O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA: UMA RELAÇÃO ENTRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO
Ensino de Literatura. Formação literária. Experiência leitora.
Esta pesquisa refere-se ao ensino da leitura literária, considerando que a apropriação lúdica, o contato direto e a experiência com o texto vão se perdendo à medida que os discentes avançam nos anos de escolaridade. Assim, muitos chegam ao final da Educação Básica aversos a esse tipo de leitura e sem uma formação literária que embase sua continuidade fora do ambiente escolar. Dessa forma, entendendo que a leitura acontece na singularidade, subjetividade e interioridade em um processo de atravessamento do texto capaz de proporcionar uma “saída de si” para se confrontar com o que se era antes desse encontro (Goulart, 2023), tem-se como questão que norteia essa pesquisa: como os estudantes e professores percebem o ensino de literatura? O que se propõe, enquanto práticas pedagógicas, quando se pensa no ensino de literatura no atual modelo escolar, especificamente, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio? Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo identificar práticas de ensino de literatura a fim de compreender como esse ensino pode se concretizar a partir da perspectiva da experiência literária. Dessa forma, propõe-se uma pesquisa social aplicada, descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa a partir de uma revisão bibliográfica com levantamento de dados secundários e com dados primários coletados por meio de pesquisa de campo. Assim, serão aplicados questionários para cerca de 42 professores e 52 alunos do Ensino Fundamental anos finais e do Ensino Médio que atuam em escolas estaduais do norte de Minas Gerais. A fundamentação teórica parte dos estudos de Benjamin (1987), Colomer (2007), Compagnon (1999; 2009), Cosson (2014), Larrosa (2002, 2015) Cechinel (2018) e Goulart (2023). Para a análise de dados será utilizada a “análise de conteúdo” proposta por Bardin (1997) seguindo-se as três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, interpretação e inferência. Os estudos têm apontado a necessidade de um ensino de literatura pautado na experiência do aluno com o texto com vistas à formação e transformação do leitor. Como produto educacional propõe-se a elaboração e um Caderno Didático, a fim de oferecer propostas de trabalho com a leitura literária para o Ensino Fundamental.