INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DIGITAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTÁGIO ATUAL E DESAFIOS
Apropriação das TDIC. Currículo. Educação. Ensino Fundamental. Educação Mediada por Tecnologias
A pesquisa tem por objetivo analisar o estágio atual de inserção da Educação Digital (ED) no Ensino Fundamental, tendo como referências as propostas da Base Nacional Curricular Comum e da Política Nacional de Educação Digital. Uma vez que as tecnologias digitais estão presentes em várias atividades cotidianas, não podem mais ser ignoradas ou excluídas da escola. Existem programas governamentais, há, pelo menos 30 anos, que fomentam esta inserção no ambiente de aprendizagem da educação básica. Como consequência é tema com abundância de resultados de pesquisa que podem oferecer, mediante análise sistêmica, um quadro geral de iniciativas exitosas e de limites para o que as políticas públicas propõem no âmbito escolar. Ademais, a possibilidade de identificação de boas iniciativas permite a reunião destas como fonte inspiração para escolas que estão em fase inicial de inclusão da ED no ensino fundamental. Para tanto, foi realizada a pesquisa bibliográfica, na forma de revisão sistêmica, complementada por análise documental em Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de três escolas do município de Belo Horizonte. Os dados foram analisados com base na Análise de Conteúdo de Lourence Bardin. A analise sistêmica apontou que as pesquisas atuais identificam benefícios na utilização das TDIC no contexto do ensino aprendizagem, dentre os quais a ênfase é no maior envolvimento dos estudantes com o estudo, resultando em aprendizagens efetivas. Entretanto, esta é uma perspectiva superficial se comparada às prescrições da BNCC e da PNDE. Esta percepção foi ao encontro do que se evidenciou no estudo na amostra de PPP. Existe descompasso marcante entre o que preveem os documentos normativos e o que se planeja para o ambiente escolar. Nas pesquisas estudadas há pistas que apontam para limitações significativas para a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação em práticas de ensino.