A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM UM MUNICÍPIO MINEIRO
Palavras-chave: BNCC; coordenador pedagógico; educação infantil; pesquisa- formação.
A BNCC é um documento relativamente novo no âmbito escolar homologado em 2017, o que nos permite possibilidades de contribuir, a partir da presente pesquisa, com a sua implementação. O presente estudo, tem como objetivo analisar de que forma tem ocorrido o processo de implementação da BNCC pelos Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil de um município mineiro. A opção metodológica é pela pesquisa de abordagem qualitativa, com enfoque na pesquisa-formação, envolvendo os coordenadores pedagógicos, sujeitos da pesquisa, mediadores junto aos docentes nas escolas, pela implementação da BNCC, propondo o relato de experiência, troca de saberes, a reflexão sobre a prática profissional. A coleta de dados está sendo realizada em encontros formativos, que têm o intuito de conhecer e debater acerca das orientações para o desenvolvimento das práticas pedagógicas em âmbito escolar. Foram realizados até o momento cinco encontros com os Coordenadores Pedagógicos em formato híbrido, presenciais e remotos, visando atender a disponibilidade dos participantes. Pretende-se apresentar o panorama da realidade de implementação da BNCC no município mineiro. Espera-se agregar reflexões decorrentes desses encontros às práticas dos coordenadores pedagógicos, além de contribuir com o meio acadêmico por meio da pesquisa.