Desenvolve estudos e pesquisas sobre Educação Física escolar e o desenvolvimento integral de crianças; Estilos de ensino na Educação Física escolar.
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas à gestão educacional e escolar, gestão democrática da escola pública e supervisão pedagógica. Percorre referenciais teóricos como Norberto Bobbio, Chantal Mouffe, Licínio Lima na perspectiva de democracia na escola e, na perspectiva da gestão e supervisão/ coordenação da/ na escola, Mary Rangel, Ilma Passos Alencastro Veiga e Naura Syria Capareto Ferreira, dentre outros.
BRAIAN GARRITO VELOSO
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas a Educação e Tecnologias; Formação de Professores para e pelas Tecnologias; Educação a Distância e Ensino Remoto; Metodologias Ativas.
CAROLINA FARIA ALVARENGA
Desenvolve estudos e pesquisas na área da Educação Infantil, infâncias e diferenças de gênero, com um olhar para as políticas públicas, formação docente e práticas pedagógicas.
Desenvolve estudos e pesquisas em temáticas que percorrem o referencial teórico da Teoria Crítica da Sociedade com ênfase na perspectiva estética da educação. Formação cultural de professores, fundamentos estéticos e epistemológicos das práticas educativas, estudos sobre cinema e formação estética são as principais preocupações e interesses de investigações. Transita por referenciais da filosofia contemporânea em seu diálogo com a educação com destaque para Theodor Adorno, Walter Benjamim, Herbert Marcuse, Christoph Türcke, Vilém Flusser e Friedrich Nietzsche.
Desenvolve estudos e pesquisas sobre 1) Formação docente e neurociências e 2) Aprendizagem e memória no espaço escolar. a) Como o cérebro aprende na educação escolar; b) Sistema sensoriais, cognição e emoções para a aprendizagem; c) Os impactos do excesso de telas na aprendizagem e na subjetivação.
ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas a Formação docente; Educação de jovens e adultos; Educação não escolar.
FABIO MARINELI
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas ao Ensino de Física; Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Ensino por investigação.
Desenvolve pesquisas com orientação pós-estruturalista, tendo como foco de interesse a Educação Física Escolar, a Teoria dos Jogos/Brincadeiras, a Educação Infantil e as Diversidades.
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas a Formação de professores e Desenvolvimento profissional Docente; Formação de Formadores no contexto da educação básica (com foco nos coordenadores, supervisores e apoio pedagógico); Indução à docência de professores iniciantes; Didática e fazer docente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas a Formação de professores e alfabetização: formação inicial e continuada docente, políticas de alfabetização, concepções e práticas de alfabetização e de letramento, identidade profissional, saberes docentes, planejamento e rotinas em sala de aula, processos de avaliação da aprendizagem; políticas públicas educacionais e Organização da Educação Básica; Gestão e planejamento educacional e escolar
GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas a Processos de formação continuada de professores para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental; Professores iniciantes e a inserção na carreira; Didática e conhecimento profissional docente; A organização curricular para a Educação Infantil – políticas e práticas.
HELENA MARIA FERREIRA
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas a Pedagogia dos multiletramentos. Processos de textualização de textos multissemióticos. Ensino de português como língua materna e sua interface com as novas tecnologias. Formação de professores na perspectiva dos multiletramentos. Leitura e escrita de gêneros textuais/discursivos.
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas a Linguagem e infância. Cultura escrita. Leitura literária. Formação literária docente. Mediação literária. Estratégias de leitura. Espaços de leitura. Contação de histórias. Narrativas orais ou digitais. Alfabetização e Letramento. Alfabetização como processo discursivo. Formação de professores alfabetizadores. Leitura e escrita na educação infantil. Práticas de leitura e de produção escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.
JACILUZ DIAS FONSECA
Desenvolve estudos e pesquisas sobre Multiletramentos. Textualização em textos multimodais e gêneros digitais emergentes. Usos de tecnologias digitais e de inteligência artificial no ensino de Língua Portuguesa. Formação docente sob a perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos. Elaboração de materiais didáticos para o ensino de Língua Portuguesa.
JEFFERSON ADRIANO NEVES
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas ao Ensino de Física; Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Ensino por Investigação; Argumentação.
JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE
Desenvolve estudos e pesquisas sobre o Ensino de Matemática; Educação Matemática; Ensino de Matemática mediado por Tecnologias Digitais; Práticas pedagógicas orientadas pela teoria histórico-cultural; Modelagem no Ensino de Matemática.
KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas a Formação Docente (em Educação Física); Teoria do Jogo; Estudos sobre Memória e constituição da Cultura Lúdica; Aspectos Epistemológicos e Didáticos do ensino (em Educação Física); Pesquisas Históricas em Educação/Educação Física.
LETICIA MENDONCA LOPES RIBEIRO
Desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: Profissão, Trabalho, Identidade e Saberes Docentes; Práticas didático-pedagógicas para Educação Especial e Inclusiva; Educação Popular; Educação em Saúde.
LUCIANA AZEVEDO RODRIGUES
Desenvolve estudos e pesquisas a partir de autores da assim chamada Escola de Frankfurt para refletir sobre os limites e as possibilidades da experiência estética na formação de professores e de outros profissionais comprometidos com a formação humana. Dentre os pensadores que mais tem pesquisado destacam-se os filósofos T. Adorno, M. Horkheimer, W.Benjamin, assim como alguns de seus representantes contemporâneos, C. Türcke, A. Kluge e A. Gruschka.
