Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIA APARECIDA SILVA CORREA

DISCENTE: LIDIA APARECIDA SILVA CORREA
DATA: 08/07/2024
LOCAL: Videoconferência via Google Meet

ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DENTRO DA PROPOSTA CURRICULAR

Ensino de literatura; Ensino Médio; Educação Literária; Aprendizagem significativa.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Teorias da Instrução

A pesquisa tem por objetivo propor o uso da teoria da aprendizagem significativa para o ensino de literatura na educação básica, no nível médio. Para tanto, busca identificar a importância da literatura na escola, demarcando-a como direito essencial à vida humana, como também descreve e discute alguns caminhos teóricos e práticos do ensino de literatura; posteriormente analisará dados coletados em escolas públicas estaduais, fazendo uma discussão entre os levantamentos bibliográficos e a amostra. Por fim, baseado nos argumentos levantados, será avaliada a possibilidade do uso da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel para o ensino de literatura na educação básica. Tendo como premissa que o ensino de literatura atual não atende as especificidades do objeto de conhecimento, a literatura, conduzida na prática escolar por meio de uma pedagogia tradicional, que esvazia o texto literário da sua potencialidade formadora, qual seria o lugar da literatura no ensino médio? Como superar a perda da centralidade do texto literário nas salas de aula nesse nível de ensino?  Como garantir que a literatura esteja na sala de aula com uma função formadora? E como aproveitar a força da palavra literária como lugar de identificação do leitor e do seu mundo? Nessa direção será feita uma pesquisa quali-quantitativa que percorrerá uma trilha iniciada com análise bibliográfica e seguida de uma pesquisa de campo,  produzida a partir de uma oficina com alunos e diálogo com professores de três escolas públicas de Minas Gerais, para que na sequência, tendo por base os pressupostos iniciais, em diálogo com os dados levantados, se construa uma fundamentação que possa justificar a contribuição da sistematização do ensino de literatura pela  teoria de aprendizagem significativa como uma possibilidade de ensino de literatura na educação básica.

Presidente - RODRIGO GARCIA BARBOSA (Membro)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Suplente)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Externo à Instituição - ANDREA PORTOLOMEOS - UFSJ (Membro)