A UTILIZAÇÃO DE VÍDEO ANIMAÇÃO COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DE INGLÊS
Professores de língua inglesa, Recursos digitais, Vídeo animação
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar por meio de práticas pedagógicas, formas de utilizar vídeo animação retirados da internet para aulas de inglês do ensino fundamental 1. Através disso, juntamente com professores de língua inglesa poder identificar nessa proposta pedagógica maneiras de ampliar as potencialidades dos professores em sua atuação. Esta pesquisa presenta um referencial teórico que contextualizam autores como Buzato (2006), Coscarelli e Kersh (2016), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Presky (2010), Ribeiro (2018), Rojo (2019) entre outros, que buscam estabelecer uma relação entre letramento digital e o uso dos recursos digitais nas práticas educacionais. Com o intuito de atender ao objetivo deste trabalho, a pesquisa foi realizada com 4 professores de inglês atuantes nas 4 escolas da cidade da pesquisadora, no interior do Sul de Minas Gerais, que ministram a disciplina de língua inglesa no ensino fundamental 1. A metodologia utilizada se caracteriza de natureza qualitativa, delineada por meio de uma abordagem exploratória. Como instrumentos de geração de dados para a pesquisa foram utilizados um pré questionário, seguido de uma mostra de vídeo animação retirados da internet e um diálogo com as professoras cujo tema central girou em torno de suas percepções diante da proposta apresentada e suas realidades escolares. Finalizando a pesquisa com um pós questionário realizado ao final do encontro com os participantes. Os resultados mostraram que utilizar vídeo animação retirados da internet nas aulas de inglês para o ensino fundamental 1, contribui positivamente para um ambiente de aprendizagem ainda mais criativo e envolvente, amplia as potencialidades pedagógicas dos professores e acaba estimulando a parte docente em aumentar os conhecimentos no que compete a utilização de recursos digitais. Porém, foi também identificado a necessidade de um pensar coletivo no que compete a projetos pedagógicos alinhados à utilização de recursos digitais nas salas de aula e uma adequação acerca dos equipamentos digitais disponíveis para trabalho, sobretudo nas redes municipais e estaduais, o que acaba limitando as oportunidades de inovação no ensino da língua inglesa.