Desenvolve estudos e pesquisas sobre Educação e Desigualdades Socioescolares (no campo teórico-empírico da Sociologia da Educação); Cinema e Educação (no campo da Sociologia e Filosofia da Arte); Estudo da obra de Paulo Freire (no campo da História e Filosofia da Educação).
MÁRCIO NORBERTO FARIAS
Desenvolve estudos e pesquisas em torno dos seguintes temas: fundamentos da Educação Física Escolar; Filosofia da Educação; Sociologia; Trabalho, Lazer e Tempo Livre; Corpo, Cultura e Educação; Cultura Midiática e Novas Tecnologias; Vício nas Telas Digitais; Formação Estética de Professores, Cinema e Formação Docente; Teoria Crítica da Sociedade; Escola de Frankfurt; Choques Imagéticos e Sociedade Excitada; Estágio Supervisionado; Práticas Corporais em Espaços Públicos e Privados; Natureza e Administração Social; Ideologia e Semiformação.
MARCIO MAGALHÃES DA SILVA
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas aos fundamentos psicológicos da educação na perspectiva da psicologia histórico-cultural; educação socioemocional; pedagogia histórico-crítica; fundamentos da educação especial em Vigotski; educação especial inclusiva; processos educativos e formação da subjetividade na sociedade capitalista; medicalização da educação.
Desenvolve estudos e pesquisas relacioandas as Práticas pedagógica enquanto espaço dialógico de alteridades e tensões intersubjetivas e enquanto espaço ético de construção de mútua responsabilidade. Dimensões linguístico-discursivas como dizeres, fazeres e compreensões para constituição dos acontecimentos pedagógicos.
Desenvolve estudos e pesquisas sobre Investigação sobre práticas de linguagem na educação (leitura, produção escrita/textual e análise linguística e semiótica). Práticas de alfabetização e letramentos: leitura e apropriação do sistema se escrita alfabética. Investigação sobre o uso de tecnologias e mídias digitais como recursos pedagógicos em sala de aula para o trabalho com as práticas de linguagem.
Desenvolve estudos e pesquisas na área de Linguística Aplicada tendo como subáreas a formação (inicial e continuada) do professor e os processos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras mediado pelas TDICs, tendo como foco os preceitos e utilização da Teoria da Aprendizagem e/ou da Pesquisa Narrativa. Portanto, a pesquisa de campo e a pesquisa-ação podem ser o norte dos trabalhos investigativos a serem desenvolvidos na perspectiva da pesquisa qualitativa. Os objetivos de pesquisa envolvem diretamente análises teóricas e críticas das práticas didático-pedagógicas que abarcam a inserção das TDICs nas metodologias em sala de aula, bem como, na formação do professor para o uso das TDICS, considerando a possibilidade de propostas para inovações pedagógicas.
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas a Avaliação Educacional (avaliação em larga externa e em larga escala; avaliação institucional; avaliação da aprendizagem; avaliação de programas e projetos educacionais); Avaliação da Educação Básica; Avaliação da Educação Superior (ENADE). Gestão Educacional (gestão dos sistemas de ensino e gestão escolar; inspeção escolar; direção escolar; supervisão/coordenação escolar; gestão democrática; conselhos escolares; conselhos de classe; projeto político pedagógico; planejamento educacional e escolar; formação – inicial e continuada de professores e gestores escolares; formação dos professores para avaliação).
Desenvolve estudos e pesquisas sobre Avaliação da aprendizagem, institucional e de sistemas; Políticas de avaliação e regulação da educação; Avaliação da educação básica; Autoavaliação da educação básica e superior; Apropriação dos resultados das avaliações; Formação de professores em avaliação educacional; Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Conselhos de Educação no Brasil; Organização e gestão da escola e dos sistemas de ensino; Políticas educacionais, reformas educacionais e planos de educação.
RITA DE CASSIA SUART
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas a Formação de professores. Reflexão docente. Abordagem de ensino por investigação. Promoção de habilidades cognitivas, argumentativas e de pensamento crítico. Alfabetização Científica. Abordagem CSTA. Análise materiais didáticos.
RODRIGO GARCIA BARBOSA
Desenvolve estudos e pesquisas sobre Literatura, Escola e Sociedade; Ensino de Literatura; Literatura na Escola; Leitura de Literatura.
RONEI XIMENES MARTINS
Desenvolve estudos e pesquisas relacionadas a Educação Mediada por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no contexto da formação de professores; Desenvolvimento do Pensamento Computacional na Educação Básica; Efeitos do ensino remoto emergencial na Educação Básica. Obs: O foco do meu trabalho é o diálogo das investigações com a realidade e a prática na escola básica e na universidade brasileiras, em pesquisas de campo. Rejeito a teorização e a crítica estéreis.
RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA
Desenvolve estudos e pesquisas sobre Currículo; Política educacional; Educação física escolar; Corpo, cultura corporal, práticas corporais; Culturas marginalizadas; Estudos culturais; Filosofia da diferença; Pedagogia do esporte.
Desenvolve estudos e pesquisas relacionados à filosofia, à literatura e à educação que abrangem o pensamento dos autores clássicos e dos autores do pensamento crítico latino-americano.É sob a égide desses pensadores que procura explorar as reflexões e as pesquisas na área dos fundamentos da educação;aos aspectos que envolvem a condição humana e à formação de professores, compreendendo estudos que discutem o que está além da aparência das coisas, isto é, reflete sobre a a ideia a partir da tradição filosófica, teológica e educativa, bem como a questão da estética, da ética e da epistemologia com pegada lúdico-humanístico-filosófica, chamando para dança Werner Jaeger, Guimarães Rosa, Paulo Freire, Eduardo Galeano, Leonardo Boff.