Notícias

Banca de DEFESA: ANDRÉA DA SILVA BRANDÃO MAPPA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉA DA SILVA BRANDÃO MAPPA
DATA: 10/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

PRODUÇÃO DE ANIMAÇÃO INSTRUCIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Animação. Planejamento do Ensino. Tecnologia Digital da Informação e Comunicação. Ensino-aprendizagem. Formação Docente. TPACK.


PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

RESUMO 

É notório que, durante o período de pandemia do Coronavírus, quando foi implementado o Regime Emergencial de Atividades Não Presenciais (REANP), o uso das tecnologias digitais entre estudantes e professores cresceu consideravelmente. Na busca de material digital para seguir com as aulas remotas, a professora-pesquisadora percebeu uma escassa disponibilidade de animações específicas para o ensino de conteúdos de Língua Portuguesa para os anos finais do ensino fundamental (E.F. II). Apesar de haver diversos estudos que abordam o uso de animações no processo ensino-aprendizagem, como Ferreira e Almeida (2018); Silva (2020) e Silva, Lima e Ferreira (2020), foi notada uma lacuna a respeito daqueles que tratam do processo de construção de animação instrucional, considerando especificamente o conteúdo de Língua Portuguesa. Sendo assim, por entender que este recurso tem grande valia como apoio ao professor em sua prática diária, a presente pesquisa visa contribuir para a formação docente, respondendo à pergunta: o que é preciso para produzir animações instrucionais, considerando um planejamento de Língua Portuguesa para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental? Com este propósito, o objetivo geral foi investigar as contribuições do uso de animações instrucionais como ferramenta no processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa no E.F. II. e os específicos foram: desenvolver uma metapesquisa sobre o assunto animação instrucional; analisar animações institucionais produzidas pela professora-pesquisadora, à luz da teoria da carga cognitiva (Sweller, 2003) e da teoria da aprendizagem multimídia (Mayer, 2005); apresentar a proposta de um tutorial para a produção de animação instrucional de um tópico de estudo do conteúdo de Língua Portuguesa voltada ao E.F.II.  Para alcançar tais objetivos, esta pesquisa assumiu uma natureza aplicada, com abordagem qualitativa e caráter descritivo e exploratório.  Na análise, foram utilizados os três vídeos mais visualizados produzidos pela autora e publicados na internet durante o REANP, na plataforma YouTube. As categorias de análise foram: 1 estratégias de gerenciamento da carga cognitiva; 2. estratégias para aumentar a carga cognitiva relevante e 3. impacto dos vídeos. Após a análise, restou por evidente que nos vídeos examinados foram empregadas as estratégias indicadas pela TCC (Sweller, 2003) e pela TAM (Mayer, 2005). Considera-se que as animações instrucionais têm um grande potencial no processo de ensino-aprendizagem, ponderando-se que há espaço para pesquisas futuras nesse campo e que ainda há um grande desafio para que as tecnologias digitais sejam utilizadas amplamente no ambiente escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)
Externo à Instituição - CRISTIANE CARVALHO DE PAULA BRITO - UFU (Membro)
Externo à Instituição - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDÃO - UNEMAT (Suplente)
Notícia cadastrada em: 27/01/2025 08:42
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 09/05/2025 15:36