Permanência na Educação superior: Percepções de estudantes de graduação de uma universidade pública
Engajamento acadêmico. Ensino Superior. Evasão Escolar. Pesquisa qualitativa. Rede Federal de Ensino.
Este estudo tem como objetivo analisar os aspectos da experiência acadêmica que interferem na permanência universitária, com base na percepção dos estudantes de graduação de uma universidade pública. As políticas de acesso à educação superior no Brasil foram ampliadas nas últimas décadas, entretanto, os índices de conclusão de cursos de graduação ainda são baixos, demonstrando que o êxito do estudante não se limita ao acesso, devido aos vários fatores que interferem na sua trajetória acadêmica. É imprescindível, portanto, entender as diversas dimensões da permanência estudantil e a importância das políticas institucionais neste contexto. O aumento dos índices de concluintes em cursos de graduação representa um ganho social, financeiro, e individual, pois os concluintes estarão qualificados para o trabalho, tendo melhores perspectivas de vida, podendo também continuar os estudos em pós-graduação. A pesquisa foi delineada como estudo de caso em abordagem qualitativa. Participaram 128 estudantes matriculados em cursos de graduação de uma universidade pública de Minas Gerais. Os dados, coletados por um questionário online, foram analisados pelo método da Análise de Conteúdo. Como resultado, o estudo confirmou a multidimensionalidade da permanência universitária e ofereceu visão ampliada de outros desafios enfrentados pela população estudantil. Nas análises identificaram-se possibilidades de atuação institucional para favorecer a permanência dos estudantes, bem como proporcionar uma experiência universitária mais satisfatória e com menos sofrimento. Em decorrência deste estudo foi elaborado um produto educacional que busca contribuir com a permanência nas universidades públicas.