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Banca de DEFESA: EDUARDO QUEIROZ RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO QUEIROZ RIBEIRO
DATA: 24/02/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS



PALAVRAS-CHAVES:

Avaliações externas; Simave; Formação continuada de professores.


PÁGINAS: 103
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

As avaliações externas têm sido norteadoras das políticas públicas brasileiras desde 2007. Nesse contexto, foi criado, a partir daquele ano, um índice que estabelece uma meta a cada dois anos, não só para a gestão das escolas públicas, mas também como meta pedagógica, considerando as avaliações censitárias e a consequente intensificação da avaliação por responsabilização. Criou-se, assim, um mecanismo para induzir o trabalho escolar, no sentido de estabelecer uma meta a ser atingida. No entanto, muitas gestões estaduais em outras partes do país já adotavam a prática de responsabilização por resultados a partir das avaliações estaduais. Houve, portanto, uma intensificação dessas avaliações, que se consolidaram como parâmetros educacionais e alvos das gestões públicas. Entretanto, essas responsabilizações são caracterizadas por resultados, controle excessivo e metas difíceis de alcançar, sem, no entanto, considerar o contexto no qual a escola está inserida. Esses instrumentos facilitam o controle da educação pública sob a ótica de uma gestão empresarial. Como consequência, a formação continuada pautada nessas avaliações afasta a formação crítica e reflexiva, comprometida com a transformação social da educação, sem considerar as reais necessidades dos professores em sala de aula. Nesse sentido, o professor precisa de uma formação contínua que leve em consideração os equipamentos necessários, além das condições psicológicas e sociais para promover uma educação transformadora. O presente trabalho tem por objetivo analisar as repercussões das avaliações externas na formação continuada dos professores tratadas nas produções de conhecimento sobre o tema em questão. O referencial teórico da pesquisa fundamenta-se nas produções de Andréia da Cunha Malheiros Santana, Adriana Bauer, Andréia Melanda Chirinéia, Ana Carolina Carvalho e Adriana Varani. Metodologiamente, buscou-se analisar qualitativamente como as pesquisas acadêmicas encontradas abordam os efeitos das avaliações externas na formação continuada dos professores. Para tanto, procurou-se examinar os efeitos dessas avaliações em 15 trabalhos selecionados em pesquisa bibliográfica. No cerne da pesquisa, realizou-se um levantamento bibliográfico das teses e dissertações presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Utilizando o descritor "avaliações externas e a formação continuada de professores" e as palavras-chave "avaliações externas", "Simave" e "formação continuada de professores", foram selecionados 15 trabalhos, os quais foram analisados sob duas categorias: A compreensão e as reflexões dos professores sobre as avaliações externas na formação continuada e os impactos que as avaliações externas causam na formação continuada dos professores. A partir da análise dos trabalhos encontrados, constatou-se um número reduzido de teses e dissertações que relacionam as avaliações externas à formação continuada dos professores da educação básica. Em virtude disso, não foi utilizado o fator temporal para delimitar a pesquisa bibliográfica. Ademais, observou-se que os impactos das avaliações externas na formação continuada são variados, mas capazes de gerar políticas públicas que promovam melhorias profissionais, as quais podem ser incorporadas nos planos de valorização dos profissionais da educação pública brasileira. Por fim, com base nos resultados da pesquisa, propõe-se como produto educacional a elaboração de um itinerário prático, composto por alguns passos, para uma formação continuada de professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Interno - PAULO HENRIQUE ARCAS (Membro)
Externo à Instituição - FRANCISCO CALOIA HOMBO ALFREDO - PUCCAMP (Membro)
Externo à Instituição - ELISMARA ZAIAS KAILER - UEPG (Suplente)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Suplente)
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 11:41
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