O Uso de Sequências Didáticas no Ensino de História sob as Lentes da Micro-História
ensino de história; micro-história; sequência didática; formação de professores; literatura.
Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras e buscou utilizar a micro-história, por meio da literatura, para aproximar a produção acadêmica e os saberes mobilizados no ensino de história. As mudanças da historiografia não foram acompanhadas por transformações no ensino, uma vez que ele permanece refém de concepções antigas e formas anacrônicas de se trabalhar o conteúdo. A investigação se baseou em elementos da pesquisa-colaborativa centrando-se na construção, aplicação e avaliação de uma sequência didática. Para a construção da sequência didática a obra “O Retrato do Rei”, de Ana Miranda, foi utilizada como fio condutor. Nesta perspectiva, a literatura emerge como um importante elemento de ligação entre a experiência vivida dos sujeitos e a capacidade de enredar os estudantes em uma narrativa que consiga captar sua atenção. Quatro docentes que atuam na rede pública, estadual e municipal, participaram de uma formação para construir a sequência didática, que foi aplicada por eles com o acompanhamento do pesquisador. As técnicas de coleta de dados contaram, ainda, com entrevistas individuais realizadas antes da formação e após a aplicação da sequência didática. Os dados recolhidos foram analisados a partir da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir dos resultados obtidos, concluiu-se que a micro-história e a literatura funcionam como um bom aporte para as aulas de história, ensejando discussões e abrindo novas perspectivas para a compreensão do passado. Importante ressaltar que a ação docente é fundamental no processo de aplicação de uma sequência didática, pois o material de ensino não consegue garantir, por si só, que os objetivos sejam alcançados. Evidencia-se, desse modo, que a formação consistente dos docentes, aliada a boas condições de trabalho, contribui para o sucesso da sequência didática. Portanto, o percurso desenvolvido neste estudo proporcionou o surgimento de estratégias, consolidadas no produto educacional, que possibilitam aproximar a produção acadêmica e os saberes mobilizados no ensino de história.