AÇÃO EMPREENDEDORA PÚBLICA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NO CAP-COLUNI/UFV
Ação empreendedora; Educação pública; Inovação; Gestão escolar; CAp-Coluni
O texto aborda a relevância da ação empreendedora e da inovação na educação pública brasileira, utilizando o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp-Coluni/UFV) como estudo de caso. Inicia-se com a contextualização da educação como direito fundamental, conforme a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), além de destacar o papel da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Plano Nacional de Educação (PNE) na busca por equidade e qualidade. O objetivo central do estudo é investigar como a gestão do CAp-Coluni/UFV integra práticas empreendedoras e inovadoras para promover a transformação institucional e o desenvolvimento de competências nos estudantes. Para isso, são propostas perguntas de pesquisa que exploram os processos de planejamento, implementação e avaliação dessas ações. O trabalho busca identificar os desafios e as boas práticas na manutenção de uma cultura empreendedora em um ambiente escolar público. A metodologia sugerida para a coleta de dados é a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores e outros atores da comunidade escolar, focando em temas como liderança educacional, inovação pedagógica, participação coletiva e resultados observados. As perguntas guiam a discussão sobre a formação de lideranças, o estímulo a projetos inovadores pelos alunos, a colaboração entre os diferentes segmentos escolares e a percepção de um ambiente de cooperação. Além disso, o estudo pretende analisar os impactos concretos das ações empreendedoras na comunidade escolar, bem como a forma como essas experiências são sistematizadas e compartilhadas. Por fim, busca-se compreender os desafios para a sustentabilidade dessas iniciativas e coletar sugestões para fortalecer a cultura empreendedora e inovadora em outras instituições de ensino públicas, consolidando a experiência do CAp-Coluni como um modelo potencial de aprimoramento da gestão educacional.