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Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA DE OLIVEIRA OSCAR COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DE OLIVEIRA OSCAR COSTA
DATA: 29/10/2024
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/mow-xgbc-sjn
TÍTULO:

(RE)PENSANDO O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento Racial Crítico. Significação. Atividade de Ensino. Ensino Fundamental II.


PÁGINAS: 46
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as significações que os estudantes de um sétimo ano produzem em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) voltadas para o desenvolvimento de práticas de letramento racial em uma perspectiva crítica. Este objetivo foi elaborado com a intenção de encontrar uma resposta à questão orientadora desta pesquisa: Que significações produzidas em uma intervenção pedagógica, realizada por meio de SDA, corroboram para o desenvolvimento do pensamento de estudantes do ensino fundamental, voltadas para habilidades relacionadas ao letramento racial crítico? A constituição dos dados ocorreu por meia de uma Unidade Didática, composta por um conjunto de SDA, cuja intencionalidade foi a mobilização de abordagens metodológicas de ensino e elementos de mediação que pudessem explorar gêneros textuais associados às tecnologias digitais com a intencionalidade de transformar e ampliar os saberes dos estudantes, tornando-os letrados em questões raciais. O desenvolvimento teórico e metodológico orientou-se pelos constructos e princípios do materialismo histórico dialético e da Teoria Histórico Cultural, subsidiando a organização do ensino e prática pedagógica. Os principais referenciais teóricos adotados foram Vigotski (2009), Leontiev (2021) e Ferreira (2006). A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, mediante análise das significações que os estudantes produziram em SDA voltadas para o letramento (ou seja, mediante a aplicação do produto educacional). A constituição dos dados foi feita por meio dos seguintes instrumentos: diário de campo da pesquisadora, redigido logo após cada intervenção pedagógica; áudio e vídeo gravação do desenvolvimento das SDA e o registro produzido pelos estudantes. Todos esses instrumentos geraram a documentação da pesquisa tomada como objeto de análise, realizada mediante a metodologia de Núcleos de Significação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Interno - JEFFERSON ADRIANO NEVES (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - DANIELA DA SILVA VIEIRA - UFJF (Membro)
Notícia cadastrada em: 07/10/2024 13:56
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