Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISIANE IULY GONÇALVES

DISCENTE: DEISIANE IULY GONÇALVES
DATA: 23/07/2024

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC: desafios e possibilidades dos efeitos do ensino remoto na educação básica pós-pandemia

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Ensino Remoto Emergencial. Pós-pandemia.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm trazido muitas mudanças para a sociedade, afetando também a educação. Ora, o processo de incorporação dos recursos tecnológicos digitais nas práticas educacionais foi acelerado no contexto pandêmico, apesar de, em muitas experiências, não ter sido acompanhado pela necessária formação docente. Durante a pandemia de Covid-19, as instituições escolares se viram compelidas a lançarem mão das TDIC para assegurar a continuidade dos processos de ensino-aprendizagem. Essa experiência, em meio à pandemia, certamente trouxe implicações que se estendem para o período pós-pandêmico. Dito isso, o objetivo geral desta pesquisa é analisar de que forma as escolas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de um município do interior do Sul de Minas Gerais têm realizado e/ou projetado a formação continuada de professores para/pelas TDIC no retorno às atividades presenciais. Justifica-se o estudo, pois, com o advento da pandemia do novo coronavírus em 2020 e a implantação do ensino remoto emergencial por praticamente mais de dois anos letivos, as TDIC tiveram um papel vital no processo de ensino-aprendizagem. Mas também foram desvendados muitos desafios frente à nova realidade e às inúmeras consequências dos efeitos do ensino remoto na educação básica. Assim, esta pesquisa se configura como estudo de caso e parte de abordagem qualitativa, utilizando, como procedimentos metodológicos, a análise documental e o questionário virtual. Como resultados, espera-se compreender os processos de formação para/pelas TDIC no contexto da pandemia e para além dele. O estudo também visa propor, como produto educacional, oficinas formativas que possam contribuir para a formação docente alinhada ao uso dos recursos tecnológicos digitais.

Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo à Instituição - FERNANDA ARAÚJO COUTINHO CAMPOS - - (Suplente)
Externo à Instituição - CAMILA DIAS DE OLIVEIRA SESTITO - UTFPR (Membro)