Considerando as demandas sociais para a formação pós-graduada de profissionais da educação básica em nível Stricto Sensu, a Universidade Federal de Lavras apoiou a criação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na modalidade de Mestrado Profissional, no ano de 2011. O curso de Mestrado Profissional do PPGE tem por objetivo geral a qualificação de professores para a atuação profissional avançada, transformadora de procedimentos e questões inerentes à atuação docente. Nesse sentido, as ações empreendidas pelo Programa se direcionam para a reflexão crítica sobre a prática pedagógica, sobre a incorporação de método científico e sobre a utilização de recursos tecnológicos ou técnico-metodológicos ao processo de ensino aprendizagem, abarcando a forma como tais aparatos constituem as subjetividades docentes e discentes.
Ao contemplar uma perspectiva pedagógica distinta do Mestrado Acadêmico, o PPGE busca consolidar, por meio da estrutura curricular dos projetos de pesquisa, dos eventos e produção de materiais didáticos, uma formação que possa contribuir, efetivamente, para um percurso formativo que procura a articulação com a graduação (potencialização da formação inicial), o letramento acadêmico (experiências de produção acadêmica, participação em grupos de pesquisa e em projetos de extensão, produção científica), bem como uma formação profissional que se prima pela reflexão teórico-prática, alicerçada na crítica e na inovação pedagógica.
Nessa direção, o PPGE busca desenvolver estudos sobre a multiplicidade de saberes, de espaços e de diferentes formas de produção de conhecimento, contemplando as dimensões estéticas, éticas, políticas e epistemológicas, culturais, pedagógicas e linguístico-discursivas do processo educativo, de modo a provocar deslocamentos nos modos de fazer e de conceber o desenvolvimento profissional e a atuação docente.
LINHAS DE PESQUISA
O PPGE possui uma área de concentração em Formação de Professores, na qual encontram-se as seguintes linhas de pesquisa:
Desenvolvimento Profissiona Docente, Práticas Pedagógicas e Inovações: Nesta linha de pesquisa tem-se como objetivo central investigações acerca de processos de desenvolvimento profissional docente, desde o sistema educacional aos espaços educativos escolares e não escolares e suas potenciais articulações, com ênfase em práticas pedagógicas e inovações. Destacam-se como temáticas de pesquisa: Políticas Públicas em Educação; Processos de Avaliação – institucional e da aprendizagem, Aprendizagem da Docência; Formação inicial e continuada de profissionais da educação; Constituição da profissionalidade e do trabalho docente nos contextos da Educação Básica e da Educação Superior e Aspectos culturais e psicoeducacionais no processo ensino-aprendizagem. Nesse arcabouço, delineiam-se análises e contribuições afetas à Didática; à Educação mediada por tecnologias e às Inovações em processos de produção de currículos, planejamentos e práticas pedagógicas.
Fundamentos da Educação, Corpo e Cultura: Teoria e Prática nos Processos Educativos: Compreende as pesquisas e as experiências pedagógicas que abarcam o campo dos fundamentos da educação, do corpo e da cultura com a abordagem de diferentes perspectivas filosóficas e científicas para a compreensão dos processos educativos. Destaca-se a preocupação com as dimensões estéticas, éticas, políticas e epistemológicas, cultura audiovisual, cultura do corpo, cultura da gestão pedagógica escolar que permeiam a análise, a interpretação e intervenção crítica nos processos educativos.
Práticas de linguagens e (multi)letramentos em contextos educativos: A linha abrange estudos e pesquisas que têm como objeto de investigação as práticas pedagógicas e seus usos no cotidiano social, incorporando: a) oralidade e seus usos públicos; b) espaços da leitura, formação de sujeitos-leitores, letramento literário e formação literária docente; c) produção, circulação e produção de textos e a constituição de sujeitos-enunciadores; d) análise linguístico-semiótico-discursiva nos diferentes contextos e suportes; e) processos de alfabetização e formação de professores alfabetizadores; f) (multi)letramentos e multimodalidade; g) discursos e políticas públicas sobre/para a formação de professores.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
Missão: Ampliar a qualificação de profissionais em nível de excelência para atuar nas escolas da educação básica e na educação superior, e contemplar também os processos de ensino e de aprendizagem, de modo mais incisivo, e, com vistas a propiciar maior inserção social nas instituições escolares, na produção de materiais didáticos, no investimento em propostas inovadoras de formação e/ou de ensino.
Visão: Ser um curso de referência regional e nacional, considerando os quesitos propostos no Sistema de Avaliação da Pós- 12 Graduação, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), constituindo-se espaço de referência para debates em educação, para a produção de conhecimento sobre a docência, sobre desenvolvimento profissional docente e trabalho no âmbito formação de professores, reverberando na transformação das práticas profissionais e também na prática social.
Valores: Impactar positivamente a comunidade acadêmica, a sociedade e o cenário educacional com excelência acadêmica, equidade e inclusão, integração com a sociedade, inovação pedagógica, ética e responsabilidade, engajamento internacional, avaliação e melhoria Contínua e compromisso com a sociedade.
REDES SOCIAIS
Instagram: https://www.instagram.com/ppgeufla/
Facebook: https://www.facebook.com/ppgeufla
YouTube: (1769) PPGE - Programa de Pós Graduação em Educação - FAELCH - YouTube
VÍDEO DE APRESENTAÇÃO
Educação (Mestrado Profissional) (ufla.br)
LOCALIZAÇÃO DO PRÉDIO DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO (DPE)
IDENTIDADE VISUAL
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento