(RE)PENSANDO O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
Letramento Racial Crítico. Significação. Atividade de Ensino. Ensino Fundamental II.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as significações que os estudantes de um sétimo ano produzem em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) voltadas para o desenvolvimento de práticas de letramento racial em uma perspectiva crítica. Este objetivo foi elaborado com a intenção de encontrar uma resposta à questão orientadora desta pesquisa: Que significações produzidas em uma intervenção pedagógica, realizada por meio de SDA, corroboram para o desenvolvimento do pensamento de estudantes do ensino fundamental, voltadas para habilidades relacionadas ao letramento racial crítico? A constituição dos dados ocorreu por meia de uma Unidade Didática, composta por um conjunto de SDA, cuja intencionalidade foi a mobilização de abordagens metodológicas de ensino e elementos de mediação que pudessem explorar gêneros textuais associados às tecnologias digitais com a intencionalidade de transformar e ampliar os saberes dos estudantes, tornando-os letrados em questões raciais. O desenvolvimento teórico e metodológico orientou-se pelos constructos e princípios do materialismo histórico dialético e da Teoria Histórico Cultural, subsidiando a organização do ensino e prática pedagógica. Os principais referenciais teóricos adotados foram Vigotski (2009), Leontiev (2021) e Ferreira (2006). A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, mediante análise das significações que os estudantes produziram em SDA voltadas para o letramento (ou seja, mediante a aplicação do produto educacional). A constituição dos dados foi feita por meio dos seguintes instrumentos: diário de campo da pesquisadora, redigido logo após cada intervenção pedagógica; áudio e vídeo gravação do desenvolvimento das SDA e o registro produzido pelos estudantes. Todos esses instrumentos geraram a documentação da pesquisa tomada como objeto de análise, realizada mediante a metodologia de Núcleos de Significação.