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Banca de DEFESA: LAURA MENDES CLARO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAURA MENDES CLARO
DATA: 28/01/2025
HORA: 08:30
LOCAL: defesa em formato remoto
TÍTULO:

A RETEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O TRABALHO COM LEITURA E A PRODUÇÃO DE VIDEOANIMAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

 Leitura. Produção de textos. Multiletramentos. Retextualização. Formação de Professores.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Esta dissertação elege como objeto de estudo os textos multissemióticos, que se caracterizam por congregar diferentes modos/recursos de linguagens (palavras, imagens, sons, cores, gestos, expressões faciais, olhares, movimentos, iluminação, enquadramentos, saliências etc.). No contexto do processo de ensino e de aprendizagem, a leitura e a produção desses textos demandam estratégias metodológicas para um adequado processo de produção de sentidos. Desse modo, o trabalho com esse tipo de produção assume relevância em função da importância de uma formação voltada para o exercício da cidadania, uma vez que os textos que circulam na sociedade da informação têm como característica basilar a congregação de diferentes semioses. Essa questão tem sido amplamente discutida pelo campo teórico da Pedagogia dos Multiletramentos, que destaca a necessidade de novas ferramentas e práticas educativas, tanto para a produção quanto para a análise crítica dos textos (Kalantzis; Cope; Pinheiro 2020). Diante disso, esta dissertação, a partir de uma proposta de intervenção para o ensino de língua materna, buscou analisar os recursos semióticos em uma atividade didática de retextualização do gênero conto popular para o gênero videoanimação. A pesquisa tem como objetivo geral de explorar a retextualização de contos populares (na modalidade escrita) em videoanimação (modalidades oral, escrita, sonora e visual). Quanto aos objetivos específicos, esta dissertação se pautou em: a) caracterizar a abordagem didática proposta pela pedagogia dos multiletramentos; b) caracterizar a estratégia metodológica da retextualização e discorrer sobre as contribuições dessa estratégia para o ensino da leitura e da produção textual; c) analisar a relevância do trabalho com textos multissemióticos em sala de aula; d) produzir e aplicar um projeto de intervenção voltado para o trabalho de retextualização de contos (modalidade escrita e visual) para o gênero videoanimação (modalidades oral, escrita, sonora e visual); e) produzir um relato sobre a experiência vivenciada, voltado para a formação de professores. Para tal, este trabalho inclui uma pesquisa bibliográfica constituída por duas partes: a) caracterização dos pressupostos teóricos relacionados à Pedagogia dos Multiletramentos; b) caracterização dos processos de retextualização. Além disso, foi desenvolvida uma pesquisa-intervenção que resultou no produto educacional, envolvendo uma proposta de atividade de retextualização do gênero conto para o gênero videoanimação. A pesquisa-intervenção foi realizada em uma turma de alunos de 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, culminando na produção de três videoanimações. A partir da pesquisa empreendida foi possível ampliar os estudos teóricos e metodológicos sobre práticas de leitura, escrita, oralidade, explorar diferentes linguagens, promover habilidades relacionadas aos multiletramentos, contribuindo para a formação de professores de língua portuguesa.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)
Externo ao Programa - JACILUZ DIAS FONSECA - DEL/FAELCH (Membro)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - CAROLINA ALVES FONSECA - UFJF (Membro)
Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG (Suplente)
Notícia cadastrada em: 14/01/2025 10:12
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