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Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA APARECIDA GARCIA GOUVEA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRICIA APARECIDA GARCIA GOUVEA
DATA: 03/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO:

A FORMAÇÃO cONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM  MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXÕES SOBRE O PNAIC E O CNCA



PALAVRAS-CHAVES:

Formação docente; letramento matemático; políticas públicas


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:


A formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais é obrigatória e pauta recorrente de encontros, debates e reuniões oficiais para o tratamento de políticas públicas na área da educação, que regularmente são monitoradas por meio de avaliações em larga escala realizadas pelos estudantes nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. Após a análise dos dados obtidos nestas avaliações, como as médias de desempenho e o fluxo escolar, Municípios, Estados e a União obtêm o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, ferramenta que possibilita a condução das políticas públicas e o monitoramento das metasestabelecidas no Plano Nacional de Educação. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar duas políticas públicas de formações continuadas que tomam como foco a área da matemática oferecidas em nível federal e estadual aos professores e professoras que atuam nos anos iniciais de escolas públicas do país. A primeira delas, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, com vigência de 2012 a 2018, foi considerado uma iniciativa exitosa no cenário nacional, pela quantidade de professores que passaram por formação e a sua duração ao longo dos anos e a segunda, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – CNCA, lançado em 2023, que engloba várias ações e precisa de acompanhamento por ser recente. Este estudo tem abordagem metodológica do tipo qualitativa, a partir da realização de uma análise documental dos materiais oficiais disponibilizados para a formação destes professores no âmbito destes programas. A pesquisa está sustentada na revisão bibliográfica de obras de Tardif, no que diz respeito à formação profissional, e dos autores Schön, Candau, Huberman, tratando o tema da epistemologia da prática. Com a análise documental, pretende-se elencar as potencialidades, fraquezas e pontos em comum destes programas no que tange à formação para o ensino da matemática nos anos iniciais. Como produto educacional idealiza-se elaborar uma oficina de livre adesão, que terá como público-alvo os professores do município de Nepomuceno, utilizando os materiais disponibilizados pelas duas formações, com o foco no ensino da matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Externo ao Programa - FERNANDA BARBOSA FERRARI - DPE/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - LENISE TEIXEIRA DE SOUSA - PUC - RJ (Membro)
Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Suplente)
Notícia cadastrada em: 05/11/2024 14:50
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