, partindo do pressuposto que o sucesso na formação do estudante é essencial em programas de formação de professores”. A metodologia adotada será quantitativa e qualitativa, partindo da revisão sistemática, realizada em cooperação com outros pesquisadores, com amplitude de cinco anos, nos periódicos disponíveis no Portal Capes e Google Acadêmico. Com base nela, foram identificados fatores já conhecidos como subsidio para identificação de roteiro de entrevista, que foi realizada com os alunos matriculados, concluintes e evadidos do curso de licenciatura em matemática ofertado por uma instituição pública de Minas Gerais. Os resultados demonstraram que alguns dos preditores já conhecidos na literatura demonstraram serem importantes, porém não são fatores determinantes para a decisão de permanecer ou evadir, como por exemplo estar matriculado em um curso de primeira opção. Fatores relacionados ao a falta de relação entre a teoria e a prática, ao treinamento inicial, a qualidade e a organização do curso e as motivações pessoais demonstraram ser determinantes para o abandono. Com base nos dados desses alunos foi possível desenvolver a elaboração de uma oficina virtual cujo conteúdo foi elaborado a partir dos resultados da pesquisa e validado por um grupo de especialistas.

  • DAIANE MANOELINA LOPES FREITAS
  • CONTRIBUIÇÕES DO PIBID FÍSICA UFLA NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES.

  • Data: 19/11/2021
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  • Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, investigou a eficácia de utilizar os instrumentos pertinentes ao método (auto)biográfico, em nosso caso específico, os portfólios reflexivos e as narrativas das aulas, para verificar o processo de formação inicial dos sete licenciandos de Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e, da formação continuada da professora supervisora, pois sua história se entrelaça com as dos demais sujeitos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Física da UFLA. Metodologicamente, a pesquisa teve como base o método (auto)biográfico, tendo os instrumentos portfólios reflexivos e narrativas das aulas, como fonte de dados. Toda a produção dos dados ocorreu durante os dezoito meses de vigência do programa, iniciando com portfólios reflexivos no segundo semestre de 2018 e, complementando com as narrativas das aulas, após o início dos trabalhos na escola, em fevereiro de 2019. A questão investigativa é "É possível identificar contribuições do Pibid Física da UFLA à formação inicial e continuada, nos materiais produzidos pelos participantes?". Sendo os objetivos específicos: i) Identificar e analisar nos portfólios reflexivos e nas narrativas das aulas, contribuições do Pibid Física da UFLA na formação inicial e continuada dos licenciandos e dos professores envolvidos; ii) Evidenciar e analisar contribuições do programa Pibid Física da UFLA na identidade docente do professor supervisor. O referencial teórico apoia-se em estudos sobre as Políticas Públicas Educacionais (PPE), com ênfase no Pibid, estudos sobre o professor reflexivo tendo o método (auto)biográfico como ferramenta formativa e de reflexão, voltando-se especificamente para os portfólios reflexivos e as narrativas das aulas. Para a análise dos dados nos propusemos inicialmente a identificar os objetos de análise, o que estava presente para ser analisado e, nos baseamos na teoria de Schutze (2011) que nos permitiu criar quatro unidades temáticas:i) Reflexões sobre a importância do Pibid Física da UFLA para a formação inicial e continuada; ii) Dificuldades e desafios relacionados à docência; iii) Experiências vividas, aprendizagens e desenvolvimento profissional; e iv) As contribuições do Pibid Física da UFLA para o professor supervisor. A pesquisa evidenciou que os objetivos do programa Pibid, como a articulação entre teoria e prática, a integração entre as escolas e as Instituições de Ensino Superior (IES), o equilíbrio entre conhecimento, competências, atitudes e ética, se fizeram presentes durante a execução do programa, contribuindo para que os bolsistas reconhecessem e superassem suas dificuldades. Concluiu-se que os instrumentos pertinentes ao método (auto)biográfico utilizados, ou seja, as narrativas das aulas e os portfólios reflexivos, se mostraram úteis para acompanhar o processo de formação inicial e continuada dos participantes do Pibid Física da UFLA.

  • JOSIANE APARECIDA DE FREITAS CRUZ
  • INVESTIGANDO OS RACIOCÍNIOS ARGUMENTATIVOS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UM ESTUDO DE CASO

