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Banca de QUALIFICAÇÃO: MAÍSA CLÁUDIA DE MELLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAÍSA CLÁUDIA DE MELLO
DATA: 21/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/avz-vtdq-pih
TÍTULO:

DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL: O CASO DE SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO-MG


PALAVRAS-CHAVES:

educação básica; ensino médio em tempo integral; administração pública; governança democrática; políticas públicas; educação integral; administração escolar.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO:

O problema de pesquisa que orienta este projeto é: Como foi concebida e como está sendo implementada a política de ensino médio em tempo integral em Minas Gerais, especificamente, no município de São Sebastião do Paraíso, desde 2017, na avaliação dos estudantes, professores e gestores, no que diz respeito às práticas de gestão escolar frente aos desafios de proporcionar a permanência e a aprendizagem dos estudantes nesta etapa de ensino da educação básica? Assim, o objetivo geral deste projeto é analisar práticas de gestão escolar que influenciam no acesso, permanência e na aprendizagem dos estudantes, nas escolas estaduais de Minas Gerais, especificamente no município de São Sebastião do Paraíso, desde 2017, na avaliação dos estudantes, professores e gestores. O presente projeto tem como objetivo específico sistematizar elementos para a análise da política de educação em tempo integral considerando as duas primeiras fases do ciclo da política pública: concepção e implementação. Inicialmente far-se-á a contextualização do processo de desenvolvimento da educação básica mineira, mais especificamente no ensino médio integral, buscando evidenciar as principais mudanças ocasionadas pela legislação atual. A Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, instituiu um novo currículo e ampliou o tempo de permanência do estudante na escola que oferta o ensino médio. Diante das novas perspectivas da sociedade contemporânea e com os anseios dos jovens, o ensino médio vem passando por intensas e constantes transformações. Indicadores relacionados à gestão escolar, tais como transporte escolar, construção de escolas, ampliação do tempo, currículo a ser ofertado e formação de professores são revisados, ampliados e melhorados a cada ano, visando a ampliação da oferta com qualidade. Neste contexto, aprofundar o conhecimento sobre gestão escolar no contexto da administração pública, articulando-os com a política pública do ensino médio integral será essencial para compreender as variáveis que influenciam no desempenho escolar dos estudantes matriculados nesta etapa de ensino. A partir de um estudo de caso, de abordagem qualitativa, realizar-se-á uma análise reflexiva-teórica com base em entrevistas semiestruturadas com professores e gestores das escolas estaduais no âmbito do município de São Sebastião do Paraíso - MG, bem como com estudantes matriculados e frequentes no (EMTI), Ensino Médio em Tempo Integral. Ao propor analisar, identificar e descrever os indicadores e ações de gestão, no caso do município de São Sebastião do Paraíso, que influenciam diretamente o impacto da implementação da política pública do ensino médio em tempo integral, possíveis soluções poderão ser encontradas para os grandes desafios sociais e pedagógicos enfrentados pela educação mineira.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - PATRICIA APARECIDA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO DE CARVALHO - IFG (Membro)
Presidente - JOSE ROBERTO PEREIRA (Membro)
Interno - ELOISA HELENA DE SOUZA CABRAL - UFLA (Suplente)
Notícia cadastrada em: 23/07/2025 16:27
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