Notícias

Banca de DEFESA: DIOGO CAMPOS BILLÉ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIOGO CAMPOS BILLÉ
DATA: 20/02/2025
HORA: 10:00
LOCAL: https://meet.google.com/wbe-wxim-ebf?authuser=0
TÍTULO:

Gênero e Avaliação: como meninos e meninas são avalidados?


PALAVRAS-CHAVES:

avaliação da aprendizagem; relações de gênero; práticas avaliativas inclusivas.


PÁGINAS: 182
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem
RESUMO:

Esta dissertação se desenvolveu no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional – e teve como objetivo geral identificar como professoras e professores avaliam meninas e meninos, analisando se os critérios utilizados nos processos de avaliação apresentam alguma relação com a questão de gênero. A pesquisa se justifica pela importância de compreender os fatores de gênero que influenciam a prática avaliativa na sala de aula e como esses fatores podem afetar os resultados da avaliação quanto ao processo de aprendizagem dos meninos e das meninas. Entender como a questão de gênero pode interferir na forma como as avaliações são aplicadas e interpretadas é relevante para identificar possíveis desigualdades e suas repercussões. Ademais, a maneira como os resultados avaliativos são afetados pelos fatores de gênero pode ter implicações significativas para o andamento da vida escolar dos alunos e alunas, afetando sua progressão acadêmica e suas oportunidades educacionais futuras. Além disso, o estudo buscou contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de avaliação que considerem a diversidade de comportamentos e características dos estudantes, sem perpetuar estereótipos de gênero. O estudo abordou as concepções de avaliação dos docentes que atuam nos anos iniciais do Ensino fundamental em uma escola da rede municipal de Lavras, Minas Gerais, investigando os critérios de avaliação utilizados pelos docentes, com um foco específico na influência de aspectos relacionados ao comportamento e sua relação com a questão de gênero. Estudo qualitativo de cunho exploratório, a pesquisa desenvolveu-se por meio de uma revisão de literatura a partir de levantamento bibliográfico e para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas de observação do contexto escolar e entrevistas individuais com professores e professoras das turmas pesquisadas. A análise dos dados coletados foi feita a partir da análise de conteúdo de Bardin e de Franco. Pretendeu-se, com os resultados da pesquisa, contribuir para a construção de concepções e práticas avaliativas que desconstruam estereótipos de masculinidade e feminilidade no contexto escolar.  Para tanto, elaborou-se como produto educacional um Guia para professores e professoras dos anos iniciais do Ensino fundamental, que se propõe a servir como um referencial para a prática avaliativa inclusiva em relação a temática de gênero no cotidiano escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Suplente)
Presidente - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - RAÍSSA DE OLIVEIRA CHAPPAZ - IFSP (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo à Instituição - VALÉRIA VORGÍNIA LOPES - IIPE/UNESCO (Suplente)
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 11:33
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 09/05/2025 15:42