Apresentação

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                            Considerando as demandas sociais para a formação pós-graduada de profissionais da educação básica em nível Stricto Sensu, a Universidade Federal de Lavras apoiou a criação do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), na modalidade de Mestrado Profissional, no ano de 2011.
                   O curso de Mestrado Profissional em Educação da UFLA iniciou suas atividades em agosto de 2011, sendo reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) pela Portaria MEC n° 982, de 26 de julho de 2012, publicada no Diário Oficial da União de 30/7/2012, seção 1, p. 26. Ao longo desse período, o Mestrado consolidou um percurso marcado por inúmeras conquistas, o que levou, no ano de 2023, à Apresentação de Proposta para Curso Novo (APCN) junto à Capes com vistas à criação do curso de Doutorado Profissional em Educação, que foi reconhecido pelo Parecer CNE/CES nº 177/2025, homologado na Portaria MEC nº 213, de 20 de março de 2025.
                   Os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional do PPGE têm por objetivo geral a produção do conhecimento científico em Educação, que promova a formação reflexiva de professores, e, por efeito, afete a qualidade do processo educativo, nas diferentes instâncias da Educação Básica e do Ensino Superior. Assim como, desenvolver estudos e pesquisas sobre as bases epistemológicas da Educação e sobre as práticas educativas e formar profissionais qualificados para uma atuação transformadora dos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, as ações empreendidas pelo Programa se direcionam para a reflexão crítica sobre a prática pedagógica, sobre a incorporação de procedimentos teoricamente orientados no processo de ensino e de aprendizagem e sobre a utilização de recursos tecnológicos ou técnico-metodológicos nas atividades docentes, abarcando a forma como tais aparatos constituem as subjetividades docentes e discentes.
                     Ao contemplar uma perspectiva pedagógica distinta do Mestrado Acadêmico, o PPGE busca consolidar, por meio da estrutura curricular dos projetos de pesquisa, dos eventos e produção de materiais didáticos, uma formação que possa contribuir, efetivamente, para um percurso formativo que procura a articulação com a graduação (potencialização da formação inicial), o letramento acadêmico (experiências de produção acadêmica, participação em grupos de pesquisa e em projetos de extensão, produção científica), bem como uma formação profissional que se prima pela reflexão teórico-prática, alicerçada na crítica e na inovação pedagógica.
Nessa direção, o PPGE busca desenvolver estudos sobre a multiplicidade de saberes, de espaços e de diferentes formas de produção de conhecimento, contemplando as dimensões estéticas, éticas, políticas e epistemológicas, culturais, pedagógicas e linguístico-discursivas do processo educativo, de modo a provocar deslocamentos nos modos de fazer e de conceber o desenvolvimento profissional e a atuação docente.

                     

 LINHAS DE PESQUISA DO MESTRADO

 

O Mestrado Profissional em Educação possui uma área de concentração em Formação de Professores, na qual encontram-se as seguintes linhas de pesquisa:

 

Linha 1 - Fundamentos da Educação, Corpo e Cultura: Teoria e Prática nos Processos Educativos: Compreende as pesquisas e as experiências pedagógicas que abarcam o campo dos fundamentos da educação, do corpo e da cultura com a abordagem de diferentes perspectivas filosóficas e científicas para a compreensão dos processos educativos. Destaca-se a preocupação com as dimensões estéticas, éticas, políticas e epistemológicas, cultura audiovisual, cultura do corpo, cultura da gestão pedagógica escolar que permeiam a análise, a interpretação e intervenção crítica nos processos educativos.

 

Linha 2 - Desenvolvimento Profissiona Docente, Práticas Pedagógicas e Inovações: Nesta linha de pesquisa tem-se como objetivo central investigações acerca de processos de desenvolvimento profissional docente, desde o sistema educacional aos espaços educativos escolares e não escolares e suas potenciais articulações, com ênfase em práticas pedagógicas e inovações. Destacam-se como temáticas de pesquisa: Políticas Públicas em Educação; Processos de Avaliação – institucional e da aprendizagem, Aprendizagem da Docência; Formação inicial e continuada de profissionais da educação; Constituição da profissionalidade e do trabalho docente nos contextos da Educação Básica e da Educação Superior e Aspectos culturais e psicoeducacionais no processo ensino-aprendizagem. Nesse arcabouço, delineiam-se análises e contribuições afetas à Didática; à Educação mediada por tecnologias e às Inovações em processos de produção de currículos, planejamentos e práticas pedagógicas.

 

 Linha 3 - Práticas de linguagens e (multi)letramentos em contextos educativos: A linha abrange estudos e pesquisas que têm como objeto de investigação as práticas pedagógicas e seus usos no cotidiano social, incorporando: a) oralidade e seus usos públicos; b) espaços da leitura, formação de sujeitos-leitores, letramento literário e formação literária docente; c) produção, circulação e produção de textos e a constituição de sujeitos-enunciadores; d) análise linguístico-semiótico-discursiva nos diferentes contextos e suportes; e)  processos de alfabetização e formação de professores alfabetizadores; f)  (multi)letramentos e multimodalidade; g) discursos e políticas públicas sobre/para a formação de professores.

