EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: A RESSOCIALIZAÇÃO POSSÍVEL POR MEIO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - UMA PERSPECTIVA DOCENTE
Educação na Prisão. Formação de Professores. Desafios da educação. Exclusão Educacional. Reinserção.
Esta pesquisa, de caráter bibliográfico e abordagem qualitativa, tem como objetivo geral refletir, em uma perspectiva docente, sobre a ressocialização possível por meio da educação de jovens e adultos privados de liberdade. Os objetivos específicos são: explorar a documentação que confere legalidade às Políticas Públicas de Educação nas Prisões e analisar dados estatísticos das prisões em Minas Gerais, em especial os que retratam a educação das pessoas privadas de liberdade. Compreendendo que o tema implicava em analisar diversas áreas de conhecimento, tais como o código penal, a educação de jovens e adultos, a segurança pública, os protocolos sobre os direitos humanos e o direito internacional, o presente trabalho adotou uma metodologia de pesquisa bibliográfica e exploratória que consolidasse o entroncamento epistêmico dessas áreas sobre o tema ressocialização. Como proposta de produto educacional, foi elaborado um recurso pedagógico na forma de episódios de podcast dedicados aos interesses de docentes que atuam na EJA do sistema prisional.