Estrutura Física
Descrição Estrutura Física

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO AGRONOMIA/FITOTECNIA Infraestrutura O PPG-Fitotecnia mantém salas de estudos com computadores para uso dos discentes com acesso livre e ilimitado à rede mundial de computadores. Uma sala é comum a todos os discentes de pós-graduação do Programa e, outra, para os pós-doutorandos. Contam com computadores e cabos para conexões particulares. Possui também uma sala de informática destinada à ministração de aulas que demandam uso de notebooks/computadores e conexões simultâneas. Adicionalmente, cada setor e laboratório também dispõem de instalações específicas para que os discentes do Programa possam se conectar e avançar em suas pesquisas bibliográficas com a utilização de recursos de informática. Para atender à demanda por análises, gerada pelas pesquisas, no âmbito do Departamento de Agricultura - DAG, sede do Programa, conta com laboratórios bem equipados, alguns dos quais credenciados para prestação de serviços externos, e laboratórios instalados em outros Departamentos Didático-Pedagógicos da própria UFLA (laboratórios setoriais), sendo alguns considerados como laboratórios multiusuário.

 

O SETOR DE PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E CONDIMENTARES compreende:

 

 

LABORATÓRIO DE CULTURA DE TECIDOS DE PLANTAS MEDICINAIS: Micropropagação, cultura de calos, suspensão de cédulas, cultura d eraízes e produção de metabólitis secundários in vitro,Estrutura para experimentos em qualidade e intensidade de Luz (LED) casa-de-vegetação para vegetação para expirementos e banco de germoplasma.

laboplantasmedicinais 
 

Laboratório de Fitoquímica e Controle de Qualidade Plantas Medicinais: Realiza análises qaulitativas de Realiza análises qualitativas e quantitativas de metabólitos secundários de plantas por técnicas cromatográficas ou espectrofométrica.  Diversos procedimentos de preparo de amostras. Possui diversos extratores, liofilizador, rotaevapodores, thermomixer, balanças, estufas de secagem, banhos de ultrassom, dentre outros. Extração de óleos essenciais por diferentes técnicas Análises por cromatografia gasosa (CG-FID- EM) e líquida (CLAE-DAD). Leitor de microplacas TECAN para análises de diversas enzimas, pigmentos fotossintéticos, compostos bioativos e atividade antioxidante dos extratos das plantas medicinais.

labo 
 Horto Medicinal: Possui estrutura para experimentos em malhas coloridas visando o crescimento e produção de metabólitos secundários e óleos essenciais de interesse econômico.

    FOTOS SETOR 
 

Canteiros: São mais de 400 espécies de plantas medicinais, aromáticas e condimentares utilizadas em atividades de ensino, e extensão e pesquisas de mestrado doutorado e inicição científica.horto 
 

 Jardim Sensorial uma infra-estrutura para a promoção da inclusão social,educação ambiental e assistência reabilitacional.

JARDIM SENSORIAL 
 

Fazenda Experimental Gota da Esperança: Área de 2ha para cultivo de espécies medicinais arbóreas e campo experimental.

FAZENDINHA 
 

O SETOR DE SEMENTES: As atividades na área de sementes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foram iniciadas na década de 70, pelo professor José Ferreira da Silveira, coincidindo com a criação do Programa Nacional de Sementes (PLANASEM). Em 1974, foi criado o setor de sementes do DAG, iniciado por professores do Departamento que se uniram para a criação do Laboratório de Análises de Sementes da UFLA com a finalidade de divulgar o ensino e a pesquisa na área de sementes e prestar serviços aos produtores.Na década de 1990, atendendo a demanda do país em termos de desenvolvimento da área de sementes, o setor associou à sua equipe, profissionais com especializações em diferentes subáreas ligadas à área de sementes. Nos últimos anos, com o empenho da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), o setor foi contemplado com o apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), disponibilizado pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) do Ministério de Ciência e Tecnologia, que possibilitou a construção e a reforma dos laboratórios e ampliação da infraestrutura. O LCPS reúne hoje os laboratórios depesquisa em sementes, laboratório. de vigor, laboratório de fisiologia, laboratório de biotecnologia, laboratório de análise de imagens, além de infraestrutura para beneficiamento, secagem, armazenamento, tratamento de sementes e pós-colheita de parcelas experimentais. O LCPS também conta com o Laboratório de prestação de serviços (LAS/UFLA), sendo este credenciado no MAPA. Desta forma, o LCPS vem atendendo ao longo desses anos, usuários de vários programas de Pós-Graduação da UFLA e de outras instituições de ensino, pesquisa e extensão, além de parceiros privados.Compreende:

 

        IMAGEM 001 

 

Laboratório Central de Pesquisa em Sementes - LCPS. É um centro multiusuário e interdisciplinar com infraestrutura em análises moleculares, fisiológicas e de imagens, além de estrutura de beneficiamento de sementes direcionado ao desenvolvimento de estudos, pesquisas e inovações para promover desenvolvimento científico e tecnológico.

Laboratório Central de Pesquisa em Sementes - LCPS. 

 

Laboratório de Análise de Sementes – LAS/UFLA

 

IMAGEM 03 

 

 

Usina de Beneficiamento de Sementes (UBS).

 

IMAGEM 04 

 

Sala de treinamentos do LCPS.

 

IMAGEM 05 

 

Canteiros para experimento de emergência

 

IMAGEM 6 

 

Estrutura de casa de vegetação do LCPS:

 

IMAGEM 07 

 

Sala de BOD’s (câmara de germinação com termoperíodo e fotoperíodo):

 

IMAGEM 08 

 

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 03/10/2024 07:33