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Banca de DEFESA: JULIANA DE OLIVEIRA OSCAR COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DE OLIVEIRA OSCAR COSTA
DATA: 26/02/2025
HORA: 13:30
LOCAL: https://meet.google.com/zkq-eoto-tmo
TÍTULO:

(RE)PENSANDO O LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento Racial Crítico. Significação. Atividade de Ensino. Ensino Fundamental II.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as significações que os estudantes de um sétimo ano produzem em Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDA) voltadas para o desenvolvimento de práticas de letramento racial em uma perspectiva crítica. Este objetivo foi elaborado com o propósito de responder à questão orientadora desta pesquisa: Que significações produzidas em uma intervenção pedagógica, realizada por meio de SDA, corroboram para o desenvolvimento do pensamento de estudantes do ensino fundamental, voltadas para habilidades relacionadas ao letramento racial crítico? A constituição dos núcleos de significação ocorreu por meio de uma Unidade Didática, composta por um conjunto de SDA, planejada para mobilizar abordagens metodológicas de ensino e estratégias de mediação que explorassem gêneros textuais associados às tecnologias digitais, com o propósito de transformar e ampliar os saberes dos estudantes sobre as relações étnico-raciais. O desenvolvimento teórico e metodológico orientou-se pelos constructos e princípios do materialismo histórico dialético e da Teoria Histórico Cultural, subsidiando a organização do ensino e prática pedagógica. Os principais referenciais teóricos adotados foram Vigotski (2009), Leontiev (2021) e Ferreira (2006). A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, mediante análise das significações que os estudantes produziram em SDA voltadas para o letramento (ou seja, mediante a aplicação do produto educacional). A constituição dos dados foi feita por meio dos seguintes instrumentos: diário de campo da pesquisadora, redigido logo após cada intervenção pedagógica; áudio e vídeo gravação do desenvolvimento das SDA e o registro produzido pelos estudantes. Todos esses instrumentos geraram a documentação da pesquisa tomada como objeto de análise, realizada mediante a metodologia de Núcleos de Significação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DANIELA DA SILVA VIEIRA - UFJF (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Presidente - JOSE ANTONIO ARAUJO ANDRADE (Membro)
Externo à Instituição - MARIA DO CARMO SOUSA - UFSCAR (Suplente)
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 11:59
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