  • Data: 17/11/2021
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  • O ensino de química abordado de maneira tradicional pode contribuir para a predominância de um ensino descontextualizado, passivo e pouco reflexivo, sem espaço para os alunos apresentarem as suas ideias, argumentos ou até mesmo, questionar a aplicabilidade do conhecimento científico. Diante deste contexto, o presente trabalho buscou investigar os raciocínios argumentativos construídos pelos estudantes do 3o ano do ensino médio ao longo de uma Sequência de Aulas (SA) centrada no Estudo de Caso “Consumo de Iogurtes”. O Caso trata especificamente da Jenifer, uma adolescente que está vivendo um momento de ansiedade e preocupada com a sua saúde e bem-estar, a estudante solicita ajuda para aprender sobre laticínios e a dieta do iogurte. Diante desse contexto, o Caso convida o leitor a encontrar possíveis soluções para a dieta da Jenifer conforme as suas especificidades. A SA foi ministrada em duas turmas de uma escola pública, totalizando oito aulas, com duração de 50 minutos cada, gravadas em áudio e vídeo. Os dados analisados nessa dissertação foram especificamente: i) a questão “Você indicaria algum iogurte para a Jenifer a partir dos critérios analisados? Justifique”, contida no questionário da análise sensorial da aula 4, ii) trabalho escrito entregue na aula 7 e o iii) trabalho oral com a solução do Caso apresentado na aula 8. Para verificar se os objetivos do estudo foram alcançados, analisou-se os argumentos dos alunos sistematizados através dos raciocínios argumentativos e os níveis de complexidade, conforme a metodologia desenvolvida por Martins e Justi (2017), bem como as características de “um bom caso” de acordo com Herreid (1998a) e Graham (2010). A partir da observação da narrativa do Caso, ressaltamos que a maioria das características de um “bom caso” foram contempladas. Quanto a análise das argumentações à respeito da escolha do iogurte através dos raciocínios argumentativos, pode-se verificar algumas mudanças quanto à escolha do iogurte, o que pode ter ocorrido em decorrência das atividades realizadas na SA. Observou-se que pelas respostas ao questionário de análise  sensorial (Aula 4), a maioria dos grupos escolheu o iogurte C, a qual pode estar relacionada por ser um iogurte consumido frequentemente e que mais agrada ao paladar e, ao analisar a escolha do iogurte pelo trabalho escrito e oral houve alteração em relação a sua primeira escolha, esta mudança pode estar relacionada com a atividade de análise dos rótulos (Aula 5), momento que os estudantes puderam analisar a composição nutricional dos iogurtes e as justificativas começaram a ser baseadas em conhecimentos científicos como: a presença de menor quantidade de carboidratos ou lipídeos. Várias foram às indicações dos estudantes originando várias linhas de raciocínios argumentativos (LRA) com diferentes níveis de complexidade. Ao comparar o número de LRA verificamos que no momento final os estudantes explicitaram cinco vezes mais LRA do que o apresentado no momento da análise sensorial indicando que o Estudo de Caso pode ter contribuído para o processo de tomada de decisão e formulação dos argumentos.

  • JÚLIO CÉSAR DE RESENDE MELO
  • PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS.

  • Data: 22/04/2021
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  • Lidar com a heterogeneidade dos alunos, provenientes de diferentes origens culturais, sociais, econômicas, étnicas ou religiosas, é um desafio pelo qual passam professores e professoras de Matemática para desenvolverem seu trabalho pedagógico diário. Tal inquietude docente se torna ainda mais recorrente quando nos referimos à Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelo fato de as turmas também possuírem o diferencial de faixa etária e experiências profissionais extraescolares distintas. Sob esse viés, esta pesquisa tem como objetivo refletir a respeito da vicissitude da sala de aula e identificar e discutir estratégias de trabalho já empregadas por professores e professoras em aulas de Matemática da modalidade de ensino da EJA. Trata-se de um estudo qualitativo que foi realizado com um professor e três professoras de Matemática da rede pública de uma cidade do interior de Minas Gerais que lecionam em turmas da EJA. Foram analisados: 1) Relatos de Experiência das professoras e do professor; 2) Entrevista Semiestruturada e 3) Diário de Bordo do pesquisador. Para a análise dos dados foi utilizada a ‘Análise de Conteúdo’, por meio de uma perspectiva interpretativo-compreensiva dos dados. A partir dos resultados, foram acentuadas vinte e cinco estratégias dessas professoras e do professor que podem servir como referência e inspiração a outros e a outras docentes que lecionam ou venham a lecionar em salas de aula de jovens e adultos. Mediante a elucidação de todas as estratégias, conseguimos perceber que, mesmo em meio aos desafios e às incertezas da prática pedagógica, cada participante dessa pesquisa busca diariamente uma forma particular para desenvolver o aprendizado do público jovem e/ou adulto que compõe as turmas para as quais lecionam, almejando a valorização e o respeito da diversidade presente, mas não exclusiva, nessas turmas. Muitas dessas estratégias coincidem com aquelas já utilizadas em outras modalidades de ensino, como o atendimento individualizado nas carteiras ou a prioridade ao diálogo não hierarquizado nas aulas. Outras são direcionadas às características do público da EJA, como abdicar do uso de avaliações escritas ou usar as experiências de vida como pontapé inicial para a construção do conhecimento escolar, dentre várias outras. 

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