LINHA DE PESQUISA 1
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, CORPO E CULTURA: TEORIA E PRÁTICA NOS PROCESSOS EDUCATIVOS
Compreende as pesquisas e as experiências pedagógicas que abarcam o campo dos fundamentos da educação, do corpo e da cultura com a abordagem de diferentes perspectivas filosóficas e científicas para a compreensão dos processos educativos. Destaca-se a preocupação com as dimensões estéticas, éticas, políticas e epistemológicas, cultura audiovisual, cultura do corpo, cultura da gestão pedagógica escolar que permeiam a análise, a interpretação e intervenção crítica nos processos educativos
PROFESSORES:
LINHA DE PESQUISA 2
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INOVAÇÕES
Tem por objetivo investigar processos de Desenvolvimento profissional docente com ênfase nas práticas pedagógicas e inovações desde os sistemas de ensino à sala de aula, inclusive no âmbito das políticas públicas educacionais.
PROFESSORES:
LINHA DE PESQUISA 3
PRÁTICAS DE LINGUAGENS E (MULTI)LETRAMENTOS EM CONTEXTOS EDUCATIVOS
A linha abrange estudos e pesquisas que têm como objeto de investigação as práticas pedagógicas e seus usos no cotidiano social, incorporando: a) oralidade e seus usos públicos; b) espaços da leitura, formação de sujeitos-leitores, letramento literário e formação literária docente; c) produção, circulação e produção de textos e a constituição de sujeitos-enunciadores; d) análise linguístico-semiótico-discursiva nos diferentes contextos e suportes; e) processos de alfabetização e formação de professores alfabetizadores; f) (multi)letramentos e multimodalidade; g) discursos e políticas públicas sobre/para a formação de professores.
PROFESSORES:
GIOVANNA RODRIGUES CABRAL
HELENA MARIA FERREIRA