GESTÃO INTEGRADA DA EDUCAÇÃO AVANÇADA (GIDE): ANÁLISE DO PROGRAMA EM UM MUNICÍPIO MINEIRO
Escola-Instituição. Administração da Educação. Avaliação Educacional. GIDE.
Esta pesquisa teve como objetivo analisar, sob perspectiva das escolas participantes, os efeitos da Gestão Integrada da Educação Avançada (GIDE), aplicada em escolas públicas do estado de Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso de abordagem qualitativa, fundamentado na Teoria Fundamentada em Dados (TFD). Para a obtenção dos dados foram analisados resultados do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) para identificar 3 escolas da região metropolitana de Belo Horizonte, com perfis distintos e que representassem grupos. Em seguida foram obtidas as percepções de gestores e especialistas responsáveis pelas escolas convidadas a participar. Os dados referentes aos resultados do SIMAVE foram obtidos no site público do sistema. Já as percepções de gestores e especialistas de três escolas selecionadas foram colhidas por meio de entrevistas semiestruturadas. Também foram entrevistados representantes da GIDE, a fim de fornecer informações para triangulação com as percepções dos gestores e especialistas. Todos os dados coletados foram analisados pelos processos de codificação e classificação propostos pela TFD para os dados qualitativos. O Programa GIDE, apesar de trazer avanços, enfrenta desafios significativos que, caso não sejam superados, comprometerão sua efetividade e poderão prejudicar a adesão por parte dos profissionais da educação. Conforme descrito nas análises, há necessidade cotejamento entre benefícios e custos, visto que o convênio que sustenta a aplicação tem como limite o ano de 2025. Case a gestão do sistema estadual de educação pretenda ampliar sua aplicação por mais quatro anos, recomenda-se reflexão sobre as estratégias de implementação e gestão a fim de se garantir as condições objetivas plenas para o atingimento de seus objetivos. Como produto educacional resultante, foi desenvolvido um Roteiro de Orientação para a Execução da GIDE, cujo objetivo é apoiar a gestão da GIDE E da escola, no acompanhamento dos indicadores gerados por este sistema e a execução das ações nas escolas. E torna-lo mais próximo a realidade dos atores envolvidos diretamente na execução das Ações do Programa, ou seja, os gestores e professores da escola.