Linhas de Pesquisa

LINHA DE PESQUISA 1

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, CORPO E CULTURA: TEORIA E PRÁTICA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS

Compreende as pesquisas e as experiências pedagógicas que abarcam o campo dos fundamentos da educação, do corpo e da cultura com a abordagem de diferentes perspectivas filosóficas e científicas para a compreensão dos processos educativos. Destaca-se a preocupação com as dimensões estéticas, éticas, políticas e epistemológicas, cultura audiovisual, cultura do corpo, cultura da gestão pedagógica escolar que permeiam a análise, a interpretação e intervenção crítica nos processos educativos

 

PROFESSORES:

  1. ALESSANDRO TEODORO BRUZI
  2. CARLOS BETLINSKI
  3. CLÁUDIO LÚCIO MENDES
  4. ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS
  5. FÁBIO PINTO GONÇALVES DOS REIS
  6. KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO
  7. LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA
  8. RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA
  9. VANDERLEI BARBOSA
 

LINHA DE PESQUISA 2

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÕES

Tem por objetivo investigar processos de Desenvolvimento profissional docente com ênfase nas práticas pedagógicas e inovações desde os sistemas de ensino à sala de aula, inclusive no âmbito das políticas públicas educacionais.

 

PROFESSORES:

  1. BRAIAN GARRITO VELOSO
  2. FÁBIO MARINELI
  3. FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA
  4. GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONÇALVES
  5. JEFFERSON ADRIANO NEVES
  6. JOSÉ ANTÔNIO ARAÚJO ANDRADE
  7. PAULO HENRIQUE ARCAS
  8. REGILSON MACIEL BORGES
  9. RONEI XIMENES MARTINS

LINHA DE PESQUISA 3

PRÁTICAS DE LINGUAGENS E (MULTI)LETRAMENTOS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS

A linha abrange estudos e pesquisas que têm como objeto de investigação as práticas pedagógicas e seus usos no cotidiano social, incorporando: a) oralidade e seus usos públicos; b) espaços da leitura, formação de sujeitos-leitores, letramento literário e formação literária docente; c) produção, circulação e produção de textos e a constituição de sujeitos-enunciadores; d) análise linguístico-semiótico-discursiva nos diferentes contextos e suportes; e)  processos de alfabetização e formação de professores alfabetizadores; f)  (multi)letramentos e multimodalidade; g) discursos e políticas públicas sobre/para a formação de professores.

 

PROFESSORES:

  1. GIOVANNA RODRIGUES CABRAL

  2. HELENA MARIA FERREIRA

  3. ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART
  4. MARCO ANTÔNIO VILLARTA NEDER
  5. MAURICEIA SILVA DE PAULA
  6. PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA
  7. RODRIGO GARCIA BARBOSA
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 08/12/2024 18:46