A IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS EM UM MUNICÍPIO MINEIRO
Palavras-chave: Implementação da BNCC; Educação Infantil; Coordenadora Pedagógica.
A BNCC é um documento relativamente novo no âmbito escolar homologado em 2017, o que nos permite possibilidades de contribuir, a partir da presente pesquisa, com a sua implementação. O presente estudo, tem como objetivo analisar de que forma tem ocorrido o processo de implementação da BNCC pelas Coordenadoras Pedagógicas da Educação Infantil de um município mineiro. A opção metodológica é pela pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e documental, envolvendo as coordenadoras pedagógicas, sujeitos da pesquisa, mediadoras junto aos docentes nas escolas, pela implementação da BNCC, propondo o relato de experiência, troca de saberes, a reflexão sobre a prática profissional. A coleta de dados foi realizada por meio de encontros formativos, que têm o intuito de conhecer e debater acerca das orientações para o a implementação da BNCCEI em âmbito escolar. Foram realizados três encontros com as Coordenadoras Pedagógicas em formato híbrido, presenciais e remotos, visando atender a disponibilidade das participantes. Os resultados apontam que a BNCCEI está sendo implementada, seguindo-se além do documento original, o Currículo Referência de Minas Gerais.