PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E MEDIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mediação literária; Compreensão leitora, Leitura Literária.
Esta pesquisa considera a leitura um processo em que o leitor atua como sujeito ativo, construtor de sentidos, para a compreensão do texto, em que interrelacionam seus conhecimentos prévios e tem um papel fundamental para aproximação da cultura, construindo e transformando a sua relação com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Diante disso, parte-se da premissa de que a leitura literária é uma prática essencial para a formação de leitores e para a compreensão leitora, a qual possibilita e instiga a curiosidade, a criatividade, a expressividade, além de contribuir para o desenvolvimento do imaginário coletivo. Por isso, as atividades e mediações por meio da leitura literária na escola podem favorecer para o desenvolvimento integral da criança, além de provocar reações e interações da criança leitora com a narrativa que ouviu, desde que a relação entre leitor e texto seja realizada de forma significativa. A leitura literária por ser vista como uma atividade essencial no contexto social e escolar, como uma das ações fundamentais para o currículo das instituições, principalmente no que tange a Educação Infantil, esta pesquisa assume como objetivo geral analisar ações de mediação leitora em atividades de leitura literária na educação infantil. Como objetivos específicos busca: (1) identificar as ações de mediação da leitura literária com crianças na Educação Infantil; (2) observar e registrar em diário de campo as ações de mediações de atividades de leitura literária na Educação Infantil, e ao final (3) ofertar um minicurso com propostas literárias para alunos do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal de Lavras. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que estabeleceu como instrumentos de coleta de dados a observação e o registro em diário de campo das ações de mediação da leitura, de quatro professoras atuantes na Educação Infantil com crianças de 5 e 6 anos de uma escola do localizada em uma cidade do Campo das Vertentes, Minas Gerais. Para orientar a análise dos dados coletados, busca-se apoio nos estudos de Cosson (2007; 2016; 2019) e Paulino (2014) a respeito da leitura literária e letramento literário; de Koch e Elias (2011), Martins (2006), Soares (2001) sobre leitura, e Bajour (2012), Colomer (2003) Cerrillo (2004), Petit (2008) sobre a mediação leitora, dentre outros autores que discutem sobre o tema. Como parte das exigências do curso de Mestrado Profissional, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade federal de Lavras, apresentou-se como Produto educacional a aplicação de um minicurso com alunos da graduação em Pedagogia sobre as atividades de leitura literária e mediação leitora.