Linhas de Pesquisa

MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

 

LINHA DE PESQUISA 1

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, CORPO E CULTURA: TEORIA E PRÁTICA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Compreende as pesquisas e as experiências pedagógicas que abarcam o campo dos fundamentos da educação, do corpo e da cultura com a abordagem de diferentes perspectivas filosóficas e científicas para a compreensão dos processos educativos. Destaca-se a preocupação com as dimensões estéticas, éticas, políticas e epistemológicas, cultura audiovisual, cultura do corpo, cultura da gestão pedagógica escolar que permeiam a análise, a interpretação e intervenção crítica nos processos educativos.

Professores:

  1. ALESSANDRO TEODORO BRUZI

  2. CARLOS BETLINSKI

  3. CAROLINA FARIA ALVARENGA
  4. CLÁUDIO LÚCIO MENDES

  5. ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS

  6. FÁBIO PINTO GONÇALVES DOS REIS

  7. KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO

  8. LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA

  9. MÁRCIO MAGALHÃES DA SILVA
  10. RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA

  11. VANDERLEI BARBOSA

 

LINHA DE PESQUISA 2

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÕES

Tem por objetivo investigar processos de Desenvolvimento profissional docente com ênfase nas práticas pedagógicas e inovações desde os sistemas de ensino à sala de aula, inclusive no âmbito das políticas públicas educacionais.

 Professores:

  1. BETHÂNIA BITTENCOURT COSTA E SILVA
  2. BRAIAN GARRITO VELOSO

  3. FÁBIO MARINELI

  4. FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA

  5. GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONÇALVES

  6. JEFFERSON ADRIANO NEVES

  7. JOSÉ ANTÔNIO ARAÚJO ANDRADE

  8. LETÍCIA MENDONÇA LOPES RIBEIRO
  9. PAULO HENRIQUE ARCAS

  10. REGILSON MACIEL BORGES

  11. RITA DE CÁSSIA SUART
  12. RONEI XIMENES MARTINS

LINHA DE PESQUISA 3

PRÁTICAS DE LINGUAGENS E (MULTI)LETRAMENTOS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS

A linha abrange estudos e pesquisas que têm como objeto de investigação as práticas pedagógicas e seus usos no cotidiano social, incorporando: a) oralidade e seus usos públicos; b) espaços da leitura, formação de sujeitos-leitores, letramento literário e formação literária docente; c) produção, circulação e produção de textos e a constituição de sujeitos-enunciadores; d) análise linguístico-semiótico-discursiva nos diferentes contextos e suportes; e)  processos de alfabetização e formação de professores alfabetizadores; f)  (multi)letramentos e multimodalidade; g) discursos e políticas públicas sobre/para a formação de professores.

 Professores:

  1. GIOVANNA RODRIGUES CABRAL

  2. HELENA MARIA FERREIRA

  3. ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART

  4. JACILUZ DIAS FONSECA
  5. MARCO ANTÔNIO VILLARTA NEDER

  6. MAURICÉIA SILVA DE PAULA

  7. PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA

  8. RODRIGO GARCIA BARBOSA

 

DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

 

LINHA DE PESQUISA 1

POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A linha abarca investigações acerca das políticas, dinâmicas e estratégias de gestão educacional; gestão democrática da educação e autonomia das escolas; avaliação dos sistemas e das redes de ensino; cultura organizacional em espaços educativos; gestão pedagógica, administrativa e financeira das organizações educativas; fundamentos epistemológicos e trabalho docente. A linha visa discutir e investigar as políticas públicas, sua articulação com a gestão da educação básica e com os processos de ensino-aprendizagem, tendo como foco principal a qualificação de docentes, gestores escolares e dos sistemas de ensino para a gestão na Educação Básica como principal foco. O propósito desta linha é o de analisar a relação entre Estado e sociedade civil nos contextos social, econômico e cultural, estudando os processos de correlação de forças sociais que envolvem os interesses, conflitos e disputas voltados à garantia dos direitos básicos dos cidadãos, neste caso, o direito à educação. Problematiza os aspectos relacionados à gestão educacional e escolar relacionados à produção, implementação e avaliação de políticas educacionais. Ainda, visa estudar as instâncias de organização, funcionamento, acompanhamento, avaliação e controle da instituição, com vistas à formação de pesquisadores mais experientes e qualificados para a intervenção na realidade em que estão inseridos.

 


Subárea 1.1 – Políticas educacionais, gestão da educação e contextos escolares:

Professores:

  1. CARLOS BETLINSKI

  2. ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS

  3. GIOVANNA RODRIGUES CABRAL

  4. PAULO HENRIQUE ARCA

  5. REGILSON MACIEL BORGES

 

Subárea 1.2 – Fundamentos epistemológicos e trabalho docente na educação básica:

Professores:

  1. ALESSANDRO TEODORO BRUZI

  2. CLÁUDIO LÚCIO MENDES

  3. FÁBIO PINTO GONÇALVES DOS REIS
  4. KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO

  5. RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA

LINHA DE PESQUISA 2

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A linha abarca investigações acerca dos processos de ensino e de aprendizagem e sobre os saberes relacionados à didática, às metodologias de ensino, às relações entre conhecimentos científicos, práticas escolares, mediações pedagógicas e saberes ensinados; processos de construção do conhecimento em sala de aula, nas perspectivas disciplinar, multi e interdisciplinar no âmbito da escola básica, multiletramentos e usos de tecnologias em sala de aula. A linha visa a produzir conhecimentos teóricos e metodológicos em relação às práticas pedagógicas na Educação Básica. Para tal, pretende-se realizar processos de curadoria e de sistematização da produção acadêmica acerca da organização das práticas pedagógicas no contexto da Educação Básica, considerando o escopo dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes. Além disso, busca-se investigar processos de ensino e de aprendizagem na sua relação situada no cotidiano do contexto escolar, no que diz respeito às discussões que cercam as práticas educativas, tais como processos didáticos, tecnologias digitais, multiletramentos, múltiplas linguagens, processos discursivos e possibilidades de proposição de práticas pedagógicas inovadoras. A linha se pauta pelo enfrentamento das complexidades inerentes às ações educativas, vislumbrando a criação de estratégias de intervenção para atendimento das necessidades existentes nas instituições de educação básica.

 

Subárea 2.1 - Práticas de linguagem e (multi)letramentos:

Professores:

  1. HELENA MARIA FERREIRA

  2. ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART

  3. JACILUZ DIAS FONSECA

  4. MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER

  5. MAURICÉIA SILVA DE PAULA

 

Subárea 2.2 – Práticas pedagógicas, tecnologias e formação docente:

Professores:

  1. BRAIAN GARRITO VELOSO

  2. FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA

  3. JOSÉ ANTÔNIO ARAÚJO ANDRADE

  4. RITA DE CÁSSIA SUART

  5. RONEI XIMENES MARTINS

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