Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA JUNQUEIRA GUIMARÃES

DISCENTE: ANA PAULA JUNQUEIRA GUIMARÃES
DATA: 08/08/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO NA IMPLANTAÇÃO DA BNCC NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Base Nacional Comum Curricular; Formação Docente; Supervisão Escolar.

O propósito da criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi estabelecer uma estrutura educacional unificada em todo o território nacional, visando reduzir as disparidades, especialmente entre as diferentes regiões do Brasil, e aprimorar as oportunidades de acesso à educação. A meta era que sua implementação ocorresse até o final do ano de 2018, de modo que, a partir de 2019, à medida que cada estado revisasse seu currículo, isso geraria tensões no ambiente de trabalho dos educadores. Além disso, seria crucial que a supervisão escolar estivesse devidamente capacitada para incorporar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em suas abordagens pedagógicas. Esta pesquisa objetiva analisar os desafios enfrentados pela supervisão escolar ao desempenhar suas funções, na implantação da BNCC em unidades escolares de redes municipais. O referencial teórico da pesquisa se fundamenta nos autores Dermeval Saviani, Celestino Alves Silva Junior, Mary Rangel e Carlos Roberto Jamil Cury, entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se a técnica de pesquisa de campo. Será desenvolvida em duas escolas da rede pública do Ensino Fundamental Anos Iniciais de dois municípios de pequeno porte do sul do estado de Minas Gerais, tendo como coleta de dados a entrevista semiestruturada com as três supervisoras que atuam nas redes municipais de ensino. Na análise dos dados, pretende-se fazer a descrição da organização, do funcionamento e da proposta pedagógica da instituição educativa. Com a pesquisa, espera-se destacar como acontece a orientação da supervisão escolar e o acompanhamento aos professores em relação ao planejamento curricular, subsidiado pelo Currículo Referência de Minas Gerais e pela BNCC, assim como pontuar a importância das reuniões pedagógicas para o processo formativo docente. Disso resultará enquanto Produto Educacional um “Guia do Supervisor Escolar, entrecruzando BNCC, Currículo Referência de Minas Gerais e plano de aula” situações didáticas.

Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo à Instituição - JOELMA DOS SANTOS BERNARDES - UFU (Suplente)
Interno - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Suplente)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Membro)