Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ LUÍS MACHADO
		
		 Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa. 
 DISCENTE: ANDRÉ LUÍS MACHADO
 DATA: 02/12/2022
 HORA: 08:00
 LOCAL: google meet
 TÍTULO: 
Modelo de análise dos fatores determinantes para o gerenciamento da cadeia de suprimentos do café, sob a ótica da distribuição física internacional. 
 PALAVRAS-CHAVES: 
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos; café; comércio internacional; distribuição física internacional; Economia de Custos de Transação. 
 PÁGINAS: 21
 GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
 ÁREA: Administração
 SUBÁREA: Administração de Setores Específicos
 RESUMO: 
De acordo com o novo relatório Perspectivas Agrícolas da OECD-FAO (FAO, 2022), a produção agrícola e pesqueira na América Latina e no Caribe deverá crescer 14% nos próximos dez anos. Ressalta-se ainda no relatório que até 2031 a região deverá responder por 18% das exportações globais de alimentos.  Nota-se assim uma oportunidade de crescimento da atividade cafeeira voltada para o comércio internacional. Segundo dados da ABIC (2020), o Brasil se destaca como um dos principais exportadores de cafés no mundo. Entretanto, vários pesquisadores relatam desafios para organizações e cadeias agroalimentares voltadas para o mercado internacional, tais como fatores de custo, concorrência, fatores mercadológicos, bem como os fatores tecnológicos (REIS, 2019; TRIENEKENS et al., 2018; VICOL et al., 2018; WEBSTER, 2002; GUNASEKARAN et al., 2004).  
 
 A globalização, a intensificação da competição e a ênfase na orientação para o cliente levaram ao aumento de interesse em questões do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (GCS) (GUNASEKARAN et al., 2001; WEBSTER, 2002). No entanto, lacunas significativas nesse campo permanecem na literatura (BALLOU, 2007; SHEPHERED & GÜNTER, 2006; WERNER-LEWANDOWSKA & KOSACKA-OLEJNIK, 2018; WIELAND et al., 2019). Embora existam alguns estudos relacionados ao setor de cafés, faltam pesquisas científicas que indiquem fatores críticos que influenciam o desempenho da Cadeia de Suprimentos (CS) de café no comércio internacional. O conhecimento de fatores-chave pode facilitar um melhor entendimento de toda a CS e, assim, melhorar o seu desempenho geral (CHEN & PAULRAJ, 2004; FAO, 2017).  
 Com base nos aspectos mencionados, o desafio é desenhar um quadro preciso desses fatores críticos, associando-os ao desempenho da CS e ao ambiente dinâmico de negócios. Partindo da perspectiva do GCS, apoiada em outras teorias como a Economia de Custos de Transação (ECT) e a Gestão Estratégica, o presente projeto de pesquisa poderá contribuir para o conhecimento acerca dos fatores que influenciam o desempenho da CS do café brasileiro voltada para o comércio internacional. Assim, o objetivo central desta proposta é identificar os fatores que influenciam o desempenho da CS do café brasileiro voltada para o comércio internacional. Para isso, será proposto um modelo de análise dos fatores determinantes no fluxo eficiente do café brasileiro para o mercado internacional, sob a ótica da distribuição física internacional. Mais especificamente, os objetivos da pesquisa são: (I) estabelecer um sistema de mensuração do desempenho da CS; (II) investigar as relações entre as práticas adotadas na CS (logística, qualidade e governança) e o desempenho da CS; (III) verificar o impacto do ambiente de negócios sobre o desempenho da CS; e (IV) prover recomendações para melhorar o GCS o café brasileiro, voltada para o mercado internacional.Por fim, cabe destacar que o projeto de pesquisa caracteriza-se como exploratório devido à intenção de explorar a dinâmica, nos tempos atuais, do GCS internacional de cafés brasileiros, sobre a ótica da logística internacional. Considera-se também a utilização de uma pesquisa descritiva. No que tange os métodos de coleta de dados, pretende-se apoiar em levantamentos de dados secundários; na condução de entrevistas semiestruturadas e na aplicação de uma Survey.
 MEMBROS DA BANCA: 
Externo ao Programa - RENATO ELIAS FONTES - DGA/ESAL (Membro) 
Externo à Instituição - NILMAR DIOGO DOS REIS - UFRA (Suplente) 
Presidente - LUIZ GONZAGA DE CASTRO JUNIOR (Membro) 
Externo à Instituição - LEANDRO EDUARDO VIEIRA BARROS - ifsudestemg (Membro) 
Interno - CLEBER CARVALHO DE CASTRO (Membro) 
Externo ao Programa - ANTONIO CARLOS DOS SANTOS - DGA/ESAL (Membro)