MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
LINHA DE PESQUISA 1
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, CORPO E CULTURA: TEORIA E PRÁTICA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS
Compreende as pesquisas e as experiências pedagógicas que abarcam o campo dos fundamentos da educação, do corpo e da cultura com a abordagem de diferentes perspectivas filosóficas e científicas para a compreensão dos processos educativos. Destaca-se a preocupação com as dimensões estéticas, éticas, políticas e epistemológicas, cultura audiovisual, cultura do corpo, cultura da gestão pedagógica escolar que permeiam a análise, a interpretação e intervenção crítica nos processos educativos.
Professores:
ALESSANDRO TEODORO BRUZI
CARLOS BETLINSKI
CLÁUDIO LÚCIO MENDES
ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS
FÁBIO PINTO GONÇALVES DOS REIS
KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO
LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA
RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA
VANDERLEI BARBOSA
LINHA DE PESQUISA 2
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÕES
Tem por objetivo investigar processos de Desenvolvimento profissional docente com ênfase nas práticas pedagógicas e inovações desde os sistemas de ensino à sala de aula, inclusive no âmbito das políticas públicas educacionais.
Professores:
BRAIAN GARRITO VELOSO
FÁBIO MARINELI
FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONÇALVES
JEFFERSON ADRIANO NEVES
JOSÉ ANTÔNIO ARAÚJO ANDRADE
PAULO HENRIQUE ARCAS
REGILSON MACIEL BORGES
RONEI XIMENES MARTINS
LINHA DE PESQUISA 3
PRÁTICAS DE LINGUAGENS E (MULTI)LETRAMENTOS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS
A linha abrange estudos e pesquisas que têm como objeto de investigação as práticas pedagógicas e seus usos no cotidiano social, incorporando: a) oralidade e seus usos públicos; b) espaços da leitura, formação de sujeitos-leitores, letramento literário e formação literária docente; c) produção, circulação e produção de textos e a constituição de sujeitos-enunciadores; d) análise linguístico-semiótico-discursiva nos diferentes contextos e suportes; e) processos de alfabetização e formação de professores alfabetizadores; f) (multi)letramentos e multimodalidade; g) discursos e políticas públicas sobre/para a formação de professores.
Professores:
GIOVANNA RODRIGUES CABRAL
HELENA MARIA FERREIRA
ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
MARCO ANTÔNIO VILLARTA NEDER
MAURICÉIA SILVA DE PAULA
PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA
RODRIGO GARCIA BARBOSA
DOUTORADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO
LINHA DE PESQUISA 1
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A linha abarca investigações acerca das políticas, dinâmicas e estratégias de gestão educacional; gestão democrática da educação e autonomia das escolas; avaliação dos sistemas e das redes de ensino; cultura organizacional em espaços educativos; gestão pedagógica, administrativa e financeira das organizações educativas; fundamentos epistemológicos e trabalho docente. A linha visa discutir e investigar as políticas públicas, sua articulação com a gestão da educação básica e com os processos de ensino-aprendizagem, tendo como foco principal a qualificação de docentes, gestores escolares e dos sistemas de ensino para a gestão na Educação Básica como principal foco. O propósito desta linha é o de analisar a relação entre Estado e sociedade civil nos contextos social, econômico e cultural, estudando os processos de correlação de forças sociais que envolvem os interesses, conflitos e disputas voltados à garantia dos direitos básicos dos cidadãos, neste caso, o direito à educação. Problematiza os aspectos relacionados à gestão educacional e escolar relacionados à produção, implementação e avaliação de políticas educacionais. Ainda, visa estudar as instâncias de organização, funcionamento, acompanhamento, avaliação e controle da instituição, com vistas à formação de pesquisadores mais experientes e qualificados para a intervenção na realidade em que estão inseridos.
Subárea 1.1 – Políticas educacionais, gestão da educação e contextos escolares:
Professores:
CARLOS BETLINSKI
ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS
GIOVANNA RODRIGUES CABRAL
PAULO HENRIQUE ARCA
REGILSON MACIEL BORGES
Subárea 1.2 – Fundamentos epistemológicos e trabalho docente na educação básica:
Professores:
ALESSANDRO TEODORO BRUZI
CLÁUDIO LÚCIO MENDES
KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO
RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA
LINHA DE PESQUISA 2
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A linha abarca investigações acerca dos processos de ensino e de aprendizagem e sobre os saberes relacionados à didática, às metodologias de ensino, às relações entre conhecimentos científicos, práticas escolares, mediações pedagógicas e saberes ensinados; processos de construção do conhecimento em sala de aula, nas perspectivas disciplinar, multi e interdisciplinar no âmbito da escola básica, multiletramentos e usos de tecnologias em sala de aula. A linha visa a produzir conhecimentos teóricos e metodológicos em relação às práticas pedagógicas na Educação Básica. Para tal, pretende-se realizar processos de curadoria e de sistematização da produção acadêmica acerca da organização das práticas pedagógicas no contexto da Educação Básica, considerando o escopo dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes. Além disso, busca-se investigar processos de ensino e de aprendizagem na sua relação situada no cotidiano do contexto escolar, no que diz respeito às discussões que cercam as práticas educativas, tais como processos didáticos, tecnologias digitais, multiletramentos, múltiplas linguagens, processos discursivos e possibilidades de proposição de práticas pedagógicas inovadoras. A linha se pauta pelo enfrentamento das complexidades inerentes às ações educativas, vislumbrando a criação de estratégias de intervenção para atendimento das necessidades existentes nas instituições de educação básica.
Subárea 2.1 - Práticas de linguagem e (multi)letramentos:
Professores:
HELENA MARIA FERREIRA
ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
JACILUZ DIAS FONSECA
MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER
MAURICÉIA SILVA DE PAULA
Subárea 2.2 – Práticas pedagógicas, tecnologias e formação docente:
Professores:
BRAIAN GARRITO VELOSO
FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
JOSÉ ANTÔNIO ARAÚJO ANDRADE
RITA DE CÁSSIA SUART
RONEI XIMENES MARTINS