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Banca de DEFESA: LAYSA CRISTINA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYSA CRISTINA DE OLIVEIRA
DATA: 12/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: online
TÍTULO:

ANTES, DURANTE E PÓS PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CALL PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada de Professores, CALL, Objetos Digitais de Aprendizagem, Tecnologias Digitais, Contexto Pandêmico na Educação


PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O ensino-aprendizagem de línguas passou por uma significativa adaptação devido às
circunstâncias impostas pela pandemia de COVID-19 e pelo distanciamento social. A
necessidade de garantir a continuidade da educação em meio a esses desafios impulsionou o
uso de objetos digitais de aprendizagem (ODAs) e a adoção de preceitos do Computer-
Assisted Language Learning (CALL). No entanto, essa transição revelou barreiras
enfrentadas pelos professores na utilização de mídias digitais, destacando a importância da
formação continuada para acompanhar a evolução tecnológica e sua integração no contexto
educacional. Este estudo tem como objetivo organizar e apresentar um panorama do
conhecimento disponível sobre o uso de ODAs e plataformas de aprendizado remoto no
ensino de línguas estrangeiras, além de identificar os benefícios desses recursos, como a
promoção de maior interatividade e dinamismo no ambiente educacional. A pesquisa
também analisa as dificuldades enfrentadas pelos professores na adoção e integração de
tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas antes, durante e após a pandemia.
Metodologicamente, a pesquisa é estruturada em três artigos interrelacionados. O primeiro
artigo explora os conceitos, benefícios e desafios dos ODAs no ensino de inglês através de
uma revisão teórico-conceitual, concluindo que a formação continuada é fundamental para
maximizar o potencial das tecnologias digitais. O segundo artigo utiliza uma metapesquisa
de estudos publicados entre 2020 e 2022 para analisar as dificuldades e estratégias no uso de
tecnologias durante a pandemia, oferecendo recomendações práticas para a formação de
professores. O terceiro artigo adota uma abordagem qualitativa-exploratória, aplicando
questionários para investigar as necessidades dos professores no uso de ODAs, destacando a
necessidade de suporte contínuo. Os principais resultados indicam que, embora as
tecnologias digitais tenham potencializado o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, a
falta de formação adequada dos professores limitou seu uso eficaz. A pandemia serviu como
catalisador para a adoção dessas tecnologias, mas também revelou lacunas significativas em
infraestrutura e suporte técnico. As conclusões da pesquisa fornecem diretrizes valiosas para
aprimorar a qualidade do ensino de línguas, enfatizando a importância de investimentos
contínuos na formação de professores e na infraestrutura educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Suplente)
Externo à Instituição - JANAINA DA SILVA CARDOSO - UERJ (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDÃO - UNEMAT (Suplente)
Notícia cadastrada em: 03/02/2025 09:42
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