 

LINHAS DE PESQUISA DO DOUTORADO

 

O Doutorado Profissional em Educação possui uma área de concentração em Educação Básica, Gestão e Práticas Pedagógicas, na qual encontram-se as seguintes linhas de pesquisa e suas respectivas subáreas:

 

Linha 1 - Políticas públicas e gestão da educação básica: A linha abarca investigações acerca das políticas, dinâmicas e estratégias de gestão educacional; gestão democrática da educação e autonomia das escolas; avaliação dos sistemas e das redes de ensino; cultura organizacional em espaços educativos; gestão pedagógica, administrativa e financeira das organizações educativas; fundamentos epistemológicos e trabalho docente. A linha visa discutir e investigar as políticas públicas, sua articulação com a gestão da educação básica e com os processos de ensino-aprendizagem, tendo como foco principal a qualificação de docentes, gestores escolares e dos sistemas de ensino para a gestão na Educação Básica como principal foco. O propósito desta linha é o de analisar a relação entre Estado e sociedade civil nos contextos social, econômico e cultural, estudando os processos de correlação de forças sociais que envolvem os interesses, conflitos e disputas voltados à garantia dos direitos básicos dos cidadãos, neste caso, o direito à educação. Problematiza os aspectos relacionados à gestão educacional e escolar relacionados à produção, implementação e avaliação de políticas educacionais. Ainda, visa estudar as instâncias de organização, funcionamento, acompanhamento, avaliação e controle da instituição, com vistas à formação de pesquisadores mais experientes e qualificados para a intervenção na realidade em que estão inseridos.

 

Subárea 1.1 – Políticas educacionais, gestão da educação e contextos escolares; e 

Subárea 1.2 – Fundamentos epistemológicos e trabalho docente na educação básica.

 

 Linha 2 -Práticas pedagógicas na educação básica:  A linha abarca investigações acerca dos processos de ensino e de aprendizagem e sobre os saberes relacionados à didática, às metodologias de ensino, às relações entre conhecimentos científicos, práticas escolares, mediações pedagógicas e saberes ensinados; processos de construção do conhecimento em sala de aula, nas perspectivas disciplinar, multi e interdisciplinar no âmbito da escola básica, multiletramentos e usos de tecnologias em sala de aula. A linha visa a produzir conhecimentos teóricos e metodológicos em relação às práticas pedagógicas na Educação Básica. Para tal, pretende-se realizar processos de curadoria e de sistematização da produção acadêmica acerca da organização das práticas pedagógicas no contexto da Educação Básica, considerando o escopo dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes. Além disso, busca-se investigar processos de ensino e de aprendizagem na sua relação situada no cotidiano do contexto escolar, no que diz respeito às discussões que cercam as práticas educativas, tais como processos didáticos, tecnologias digitais, multiletramentos, múltiplas linguagens, processos discursivos e possibilidades de proposição de práticas pedagógicas inovadoras. A linha se pauta pelo enfrentamento das complexidades inerentes às ações educativas, vislumbrando a criação de estratégias de intervenção para atendimento das necessidades existentes nas instituições de educação básica.

 

Subárea 2.1 - Práticas de linguagem e (multi)letramentos; e

Subárea 2.2 – Práticas pedagógicas, tecnologias e formação docente.

 

MISSÃO, VISÃO E VALORES

 

Missão: Ampliar a qualificação de profissionais em nível de excelência para atuar nas escolas da educação básica e na educação superior, e contemplar também os processos de ensino e de aprendizagem, de modo mais incisivo, e, com vistas a propiciar maior inserção social nas instituições escolares, na produção de materiais didáticos, no investimento em propostas inovadoras de formação e/ou de ensino.

 

Visão: Ser um curso de referência regional e nacional, considerando os quesitos propostos no Sistema de Avaliação da Pós- 12 Graduação, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), constituindo-se espaço de referência para debates em educação, para a produção de conhecimento sobre a docência, sobre desenvolvimento profissional docente e trabalho no âmbito formação de professores, reverberando na transformação das práticas profissionais e também na prática social.

 

Valores: Impactar positivamente a comunidade acadêmica, a sociedade e o cenário educacional com excelência acadêmica, equidade e inclusão, integração com a sociedade, inovação pedagógica, ética e responsabilidade,  engajamento internacional, avaliação e melhoria Contínua e compromisso com a sociedade.

 

REDES SOCIAIS

   

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VÍDEO DE APRESENTAÇÃO

 

Educação (Mestrado Profissional) (ufla.br)

 

LOCALIZAÇÃO DO PRÉDIO DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO (DPE)

 

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IDENTIDADE VISUAL

 

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Coordenação do Programa

  • - PAULO HENRIQUE ARCAS

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