Portal do Governo Brasileiro
Atualize sua Barra de Governo
SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
Ir para o Conteúdo Principal
1
Início do Menu
2
Acessibilidade
Alto Contraste
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Telefone/Ramal:
(35) 3829-1179
E-mail:
mpe.faelch@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/educacao
Programa
· Apresentação
· Área de Concentração
· Cursos
· Estrutura Física
· Estrutura Curricular
Ensino
· Alunos Ativos
· Corpo Docente
· Dissertações
· Turmas
Projetos de Pesquisa
Calendário
Processos Seletivos
Notícias
Documentos
· Forms
· Resolutions
· Statute
· Others
Outras Opções
· Acompanhamento de Egressos
· Colegiado do PPGE
· Coordenação do PPGE
· Cronograma de aulas - demanda específica do Projeto Trilhas de Futuros Educadores
· Docentes do PPGE
· Horários de Aulas
· Linhas de Pesquisa
· **Manuais e Tutoriais**
· Planejamento Estratégico - PPGE
· Política de Autoavaliação
· Projetos de Pesquisa
· Quadro com as disciplinas do curso - Demanda Específica - SEE
· Redes Sociais do PPGE
· Revista Devir Educação (ISSN: 2526-849X)
Projetos de Pesquisa
2019
LITERATURA, LINGUAGEM, TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA E FORMAÇÃO DOCENTE (INTERSIGNOS)
Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil: interfaces entre pesquisa e extensão
ENTRE O DISCURSO E A VIDA: ENUNCIADOS CONCRETOS NO/SOBRE O CÍRCULO DE BAKHTIN
2018
Pedagogia da imagem em Jean-Luc Godard
Entre Memórias e Histórias: a trajetória de vinte anos da Editora UFLA
O status e as dimensões do jogo na biografia e obra de Jean Piaget: dos indícios e fragmentos epistemológico à percepção dos expoentes da psicogênese
EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E MARCAS DE AFETIVIDADE NAS NARRATIVAS DE CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS
Hefesto: educação, tecnologia e inovação
Evasão e permanência: análise de elementos preditivos em cursos de pós-graduação a distância em uma universidade federal de Minas Gerais
Textualidades em Produções Textuais Multissemióticas e Formação de Professores de Língua Portuguesa (TEXTUALIZA)
O ÚLTIMO DECÊNIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AVALIAÇÃO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AVANÇOS, PERSPECTIVA E DESAFIOS
O Cinema Novo como experiência inovadora da formação cultural docente
Os estilos de aprendizagem e as tecnologias digitais
2017
Textualização e interação em textos multissemióticos: pressupostos, implicações e fronteiras teóricas
Identidade do Docente de Línguas
Relações entre a música sertaneja de ontem e de hoje e a identidade camponesa.
Pedagogia da imagem em Jean-Luc Godard
LETRAMENTO MULTIMODAL: investigação sobre a tessitura de gêneros textuais multissemióticos e multimodais.
PRÁTICAS DE LETRAMENTO E HABILIDADES LEITORAS NO ENSINO MÉDIO: uma análise a partir do programa de avaliação seriada PAS/UFLA
POR UMA MEMÓRIA INSTITUCIONAL: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFLA (UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS/MG)
2016
Desenvolvimento e validação de um jogo educacional para o ensino da tabela periódica
Impacto de atividades de extensão na motivação e percepção de alunos do Ensino Médio e alunos de graduação da Universidade Federal de Lavras.
Desvendando sentidos em herois de Histórias em Quadrinhos.
INTERAÇÃO COM NOVAS TIC: CARNAVALIZAÇÕES E CONSTITUIÇÕES DE SUJEITO DE PROFESSORES FORMADORES EM CURSOS DE LICENCIATURA
A inserção à docência de egressos de Programas institucionais de iniciação à docência
USO DE FILMES NO ENSINO DE BIOLOGIA
Ensinar e aprender utilizando a Internet como fonte e meio de material didático
HORIZONTES DO SABER: PRATICAS DE LEITURA, ESCRITA E EDUCAÇÃO PARA A SAUDE
NavMatBR - Recurso para leitura e navegação em fórmulas matemáticas por pessoas com deficiência visual no contexto brasileiro
Práticas de produção escrita: análise de estratégias argumentativas
A escrita na escola: questões teóricas e metodológicas
A linguagem em diálogo com o mundo: análise de corpora a partir de referencial do Círculo de Bakhtin
Música na Escola: pressupostos teóricos e possibilidades de fazer docente e discente
APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA ATRAVÉS DO TANDEM
2015
A INFÂNCIA NO CATA-VENTO DAS DISCUSSÕES DO FÓRUM SUL MINEIRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
O release como gênero textual: características e funcionalidade.
ENTRE A FALA E A COMPREENSÃO: UM ESTUDO SOBRE A LINGUAGEM INFANTIL COMO UM PROCESSO DE INTERAÇÃO VERBAL
O TEXTO NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS ESCOLARES DE LEITURA
ANÁLISE TERMINOLÓGICA DE LIVROS DESTINADOS AO ESTUDO INTRODUTÓRIO DA ZOOTECNIA
Ensino-aprendizagem de Línguas Adicionais
FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E METODOLÓGICOS DO PROCESSO DE ESCRITA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE TEXTOS NA ESCOLA
Alfabetização e Letramento: reflexões sobre as capacidades linguísticas exploradas no PNAIC - Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa
O desenvolvimento do campo esportivo em Lavras, Minas Gerais (1893-1937): uma analise com base na História.
Apoio à Educação do Campo em áreas de Reforma Agrária
Análise das vozes sobre a relação tópico x sujeito em portais sobre Língua Portuguesa
ALGUMAS ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS EM AMBIENTE DIGITAL APLICADAS À DIDÁTICA DO ENSINO DE LITERATURA
Vantagens e desvantagens dos recursos online destinados a auxiliar a aprendizagem autônoma de língua inglesa
O cinema como uma experiência inovadora da formação cultural docente II.
2014
Metodologias de Ensino de Língua Portuguesa
AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA: SINALIZAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
2013
GESTÃO PEDAGÓGICA E QUALIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE NO ENSINO MÉDIO
LETRAMENTO DIGITAL: DIAGNÓSTICO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO ENSINO DA LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS MINEIRAS DE NÍVEL MÉDIO
2012
Relação entre habilidades com tecnologias e desempenho escolar em cursos de Licenciatura a Distância
Diagnóstico do uso educacional das tecnologias oferecidas pelo Proinfo em escolas municipais
A argumentação em gêneros do domínio midiático
2011
A produção escrita no ensino superior: um olhar sobre os gêneros resumo e resenha
O tratamento dado à leitura pela escola: o papel dos materiais didáticos
A exploração da concentração e o recrudescimento do medo de ser humilhado no processo de formação de professores.
A ARGUMENTAÇÃO E A PERSUASÃO NO DISCURSO PUBLICITÁRIO: ELEMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE UM LEITOR PROFICIENTE
Estudos sobre Agostinho e sua recepção medieval
Projeto de Extensão em Interface com a Pesquisa Científica e Tecnológica: Cinema Com Vida: por uma educação dos sentidos e da reflexão crítica a partir dos clássicos do cinema
CONSTRUÇÃO DE UM REFERENCIAL CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL DE LAVRAS – MG: UMA PROPOSTA PAUTADA NA PESQUISA-AÇÃO
Estratégias de aprendizagem e o ensino de Língua Inglesa via Internet com os recursos do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - “Aprender”
A leitura de gêneros textuais emergentes das tecnologias digitais
Projeto de Estruturação do Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Agroecologia e Agricultura Familiar da Universidade Federal de Lavras
Linguagem na Constituição do Educador
A produção escrita no ensino superior: um olhar sobre os gêneros resumo e resenha.
O infográfico em pauta: a leitura de gêneros textuais emergentes das tecnologias digitais
2010
A filosofia da/na educação matemática como elemento transformador de práticas pedagógicas: diferentes formas de encarar o conhecimento matemático
Discursos sobre a língua x discursos sobre a gramática: uma investigação em torno das concepções sobre o pensar e o fazer linguístico
Novos olhares para o Museu de História Natural da UFLA: resgatando a sua função científica, patrimonial e formativa
Integrando ações de educação em ciências para democratização e popularização do museu de história natural e arquivo histórico da UFLA.
Delineação do perfil do aluno da disciplina de Inglês Instrumental I e suas estratégias de aprendizagem
Efeito do perfil do estudante no desenvolvimento acadêmico em cursos online.
Avaliação do uso de ambientes virtuais de aprendizagem na graduação presencial
Ciberbullyng na percepção de estudantes do ensino médio.
2009
Caracterização Linguística de Artigos Científicos
Um olhar em casa e outro no Assentamento:relações de gênero e étnico-raciais desafiando processos de empoderamento
Novas Tecnologias e Desatenção no Processo de Formação Docente
Estudo e implantação participativa de tecnologias agroecológicas e permaculturais na agricultura familiar através da extensão unversitária em Carrancas/MG
Ação Juventude Rural-Mobilização de jovens rurais como replicadores e multiplicadores de alternativas que promovam desenvolvimento local, através do acesso á informação e integração com a Universidade.
2008
UFLACIÊNCIA: Integração de espaços educativos na promoção da Educação Científica, democratização e popularização da Ciência e Tecnologia
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação -
Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato
| © UFLA | appserver1.srv1inst1
14/09/2024 00:19